Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Saiba tudo sobre o vestibular da Uninove

9 de junho de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

Você está pensando em estudar na Uninove mas ainda não sabe quais são as formas de ingresso na instituição? Neste artigo, você conhece mais sobre a Uninove e como ingressar lá. Confira!

Veja também:
+ Uninove é boa? Veja a nota da instituição no MEC!

A Uninove é confiável?

A história da Universidade Nove de Julho (Uninove) começou ainda em 1954, quando a instituição era a Escola de Datilografia Anchieta. Em 1972, a universidade foi fundada por José Storópoli e Lydia Storópoli.

Hoje, a Uninove oferece cerca de 90 cursos de graduação e 100 cursos de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. A instituição tem seis unidades, na capital São Paulo, e outras dezenas de polos de apoio ao ensino a distância e faculdade coligadas espalhadas pelo país.

Em sua estrutura, a Uninove conta com bibliotecas, laboratórios e Wi-Fi ilimitado disponíveis para os alunos, além de um curso de inglês online e gratuito aos estudantes, o Channel 9. Para os cursos da área de saúde, a instituição tem um dos maiores parques laboratoriais da América Latina, clínicas e ambulatórios que beneficiam a comunidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A universidade carrega diversos prêmios e reconhecimentos. Ela já foi considerada uma das melhores universidades da América Latina pelos rankings Times Higher Education (THE), Ranking Universitário da Folha de S.Paulo (RUF) e SCIMAGO.

No campo da pesquisa, a Uninove se destaca por ser uma três universidades particulares do estado de São Paulo que mais realizam pesquisas, de acordo com um levantamento do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq).

Além disso, a universidade também tem mais de 20 cursos de mestrado e doutorado recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Uninove é reconhecida pelo MEC?

Sim! A Uninove é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1972. Em 2019, a Uninove foi avaliada com a nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI), avaliação feita após visitas de especialistas do MEC. Já no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018, a média ponderada de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição, a instituição alcançou a nota 4 (a nota varia de 1 a 5).

Como ingressar na Uninove?

Existem três formas de ingresso na Uninove: o vestibular da Uninove, com a nota do Enem ou pelos programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como é o vestibular da Uninove?

O vestibular próprio da Uninove é on-line e consiste na produção de uma redação. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site da instituição. Após aprovado, o aluno pode continuar sua matrícula de forma on-line também.

Programa de bolsa da Uninove

A Uninove também tem um programa de bolsas próprio, o Priuni (Programa de Inclusão Universitária). No Priuni, os estudantes pré-selecionados pela Uninove podem concorrer à bolsas de estudos de até 100%. O programa não contempla os cursos de Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária e os da modalidade EaD.

Ingresso pela nota do Enem

Ainda é possível conseguir desconto na Uninove com a nota do Enem. Para isso, o candidato precisa ter prestado alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido nota acima de 300 na redação. Para o curso de Medicina, é necessário ter feito Enem a partir de 2013 e obtido 300 pontos ou mais nas quatro provas objetivas e na redação.

As inscrições com a nota do Enem podem ser feitas no site da Uninove e o candidato não precisa pagar taxa de inscrição nem fazer vestibular novamente. Será feita a análise individual e classificação dos candidatos. 

Prouni e Fies

Com a nota do Enem, os estudantes também podem ingressar na Uninove por meios dos programas Prouni e Fies. No Prouni, os alunos podem estudar com bolsas de 50% ou 100%. Já no Fies, os alunos podem financiar o curso e começar a pagar só depois de formado.

Em ambos programas, as inscrições acontecem no site do MEC em datas previstas em edital. Para se classificarem, os candidatos precisam se encaixar nos pré-requisitos de cada programa e ficar acima da nota de corte de cada curso. Na Uninove, a média da nota de corte do Prouni e do Fies é de 550 pontos.

Outras faculdades para estudar com desconto

Além da Uninove, outras faculdade particulares também aceitam a nota do Enem e oferecem descontos ainda maiores em suas mensalidades. Antes de escolher onde estudar, é importante se informar sobre a avaliação do MEC, a estrutura e as mensalidades da instituição. 

Para te ajudar nessa escolha, confira esta lista de faculdades bem avaliadas pelo MEC que dão descontos nas mensalidades com a nota do Enem, sem precisar comprovar renda e sem burocracia: 

Leia também: Descubra os valores das mensalidades da Uninove 

E você, já decidiu em qual faculdade quer estudar? Conta pra gente nos comentários!

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.