dcsimg

Conheça quais são as áreas de atuação da Psicologia

Embora haja bastante prestígio no atendimento em clínicas e consultórios, as áreas de atuação da Psicologia vão muito além disso. Conheça as principais!

Se há alguns anos a profissão de psicólogo se resumia ao atendimento em clínicas, hoje seu campo de atuação é bem mais amplo. Há vagas tanto em empresas privadas quanto no setor público, com salários atrativos.

Talvez seja por essa versatilidade que o curso de Psicologia esteja entre um dos mais disputados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Se você pensa em trabalhar no ramo, mas tem dúvidas sobre quais são as áreas de atuação da Psicologia, este post é para você. Nele, vamos falar um pouco sobre onde o profissional pode se estabelecer e como funciona a faculdade. Confira!

Veja algumas das áreas de atuação da Psicologia

Fazer o curso de Psicologia é uma excelente opção para quem deseja ter um leque de opções para atuar e ainda ter uma carreira de prestígio. A seguir, vamos citar algumas áreas de atuação desse ramo:

Psicologia educacional ou escolar

O profissional é responsável por buscar melhorias no rendimento dos alunos dentro das salas de aula. Para cumprir seu objetivo, ele trabalha com professores, diretores e pedagogos e identifica os problemas que interferem no aprendizado dos alunos.

Psicologia organizacional e do trabalho

As empresas têm requisitado bastante o trabalho do psicólogo. A principal função do profissional dentro das companhias é atuar em processos de recrutamento e seleção de funcionários para as empresas, além de oferecer treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Psicologia de trânsito

Essa é uma das áreas de atuação da Psicologia menos populares, mas que atendem grande parte da população. Isso porque quem deseja tirar sua carta de motorista precisa passar por um teste, que é aplicado por psicólogos especializados — o famoso exame psicotécnico.

Mas a área vai além de aplicar avaliações para futuros motoristas. O psicólogo de trânsito ainda desenvolve ações socioeducativas para quem foi punido por má conduta no volante.

Psicologia social

Essa área cuida de pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, e também trabalha em prol da recuperação de detentos. O psicólogo social atua em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes.

Além disso, ele é responsável por elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população em geral.

Psicologia hospitalar e da saúde

Muitas vezes, pacientes com doenças graves e seus familiares precisam de apoio psicológico para lidar com a doença. É nesse cenário que entra o psicólogo hospitalar, que atua com médicos e outros profissionais do setor de saúde para fortalecer familiares e pacientes física e mentalmente.

Psicologia esportiva

Atletas sofrem muita pressão para ter bons resultados. Para ajudá-los nessa questão, existe uma área chamada psicologia do esporte, que trabalha a inteligência emocional desses profissionais.

O objetivo é melhorar o rendimento de cada atleta e promover a harmonia entre todos os membros da equipe.

Comportamento do consumidor

Entender o comportamento do cliente é muito importante para que as empresas saibam como atender às suas necessidades. Nesse contexto, o trabalho do psicólogo visa orientar o marketing e agências de publicidade a criar campanhas que causem impacto no público-alvo das empresas.

Orientação profissional

Essa é uma das áreas de atuação da Psicologia mais conhecidas. Profissionais desse ramo trabalham para ajudar jovens a escolher a carreira e decidir qual faculdade ou curso devem fazer. Eles fazem isso por meio de testes de perfil e avaliação psicológica.

Acompanhamento terapêutico

O trabalho dentro das clínicas e consultórios é o mais comum no mercado para esse profissional. Os psicólogos terapeutas acompanham crianças, jovens e adultos para que eles consigam viver com mais autonomia.

Neuropsicologia

Essa é uma área complexa, que envolve questões cerebrais, ou seja, o neuropsicólogo precisa estudar o funcionamento do cérebro, que é a parte mais sofisticada do corpo humano. Isso porque ele atua com diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, das emoções e do comportamento do ser humano.

O enfoque do trabalho desse profissional é o funcionamento do cérebro. Ele busca entender como o comportamento do ser humano é influenciado pelas funções cerebrais.

Entenda como é o curso de Psicologia

O curso de Psicologia tem a duração de 5 anos e é oferecido nas modalidades de licenciatura e bacharelado. Durante os 2 primeiros anos, são ministradas muitas aulas teóricas, pois é importante que o estudante fique por dentro de todos os conceitos da área.

A licenciatura capacita o profissional para trabalhar na área de educação. Já o bacharelado tem o objetivo de prepará-lo para atuar no setor de saúde tratando e prevenindo distúrbios emocionais, de personalidade e mentais.

Um dos principais objetivos do psicólogo é entender o comportamento humano, como o indivíduo lida com o outro e com seus sentimentos. Por isso, durante os anos de faculdade, os alunos estudam o desenvolvimento psicológico em várias etapas da vida humana (infância, adolescência, fase adulta e velhice) e as características dos distúrbios mentais.

Além disso, eles têm contato com conteúdos que ensinam como analisar e diagnosticar um paciente. Por fim, aprendem as técnicas corretas para prevenir e tratar distúrbios e doenças mentais.

Veja onde fazer o curso de Psicologia

Como o curso de Psicologia é muito procurado, a oferta também é muito grande. No entanto, ele só pode ser feito no formato presencial.

A seguir, vamos citar algumas boas faculdades particulares que oferecem a graduação. Além de bem conceituadas pelo MEC, essas instituições têm seus próprios programas de concessão de bolsas de estudo e financiamento estudantil. Veja quais são elas:

Veja também

Quanto ganha um psicólogo?

Agora que você já sabe quais são as áreas de atuação da Psicologia e onde estudar, deixe seu comentário contando para nós o porquê de escolher essa profissão!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin