dcsimg

Os 10 cursos com maior empregabilidade do mercado

Saiba quais são as graduações que mais oferecem trabalho atualmente!

O nosso mercado de trabalho é super dinâmico. Em alguns momentos está de olho em profissões totalmente novas, mas nunca larga a mão das mais tradicionais.

Isso é um bom sinal, indicativo de que há espaço para todo mundo.

A seguir, a gente separou alguns cursos – novos e tradicionais – que têm os maiores índices de empregabilidade do mercado.

Confira:

1. Medicina

Você já viu um médico desempregado? Difícil, não é? O Brasil possui um enorme campo de trabalho para médicos de todas as especialidades, no serviço público ou na iniciativa privada, em grandes centros e nas comunidades mais isoladas.

Mas não pense que a vida de médico é fácil. Primeiro, tem de estudar muito para conseguir entrar no curso, que é o mais concorrido do Brasil. Depois, são seis anos de dedicação integral aos estudos, seguidos de mais dois ou três anos de residência médica, caso queira se especializar.

O curso é um bacharelado que está disponível em cerca de 250 faculdades pelo país e conta com 150 mil matriculados atualmente. Medicina só pode ser feito na modalidade presencial.

2. Administração

O grande trunfo do curso de Administração é sua formação abrangente, que permite aos profissionais trabalharem em praticamente todas as atividades produtivas que conhecemos – da padaria da esquina até a indústria multinacional.

O curso também tem um forte apelo ao empreendedorismo – ideal para quem quer ter o próprio negócio e não depender de emprego!

A graduação é uma das mais populares por aqui, com disponibilidade em quase 1.600 faculdades e quase 700 mil matriculados.

É também um sucesso no modelo a distância.

3. Pedagogia

Você sabia que Pedagogia é um dos cursos mais populares do país e uma das profissões com maior empregabilidade no Brasil?

A formação prepara professores para atuar no ensino infantil e nos anos iniciais do ensino médio, além da administração de ambientes escolares.

Como o Brasil tem uma rede enorme de escolas do ensino fundamental e médio, as oportunidades se multiplicam no setor público e privado. A expansão do ensino a distância também tem demandado bastante mão de obra desse profissional.

O pedagogo tem um bom campo de trabalho em empresas, trabalhando com treinamento de funcionários.

O curso pode ser feito em grau de licenciatura ou bacharelado em cerca de 1.100 faculdades. É o mais popular no formato EAD, com cerca de 430 mil matriculados (no presencial temos outros 290 mil).

4. Ciências Contábeis

Não faltam empregos para bons contadores, tanto para quem quer trabalhar em empresas como para quem quer empreender.

A profissão é bastante diversificada, o que permite aos profissionais atuarem com finanças, tributos, contas a pagar, orçamentos, investimentos, auditoria contábil e muito mais.

O bacharelado tem quatro anos de duração e pode ser encontrado em mais de mil faculdades pelo país!

5. Engenharia

Praticamente todas as especialidades de Engenharia (civil, de produção, elétrica, mecânica, química, ambiental, de computação, de petróleo e gás, etc.) têm alta empregabilidade no mercado de trabalho.

Não só boa oferta de emprego, mas também bons salários. As empresas estão de olho em profissionais com habilidades em gestão de pessoas e projetos.

Engenharia é um curso de bacharelado com cinco anos de duração. Algumas especialidades podem ser feitas a distância.

6. Estatística

Outro curso que você provavelmente não imaginava encontrar nesta lista é o de Estatística, certo?

Os estatísticos têm uma função importantíssima para o mercado, que é a de analisar e interpretar dados, realizar pesquisas técnicas e obter informações estratégicas fundamentais para empresas de todos os tipos.

Normalmente os empregos estão em instituições bancárias e financeiras, no serviço público e em empresas de tecnologia.

A procura por Estatística ainda é pequena por aqui. O curso está disponível apenas no formato presencial em pouco mais de 30 faculdades. Conta com 5 mil estudantes matriculados atualmente. O bacharelado dura quatro anos.

7. Tecnologia da Informação

A área de TI é tão diversa e tão mutante que está sempre em busca de novos profissionais.

Não falta emprego para quem trabalha com desenvolvimento de sistemas, criação de aplicativos, redes, programação, bancos de dados, automação, análise de dados, e, especialmente, inteligência artificial.

Existem dezenas de cursos que você pode fazer para entrar na área: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2,5 anos), Ciências da Computação (4 anos), Engenharia de Software (5 anos), Engenharia de Computação (5 anos), Banco de Dados (2 anos), Redes de Computadores (2,5 anos), Segurança da Informação (2,5 anos) e vários outros.

8. Enfermagem

Enfermagem é o segundo curso da área de Saúde dessa lista. Assim como os médicos, dificilmente falta emprego para enfermeiros.

O Brasil conta com um enorme arsenal de clínicas, hospitais e unidades de saúde onde esses profissionais podem trabalhar.

Em paralelo, cresce a oportunidade de trabalhar com atendimento em domicílio, cuidado de idosos e pessoas com necessidades especiais ou como gestor de equipes.

O curso é um bacharelado com cinco anos de duração e alta disponibilidade em faculdades por todo o país. Está se tornando popular também no formato a distância.

9. Direito

O Brasil é um dos países que mais têm bacharéis em Direito no mundo, ainda assim o campo de trabalho segue aberto a esses profissionais.

As atuações mais valorizadas são a advocacia e o serviço público.

Não é à toa que está em primeiro lugar na lista das graduações mais procuradas do Brasil, com quase 900 mil matriculados!

O curso é um bacharelado com cinco anos de duração.

Ah, não se esqueça: para advogar é necessário passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

10. Marketing

Marketing também é uma boa profissão para quem quer encontrar emprego com facilidade.

O mercado está aberto àqueles que se especializam em analisar e antecipar tendências de mercado.

O melhor de tudo é que a formação é rápida, apenas dois anos, e tem alta disponibilidade nas principais faculdades brasileiras – inclusive no modelo a distância.

Onde encontrar os cursos com maior empregabilidade no mercado

Abaixo, a gente separou algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode encontrar os cursos com maior empregabilidade no mercado.

Tem opção para quem quer estudar presencialmente ou a distância.

Confira:

Veja também:

Saiba quais as 10 profissões com os maiores salários

Está pensando em fazer algum desses cursos? Qual? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin