Mercado de trabalho: veja 10 dicas para se manter atualizado

Dizer que o mundo está cada vez mais diferente não é um clichê. É a constatação da realidade. Quando trazemos esta questão para a vida profissional, fica evidente que as relações de trabalho e materiais que utilizamos estão mudando.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você chegou até aqui, já ganhou um ponto extra! Procurar informações sobre como se manter atualizado é o primeiro passo para uma mudança radical em como você organizou até agora os seus caminhos profissionais.

É a parte inicial de uma jornada de autoconhecimento que deve aliar satisfação profissional e pessoal. Vamos explicar com 10 dicas incríveis as melhores formas para você se manter atualizado e alcançar um novo patamar mais próximo dos seus sonhos. Vem com a gente!

Confira também: 10 mulheres para você se inspirar na sua carreira

Por que se manter atualizado é importante?

Normalmente, a cobrança por atualização profissional vem do próprio ambiente de trabalho. Não renovar seus conhecimentos e viver “estacionado” em uma mentalidade estática pode mostrar desinteresse em colaborar com as novas necessidades que toda empresa possui, o que aumenta as chances de substituição por alguém mais qualificado.

Mas a cobrança muitas vezes também pode ser algo vindo do âmbito pessoal. Muitas pessoas ficam frustradas ao perceber que não estão avançando e que seguem mantendo os mesmos conhecimentos e pensamentos por um longo período na vida.

Ser uma pessoa atualizada é demonstrar estar atento e interessado! Você estará pronto para novos desafios e encará-los antes que eles se tornem um problema. Quem se atualiza consegue compreender melhor seu espaço no mundo e encontra as melhores oportunidades para si.

10 dicas para se manter atualizado no mercado de trabalho

Você pode seguir por diferentes caminhos em busca de atualizações. Talvez você até tenha realizado alguns itens desta lista, mas porque não repensar cada um deles e refletir se eles precisam de uma atenção extra?

Saiba como se manter atualizado com essas dez dicas que elaboramos:

1. Conheça-te a ti mesmo

Antes de começar a anotar várias atividades novas, que tal começar por uma reflexão sobre si mesmo? Qual é o seu estado atual? Quais são os seus objetivos? O que te trouxe até este ponto na sua vida?

Se conhecer é importante para aprender quais pontos fortes você precisa intensificar e quais pontos fracos você precisa aprender a contornar e, desta forma, ser uma pessoa melhor. O autoconhecimento ajuda a imprimir uma personalidade única e a fabricar uma pessoa que sabe o que quer e consegue planejar para onde quer ir.

2. Esteja por dentro das atualidades

Para ser atualizado, você precisa entender os principais acontecimentos que impactam no cotidiano das pessoas. O que está na boca do povo? Qual é o assunto do momento? Como as situações que ocorrem do outro lado do mundo impactam no meu dia a dia? Algumas formas de saber disso, são:

  • Leia jornais, artigos e livros com pontos de vistas diferentes
  • Conheça o que está em alta na cultura pop nacional e internacional
  • Assista a canais de notícias
  • Assista a documentários jornalísticos
  • Assine uma revista temática mensal do seu gosto ou a leia gratuitamente em bibliotecas públicas

3. Cuide do seu psicológico

Apesar das pressões vindas de todos os lados (inclusive internamente) e a todo momento, se você não estiver bem mentalmente, o caminho para ser alguém atualizado será muito mais duro que o normal.

Saber a hora de se preservar e buscar ajuda nos momentos difíceis não é uma demonstração de fraqueza. Todo mundo possui limites. É essencial não permitir que uma rotina exaustiva e frustrações afetem sua mente e o mantenham em um beco sem saída. Quando necessário, busque ajuda profissional e faça terapia.

4. Participe de eventos corporativos e palestras

Uma forma bem direta de se manter atualizado é por meio da participação em congressos e palestras da sua área. Você entrará em contato com profissionais de renome do seu setor de atuação, conhecerá grandes exemplos de sucesso que podem servir de inspiração e poderá fazer networking em busca de parcerias ou novas oportunidades profissionais.

5. Entre em grupos de engajamento socioambiental

Escolha uma causa que te sensibilize e ajude voluntariamente grupos engajados e militantes com o que você sabe fazer. É um espaço para testar e aplicar seus conhecimentos fora do ambiente comum de trabalho, de modo a se conectar com seus princípios. 

Ao lado de outros profissionais voluntários, você terá novos contatos e poderá aprender até novas funções.

6. Procure conhecer os avanços tecnológicos

A tecnologia dá um passo diferente a todo instante. E é importante compreender para onde estes passos estão nos levando. Alguns passos levam a tropeços, mas outros passos são irreversíveis. E um profissional atualizado está atento aos dois tipos, pois acompanha como os avanços tecnológicos estão se aproximando.

7. Faça da internet um local de descobertas

Que tal utilizar parte do tempo gasto com entretenimento na frente do computador para se manter atualizado? A internet possui um número incontável de conteúdos e discussões qualificadas em fóruns especializados, onde você pode sempre aprender, apresentar seus pontos de vista e evoluir.

Mercado de trabalho: veja 10 dicas para se manter atualizado - Guia da Carreira

8. Aprenda uma nova língua estrangeira

A globalização nos aproximou de outros países e saber um idioma estrangeiro é pré-requisito para várias profissões. Dentre as principais línguas, está o inglês. É uma língua amplamente difundida e que você pode estudar em praticamente qualquer cidade do país em uma escola ou na internet, com vídeos, aplicativos e cursos gratuitos ou pagos.

Leia também: 5 dicas de como estudar inglês de forma eficiente 

Se você já sabe inglês, tente arriscar uma nova língua. Será uma experiência que pode agregar bastante ao seu currículo.

9. Faça cursos diferentes da sua área original

Você não precisa se prender apenas aos assuntos ligados ao seu cotidiano profissional. Atualizar-se também é aprender coisas diferentes do comum, ampliar o seu leque e liberar sua mente para se desenvolver em outras áreas. E isso pode ser feito desde aprendendo a tocar um instrumento ou fazendo um curso sobre astronomia. Procure algo do seu gosto e divirta-se!

Para ficar de olho: 10 cursos rápidos que podem turbinar sua carreira 

10. Faça uma pós-graduação

Quem já concluiu o ensino superior está apto a fazer uma pós-graduação e buscar uma especialização em alguma das suas áreas de atuação. Esta é uma das principais dicas para quem quer ficar atualizado no âmbito direto da carreira.

Atualmente, é possível fazer uma pós-graduação direto de casa, pelo formato EAD e com preços mais baixos. É uma ótima opção para quem possui uma rotina mais apertada ou mora longe dos grandes centros.

Onde se atualizar para o mercado de trabalho?

A melhor forma de se atualizar para o mercado de trabalho é em instituições de ensino superior devidamente reconhecidas pelo MEC. Nelas você irá encontrar cursos de graduação e pós-graduação de todas as áreas do conhecimento, na modalidade EAD e Presencial.

E se você pensa que os preços das mensalidades são um impeditivo, saiba que muitas faculdades contam com bolsas de estudo que podem chegar a 80% do valor das mensalidades. Tudo isso sem burocracia e com ingresso rápido, com vestibular digital ou com sua nota no Enem!

Onde encontrar faculdades assim? Nós te ajudamos! Na lista a seguir você confere uma lista completa de algumas instituições de ensino superior com qualidade reconhecida pelo MEC e que contam com essas e outras políticas de acesso facilitado.

Leia também:
Conheça melhores cursos técnicos para o mercado de trabalho
Entrevista de emprego: como responder quais são as suas qualidades

Você também acha que se manter atualizado é importante? Se sim, o que tem feito para avançar na vida profissional? Conte pra gente nos comentários! 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin