Entrevista de emprego: como responder quais são as suas qualidades

Durante a preparação para uma entrevista de emprego, é recomendado pensar bem no que responder a algumas perguntas possíveis de surgirem. Algumas são clássicas, como: “Qual seu objetivo profissional?” ou “Por que você quer trabalhar em nossa empresa?”. No entanto, recrutadores também sempre se interessam em perguntar sobre defeitos e qualidades de uma pessoa. E quando a questão “Quais são suas qualidades?” surgir em uma entrevista de emprego, é preciso estar preparado!

Isso porque nem todo mundo sabe como responder essa pergunta com sinceridade e objetividade, e porque é preciso analisar com antecedência quais são nossas qualidades mais destacáveis para determinada vaga. Afinal, em uma entrevista de emprego é comum querermos nos destacar por nossas especialidades e atributos que nos ajudem naquela função, então é preciso saber o que dizer com precisão.

Veja também: Encontre bolsas de estudo de até 80%

Muitos recrutadores sabem que perguntar sobre qualidades e defeitos pode ocasionar um desconforto durante entrevistas de emprego, o que deixa muitos candidatos inseguros. Afinal, falar de si pode ser uma forma de testar o candidato sob pressão e verificar sua capacidade de auto análise e percepção de si mesmo. 

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas práticas de como mandar bem nessa etapa da conversa. Quando te perguntarem quais são suas qualidades em uma entrevista de emprego seja objetivo, direto, levante a cabeça e responda com assertividade e sinceridade! Vamos lá?

Leia mais: Entrevista de emprego: saiba como se sair bem

Quais qualidades mencionar em uma entrevista de emprego?

A realidade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta. Cada indivíduo tem seus pontos mais fracos e suas qualidades mais destacáveis, no entanto, cabe a cada um entender um pouco mais sobre si mesmo e analisar quais características merecem destaque quando o assunto são suas qualidades. 

De qualquer forma, é preciso responder com sinceridade e dar exemplos práticos atribuídos às qualidades ou defeitos que você mencionar em uma entrevista. Assim, você torna o momento da pergunta “Quais são suas qualidades?” um momento ideal para falar de si mesmo e destacar seus pontos fortes profissionais e como pessoa. É uma oportunidade para brilhar!

Exemplo: em vez de simplesmente falar que uma qualidade sua é ser “muito organizado”, você pode dizer ser “uma pessoa bastante organizada, que adora planejar sua rotina com planilhas, agendas e gosta de estar preparada para tudo”. Entende como os exemplos práticos só melhoram a sua apresentação?

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

Quando chega a hora em que os recrutadores perguntam pelas qualidades de uma pessoa, eles esperam que você responda qualidades no âmbito profissional, principalmente. Com isso, fica a dica: evite citar qualidades que destacam características muito pessoais ou informais, que podem soar fora de contexto. 

Exemplo a evitar: “Sou muito extrovertida, divertida e adoro sair com as minhas amigas e frequento muitas baladas”. Isso diz muito sobre sua energia, porém mais no âmbito pessoal, descontextualizado do ambiente profissional. Prefira dizer, por exemplo: “Sou muito extrovertida, adoro me relacionar com meus colegas de trabalho e sou sempre a pessoa que propõe confraternizações e organizo eventos dentro da empresa”. 

Outra dica válida é evitar utilizar qualidades genéricas e que não dizem muito sobre você. Esses termos não caracterizam muito bem nem defeitos e nem qualidades, pois são mais neutros e demonstram certa inconsistência no seu discurso durante a entrevista. Prefira ser verdadeiro consigo mesmo e vá direto ao ponto!

Abaixo, uma lista de sugestões de qualidades para priorizar mencionar:

  • Criatividade em propor soluções
  • Flexibilidade e adaptação
  • Proatividade para iniciar projetos
  • Energia e motivação com suas tarefas
  • Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas
  • Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas

Isso tudo sempre atribuído a exemplos práticos, como mencionamos acima, é a chave para o sucesso quando um recrutador pergunta as qualidades de uma pessoa em uma entrevista. E, agora, listamos algumas qualidades genéricas que você pode evitar dizer em uma entrevista de emprego:

  • Perfeccionismo
  • Persistência
  • Sinceridade

Prepare-se com antecedência para esta e outras perguntas

Pode parecer óbvio, mas se preparar com antecedência para uma entrevista de emprego é essencial e pode ser algo decisivo para a carreira de qualquer pessoa. Na visão de um recrutador, você é somente um dos muitos candidatos para aquela vaga, então você precisa se destacar – e se preparar é uma boa maneira para isso.

Assim, estude a empresa para a qual você irá se candidatar, analise como a sua vaga pode ajudar aquela empresa e pense em possibilidades de perguntas que podem rolar durante a entrevista. Além de “quais são seus defeitos” e “quais são suas qualidades?”, também existem algumas perguntas frequentes em entrevistas. Estude como você responderia cada uma delas.

Portanto, antes de encarar o recrutador frente a frente, esteja preparado. Pense, pelo menos, em  3 defeitos e 3 qualidades suas que são válidas de mencionar em uma entrevista de emprego. Assim, você não somente mostra uma boa auto análise sobre sua posição profissional como também demonstra que se preparou para aquele momento, levando a experiência a sério.

E quando perguntarem sobre defeitos em uma entrevista de emprego?

Assim como na resposta sobre suas qualidades, é preciso falar com sinceridade sobre si mesmo também sobre seus defeitos. No entanto, o pulo do gato nestas situações é já atrelar aos seus defeitos algo que você tem feito para amenizar esse problema.

Outra dica boa é evitar características neutras e que dizem pouco sobre você, como “perfeccionismo” ou “senso de urgência”. Usar esses atributos como defeitos mostra, na verdade, que você não sabe como destacar quais são seus defeitos e opta por adjetivos mais neutros para fugir deste tema. Então, evite essa evasão, analise a si próprio e seja sincero com o recrutador.

Vale destacar também para priorizar mencionar defeitos relacionados ao seu contexto profissional. Por exemplo: prefira destacar que você tem problemas com prazos de entrega ou que você tem dificuldade ao se relacionar com grandes grupos de colegas. Nada de mencionar defeitos como “tenho problemas em confiar nas pessoas” ou “sou muito fofoqueiro”, que se encaixam mais no âmbito pessoal e privado. Priorize o contexto profissional para não causar uma má impressão. 

Leia mais: Defeitos para entrevista de emprego: saiba o que responder

De toda forma, recomendamos que você faça uma autoanálise durante a preparação para uma entrevista de emprego. Seja sincero consigo mesmo: destaque os seus pontos fortes como profissional e seus pontos a desejar. 

Em relação aos defeitos, pense no que você pode fazer para melhorá-los. É muito interessante que, quando te perguntarem por defeitos em uma entrevista de emprego, você saiba não apenas listá-los com honestidade mas também já apresentar uma solução que você tem adotado para amenizar o impacto desse defeito na realização das suas tarefas. Isso demonstra não apenas autoconhecimento mas também proatividade, é um super ponto positivo.

Estou desempregado e quero me destacar na busca por emprego. O que fazer?

Se você está na busca de uma oportunidade profissional para mudar de vida e se destacar na carreira, é preciso se preparar não apenas para entrevistas. Isso porque, em entrevistas de emprego, candidatos que se mostram aptos a se dedicar nos estudos se destacam com mais facilidade, pois demonstram vontade de aprender e determinação.

Nestes casos, um bom currículo pode causar uma primeira boa impressão e é uma ótima dica para aprimorar sua apresentação profissional. Aqui, destaque tudo o que você tem de diferencial e todos os seus estudos: cursos, especializações e até mesmo uma graduação ou pós-graduação que você está cursando. Tudo isso pode te ajudar a se destacar ainda mais em uma entrevista de emprego.

Veja mais: 10 dicas para um currículo perfeito

Você já concluiu o ensino médio, está buscando se inserir no mercado de trabalho mas ainda não está cursando o ensino superior? Comece considerando este como o próximo passo da sua trajetória! Afinal, cursar uma graduação pode ser um super diferencial para se destacar na carreira e conseguir aquela vaga na sua área de desejo que você tanto sonha.

Oportunidades de vagas que exigem mais experiência e oferecem salários melhores exigem o ensino superior, portanto estudar é a melhor das opções para quem quer ter um currículo notável e se destacar em entrevistas de emprego.

Porém, priorize sempre instituições de qualidade e que possuam reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) antes de escolher uma graduação para cursar o ensino superior. Para te ajudar e filtrar sua busca, listamos algumas opções de faculdade abaixo:

E aí, curtiu as dicas do que responder sobre suas qualidade em uma entrevista de emprego? Esperamos que você conquiste sua tão sonhada vaga e boa sorte!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin