Home Office x Modelo Híbrido: qual a diferença?

Com a pandemia do coronavírus, as empresas fizeram algumas modificações em relação ao modelo de trabalho. Como forma de diminuir a contaminação, muitos funcionários passaram a trabalhar em casa. 

Agora, com a vacinação em massa no país, as empresas já estão se organizando para a volta presencial. Algumas adotaram o modelo híbrido para dar mais flexibilidade e segurança aos seus funcionários.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas você sabe a diferença entre o home office e o modelo híbrido. Na matéria a seguir você encontra todos os detalhes de cada modelo de trabalho, as vantagens e as desvantagens. Confira:

Como funciona o home office?

 modelo híbrido x home officeNo modelo home office, traduzido por, o trabalho é desenvolvido 100% de casa. Então, o profissional não precisa ir à empresa. Ele pode trabalhar de casa ou em qualquer outro lugar em que seja possível realizar todas as suas tarefas.

As empresas que contratam os seus funcionários nesse modelo, geralmente oferecem toda a estrutura necessária, como computador e outros equipamentos fundamentais para a execução das atividades profissionais.

Além disso, alguns empregadores ainda oferecem uma ajuda de custo para os seus empregados. Valor que pode ser utilizado para ajudar nas despesas com internet, energia e outros custos relacionados à profissão.

Horário de trabalho home office

A preferência pelo home office cresceu por conta de diversas vantagens, como flexibilidade para trabalhar. Uma dúvida comum em relação a esse modelo de trabalho é em relação ao horário de trabalho.

O horário vai depender da empresa. Em alguns casos é possível realizar as atividades em qualquer horário. Ou seja, há um acordo entre a empresa e o funcionário para que a entrega das atividades seja feita em um determinado prazo, mas o cumprimento delas pode ser realizado quando o funcionário achar melhor.

Já em outras empresas, os funcionários precisam cumprir o horário comercial. E nesse caso, os profissionais desempenham suas funções no mesmo horário que outros, o que facilita em casos em que há necessidade de reuniões.

5 aplicativos para trabalhar bem durante o home office

Como funciona o modelo híbrido?

Já o modelo híbrido é uma alternativa entre o presencial e o home office. Nesse formato, o funcionário não precisa ir ao local de trabalho todos os dias. Então, nesse caso, é possível desenvolver o seu trabalho em casa e em alguns dias, na empresa.

Assim como no modelo home office, algumas empresas também oferecem uma ajuda de custo aos seus funcionários para desenvolverem suas atividades da melhor maneira possível.

Em relação ao horário de trabalho, a lógica é a mesma do modelo home office. Em alguns casos será necessário cumprir o horário definido pela empresa, já em outros, o foco é apenas o cumprimento das tarefas, então não há necessidade de cumprir um horário específico para desempenhar as funções.

Qual modelo de trabalho é melhor?

Essa é uma escolha muito pessoal. Aqui o foco é a liberdade e a flexibilidade. Em ambos os modelos o empregado não precisa se submeter a longas horas de trânsito e a transportes lotados, o que diminui os níveis de estresse durante o dia, o que é uma grande vantagem.

Se você prefere ter contato presencial com outros colegas de trabalho, o modelo híbrido é a melhor opção, já que é possível ir à empresa em alguns dias. Mas, se você prefere trabalhar de qualquer lugar e ter uma liberdade geográfica maior sem se preocupar com o seu local de trabalho, invista em um cargo no modelo home office.

É importante destacar que mesmo com uma flexibilização maior para realizar as atividades, o profissional precisa ter a mesma dedicação e o mesmo comprometimento que teria em um trabalho presencial. 

Por isso, é preciso organizar um espaço adequado para trabalhar, planejar os horários em que vai se dedicar às tarefas da rotina profissional e cumprir os acordos feitos junto com a empresa.

Vantagens do home office e do modelo híbrido

O modelo ganhou muitos adeptos por conta de fatores como:

  • Liberdade geográfica: o funcionário pode exercer sua função em qualquer lugar, pode ser na sua casa ou até em outra cidade.
  • Aumento da produtividade: com esse modelo mais flexível, o funcionário consegue se organizar melhor e ser mais produtivo em suas atividades.
  • Proximidade com a família: por mais que o funcionário precise separar o seu tempo de trabalho com o lazer, é possível estar mais próximo da família e passar mais tempo com cônjuges e filhos.

Desvantagens do home office e do modelo híbrido

Apesar das vantagens, alguns pontos negativos podem pesar na hora de se candidatar a uma vaga:

  • Dificuldade de concentração: da mesma forma em que há pessoas que se concentram melhor no home office, há aqueles que preferem ir à empresa por conta de distrações em casa, como barulho de vizinhos, animais e até mesmo por estarem rodeados de pessoas que não são do trabalho.
  • Falta de estrutura: para trabalhar é preciso ter um espaço adequado. Muitas vezes, o funcionário não tem um cômodo para fazer de escritório ou algum espaço tranquilo para desenvolver suas atividades.
  • Pouco contato com os colegas de trabalho: para muita gente, o contato com outros funcionários é fundamental para o crescimento profissional e também para o networking. No home office ou no modelo híbrido, o contato nem sempre é tão frequente.

Carreiras para quem quer trabalhar em casa

modelo híbrido x home officeEstá interessado em seguir uma carreira com maior flexibilidade e trabalhar em um dos modelos citados acima? Para te ajudar, separamos uma lista com as profissões em que é possível trabalhar de qualquer lugar. Confira:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Designer Gráfico
  • Engenheiro de Software
  • Fotógrafo
  • Jornalista
  • Publicitário
  • Produtor Audiovisual
  • Revisor de textos
  • Tradutor

Onde estudar?

Agora que você sabe quais profissões permitem o trabalho no modelo home office ou híbrido, chegou a hora de escolher a faculdade ideal para você. 

No processo de escolha é importante verificar as faculdades que são reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é bom pesquisar por instituições que forneçam uma boa estrutura para você desenvolver as habilidades necessárias para atuar profissionalmente.

Para te dar uma mãozinha, listamos algumas faculdades que além de cumprirem todos esses requisitos, ainda possuem condições especiais nas mensalidades. Confira:

Leia mais: + Veja quais são as profissões do futuro

+ Quais profissões nunca deixarão de existir?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin