Descubra o que faz um profissional de Marketing Digital

Um termo que se popularizou muito de uns anos para cá foi o Marketing Digital. Mas também, muita gente ainda não sabe o que é ou o que faz um profissional de Marketing Digital.

Para entender um pouco mais sobre essa área, reunimos algumas informações importantes para quem procura entender um pouco mais sobre esse assunto, conhecer as características desse tipo de profissional e ainda descobrir algumas boas dicas para dar os primeiros passos nesse mundo e entrar nessa carreira.

Quer saber por qual motivo o Marketing Digital tem atraído tanta gente para a profissão? Nesse texto, você vai entender quais são essas razões. Confira!

O que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma forma de estratégias que as empresas buscam para apresentar os seus produtos e serviços de forma online para os usuários dos recursos digitais e da internet.

O crescimento cada vez maior do uso de redes sociais e de canais digitais para comprar transformou o ambiente digital e as empresas tiveram que se adaptar a todas essas novidades para alavancar as vendas por meio do comércio eletrônico.

O que faz um profissional de Marketing Digital?

De acordo com uma pesquisa realizada pela PageGroup, empresa de recrutamento sediada na Inglaterra, o profissional de Marketing Digital foi um dos mais procurados durante todo o ano de 2019.

Com toda essa procura, o que será que um profissional de Marketing Digital faz? Essa pessoa terá a função de executar atividades e estratégias que vão colocar em evidência o produto ou o serviço que a empresa em que trabalha oferece para o público.

Para isso, existem diversas formas de atuação que envolvem diferentes técnicas para atrair esse público pela internet e aos poucos transformá-lo em um consumidor do que essa empresa está vendendo.

A Faculdade Anhanguera apresenta algumas atividades em que esses profissionais atuam em suas funções no mercado de trabalho:

  • Marketing de Conteúdo (produção de conteúdo relacionado ao produto para plataformas digitais)
  • Marketing Automation (Software que facilita que rastreia como usuários interagem com o produto e otimizam o resultado de venda)
  • CRM | Email – Marketing (Estratégias para apresentação dos produtos nos e-mails de possíveis clientes cadastrados)
  • Search Engine Optimization – SEO (Técnica de otimização de textos para que eles ganhem relevância em plataformas de pesquisa, como o Google)
  • Digital Advertising (Produção de publicidade virtual)
  • Social Media (Produção de conteúdo nas redes sociais)
  • Analytics (Ferramenta do Google para identificar resultados)

A faculdade também destaca alguns locais de trabalho onde esse profissional tem bastante relevância no mercado de trabalho: agências de comunicação e publicidade e no departamento de Marketing de empresas de médio e grande porte.

Quanto ganha um profissional de Marketing Digital?

De acordo com o Guia Salarial de 2020 da Robert Half, empresa de consultoria especializada em recrutamento profissional, um analista de Marketing Digital pode ter um salário superior a R$ 10 mil.

Em empresas de pequeno e médio porte, esse analista recebe entre R$ 3.450 a R$ 6.800 por mês. Para os profissionais de Marketing Digital em empresas de grande porte, o salário médio fica entre R$ 5.500 e R$ 10.800 ao mês.

O que é preciso para trabalhar com Marketing Digital?

Para se destacar em um mercado tão aquecido como o do Marketing Digital, algumas características profissionais podem ser muito importantes. O Guia Salarial da Robert Half identifica cinco habilidades que os recrutadores mais são atraídos na hora de contratar alguém para a área de Marketing e Vendas de uma empresa.

Veja quais são essas habilidades:

  • Familiarização com tendências tecnológicas;
  • Foco em resultados;
  • Multitarefa;
  • Perfil analítico;
  • Perfil Hunter (“caçador” de novas oportunidades de negócios).

No entanto, há outra característica comum entre muitos profissionais de sucesso da área do Marketing Digital: muitos possuem um diploma de ensino superior em Marketing ou em alguma área relacionada ao Marketing.

Sim, fazer uma faculdade pode ser um grande diferencial para essa profissão e deve ser considerado por quem busca ingressar em alguma função que envolva o Marketing Digital. Além disso, o diploma de nível superior pode ser um fator decisivo na hora de ocupar cargos mais elevados e com os salários mais altos.

Onde estudar Marketing Digital?

Não é de um dia para o outro que um profissional vai desenvolver todas as habilidades e conhecimentos necessários para atuar com o Marketing Digital. A melhor forma de se dedicar é mesmo buscando uma faculdade.

Hoje em dia, com a relevância que o Marketing Digital possui no mercado, há faculdades que oferecem o curso tecnólogo próprio em Marketing Digital. Há também outras graduações que trabalham esses conhecimentos em disciplinas ao longo do curso. Entre eles, o destaque é o curso de Marketing e o curso de Publicidade e Propaganda.

Na lista abaixo, você vai conhecer algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem esse curso. Confira:

Com mensalidades acessíveis e bolsas de estudo, as faculdades acima são boas opções para quem está procurando estudar Marketing Digital.

Veja também:
Saiba tudo sobre a faculdade de Marketing e veja onde cursar

E então, se interessou pela carreira de Marketing Digital? Conte para a gente nos comentários abaixo se você pretende entrar em uma faculdade!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin