dcsimg

Descubra o que é psicopedagogia e saiba aonde estudar

Tem interesse em entender como se dá a construção do conhecimento? Então, áreas relacionadas à Educação tem tudo a ver com você. Saiba agora o que é Psicopedagogia!

O psicopedagogo se faz muito importante em diversos ambientes. Como seu objeto de estudo é o processo de aprendizagem, ele pode atuar em diferentes lugares nos quais a construção do conhecimento ocorre frequentemente.

Portanto, sua atuação é essencial em escolas, mas também pode trabalhar em clínicas e empresas.

Para que você compreenda melhor essa área tão importante para a Educação, confira abaixo o que é Psicopedagogia!

O que é Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma área multidisciplinar que, além de unir a Psicologia e a Pedagogia – duas áreas importantes do saber – também engloba conhecimentos de Psicolinguística, Neurologia e Antropologia.

Essa multidisciplinaridade é fundamental para que o profissional consiga entender, de forma ampla, como o ser humano assimila e processa informações construindo assim seu conhecimento.

Atuação do psicopedagogo

A busca pelo conhecimento é algo natural do ser humano, a curiosidade é quase inerente a nossa existência. Entretanto, muitas pessoas possuem dificuldades em aprender, estas são ocasionadas por diferentes fatores.

A dislexia, por exemplo, é um transtorno de aprendizagem que resulta na dificuldade de reconhecer, decodificar e de soletrar palavras. Tem ainda o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que tem como características desatenção, inquietação e impulsividade.

Além desses transtornos de aprendizagens, existem outros, que também possuem sintomas capazes de prejudicar a compreensão do conteúdo apresentado. Entretanto, isso não quer dizer que pessoas com esses transtornos não têm capacidade de aprender, mas que elas têm dificuldade para aprender da forma tradicional. E aí que entra o psicopedagogo!

Após estudar e analisar como ocorre o processo de aprendizagem na faculdade, ele saberá como desenvolver técnicas para tornar o aprendizado mais fácil para essas pessoas. Ou seja, vai desenvolver outros métodos de ensino, diferente dos tradicionais.

Áreas de atuação do psicopedagogo

Abaixo, separamos as principais áreas de atuação do psicopedagogo. Confira!

Escola

Apesar de o aprendizado fazer parte da vida das crianças desde os primeiros meses, é na escola que o processo de aprendizagem passa a acontecer de forma mais intensa. Por conta disso, transtornos de aprendizagem passam a ficar mais evidentes.

Quando a escola conta com um psicopedagogo, essas questões são melhor resolvidas, pois ele auxilia os professores na identificação desses problemas. Mas, no âmbito escolar, a atuação desse profissional vai além. Ele também avalia o currículo da escola, a fim de detectar possíveis problemas nos métodos de ensino.

Sua atuação se dá ainda na esfera das relações pessoais para melhorar, principalmente, a dinâmica entre alunos e professores.

Clínicas e consultórios

Na escola, o psicopedagogo auxilia o corpo docente a identificar alunos com dificuldades, distúrbios ou problemas de aprendizagem. Porém, como falamos acima, essa é apenas uma de suas funções. Por isso, ele não consegue dar atenção especial a cada caso.

Portanto, a partir do momento em que se tem uma suspeita de que o aluno pode ter algum transtorno, os pais devem recorrer ao psicopedagogo clínico. Geralmente, essas consultas ocorrem uma ou duas vezes na semana e duram uma hora. Durante esse período, o psicopedagogo vai trabalhar focado no caso da criança, ajudando-a no processo de aprendizagem.

Empresas

Treinamentos são recorrentes em muitas empresas. Eles ajudam os funcionários a melhorarem seu desempenho e produtividade. Também são excelentes para aquisição de novos conhecimentos.

Nesse ambiente a presença de um psicopedagogo é importante, pois todos esses processos podem ser potencializados com métodos e estratégias elaboradas por ele.

Além dessas áreas, também é possível atuar com educação especial, arteterapia, musicoterapia, psicopedagogia hospitalar e em ONGs.

Como é o curso de Psicopedagogia

Apesar de existir bacharel em Psicopedagogia, pouquíssimas faculdades oferecem essa formação. A maneira mais usual de atuar como psicopedagogo é iniciar a faculdade de Pedagogia e, após a conclusão do curso, optar por um mestrado em Psicopedagogia. Isso garante, inclusive, uma formação mais ampla.

Na pós-graduação de Psicopedagogia, o aluno vai estudar assuntos relacionados a desenvolvimento psicossocial de crianças, jovens e adultos e às dificuldades de aprendizagem. Temas como diagnóstico psicopedagógico, desenvolvimento do raciocínio e patologia da linguagem também serão abordados.

Em alguns casos, é possível se aprofundar em alguns tópicos voltados para a área específicas, como arteterapia e educação inclusiva.

Mas, para isso, é necessário fazer primeiro a faculdade de Pedagogia.

Como é o curso de Pedagogia

No curso de Pedagogia, o aluno aprende sobre diferentes correntes pedagógicas, História da Educação, Psicologia da Educação, Sociologia e sobre os principais teóricos da área.

Por meio dessas disciplinas, o estudante consegue compreender como a Educação era no passado e como chegou no modelo atual. Também compreende os diferentes métodos pedagógicos, como construtivismo e pedagogia tradicional.

Percebe como é importante ter a formação em Pedagogia, antes de fazer Psicopedagogia? Você terá um embasamento muito bom, pois, na graduação, alguns temas relacionados à construção do conhecimento e Psicologia já serão abordados.

A formação em Pedagogia trará, inclusive, mais clareza de quais temas se aprofundar na pós-graduação de Psicopedagogia.

Onde estudar Pedagogia

A área educacional é uma das que mais empregam no Brasil, portanto a procura pelo curso é grande. Consequentemente, a oferta de cursos também é boa. Porém, no momento de fazer, a matricula em uma faculdade é importante verificar se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para saber quais instituições são reconhecidas pelo órgão, você deve acessar o próprio site do MEC e consultar. Sabemos que pode ser bem cansativo pesquisar uma por uma. Por isso, separamos abaixo algumas opções.

Todas aceitam o Enem como forma de ingresso, possuem programas de bolsas e descontos em mensalidades e são reconhecidas pelo MEC. confira!

Quer saber mais sobre o curso de Pedagogia? Então, clique nos links abaixo e saiba tudo sobre a profissão e o mercado de trabalho.

Curso de Pedagogia

Pedagogia: curso, carreira e mercado de trabalho

Agora que você já sabe o que é Psicopedagogia, conte pra nós quando pretende iniciar a graduação em Pedagogia. Aproveite e conte também onde deseja estudar.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin