dcsimg

Saiba tudo sobre o curso técnico em Logística

Tem interesse em fazer um curso técnico em Logística? Então confira abaixo tudo sobre essa carreira e onde estudar!

Os profissionais de logística são responsáveis por negociar prazos e preços com fornecedores, além de cuidar da armazenagem, do transporte e demais atividades necessárias para a chegada do produto até o cliente. Com tantas e tão importantes tarefas, muitas empresas possuem um setor de logística bem estruturado.

Se você está pensando em atuar nesse setor, saiba que pode ingressar na carreira realizando um curso técnico ou um curso tecnológico. E o melhor é que ambas opções oferecem um diploma em menos de 3 anos!

Ficou interessado na carreira e quer começar seus estudos? Então confira abaixo a diferença entre curso técnico e curso tecnológico.

Curso técnico em Logística ou tecnológico?

A principal diferença entre o curso técnico e o curso tecnológico é o nível de escolaridade: enquanto o primeiro oferece uma formação em nível médio, o curso tecnológico é um curso de nível superior, que é o mesmo que uma graduação!

O tempo de duração dos cursos também é diferente. O curso técnico dura no máximo 1,5 ano e o curso tecnológico, em média, 2 anos.

No que diz respeito à área de atuação, com uma formação de nível médio, aqueles que fazem um curso técnico possuem conhecimentos para trabalhar em funções operacionais. Já quem opta por uma formação em nível superior pode atuar como gestor, supervisor, coordenador ou analista.

Isso tudo quer dizer que se você pretende ingressar rapidamente no mercado de trabalho, o curso técnico é uma excelente opção, mas acaba restringindo um pouco suas possibilidades de carreira.

Por isso, tenha em mente que o curso técnico será a porta de entrada para a profissão, mas se quiser crescer no setor, você deverá cursar uma graduação no futuro.

E que tal optar logo pelo curso tecnológico? Afinal, ele nem demora tanto tempo a mais do que o curso técnico, não é mesmo?

Para ajudar você a decidir entre um e outro, vamos explicar abaixo como funciona a faculdade de Logística. Assim você poderá tomar uma decisão mais assertiva. Confira!

Como é o curso tecnológico em Logística?

Durante a formação tecnológica em Logística, o aluno terá aulas relacionadas à logística e gestão de transporte, além de disciplinas relacionadas ao planejamento de estoques e operação de armazéns.

Para se capacitar na área de negociações, a grade curricular conta com matérias sobre custo logístico, análise de custos e contabilidade e finanças. Além disso, disciplinas como Administração e Marketing também compoẽm o currículo de algumas faculdades.

A seguir, vamos apresentar a grade curricular do curso de Logística da faculdade Cruzeiro do Sul Educacional (presencial).

Grade curricular do curso tecnológico de Logística

  • Administração da Produção e Operações
  • Armazenagem e Movimentação de Materiais
  • Contabilidade e Finanças
  • Custos Logísticos
  • Gestão de Suprimentos
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Comércio Exterior e Logística Internacional
  • Gestão da Distribuição Logística
  • Logística de Serviços
  • Logística Reversa
  • Probabilidade e Estatística
  • Direito Aplicado aos Negócios
  • Gestão de Demanda e dos Estoques
  • Gestão de Transportes
  • Projeto Multidisciplinar: Ambiente Estratégico (jogos de empresas)
  • Projeto Multidisciplinar: Ambiente Logístico
  • Economia
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Princípios de Administração e Marketing
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios

Atuação do profissional de logística

Tanto a criação como a implementação de sistemas de transportes, compras, armazenamento, distribuição e entrega de uma empresa são planejados e realizados pelo profissional de logística.

Cada uma das atividades descritas acima confere uma área de atuação. O profissional que atua com armazenagem, por exemplo, é responsável por estabelecer formas de armazenamento que mantenham as características originais de uma mercadoria, a fim de evitar custos causados por perdas.

Aqueles que atuam com compras devem tratar com fornecedores, realizar cotações e combinar prazos de entrega e preços. Os profissionais que trabalham na expedição fazem o controle de estoque, e os que mexem com transporte são encarregados de escolher se a mercadoria será enviada por avião, navio, carro etc.

Por fim, o gestor coordena os centros de distribuição, cuidando desde a contratação de colaboradores até o armazenamento e transporte.

Sendo assim, é correto afirmar que o trabalho de um profissional de logística garante à companhia uma melhor produtividade bem como mais economia, agilidade e segurança.

Onde estudar Logística

Como podemos perceber, o profissional de logística é bastante requisitado, pois praticamente todas as empresas precisam estocar, armazenar e transportar mercadorias de forma eficiente.

O grande número de oportunidades de trabalho faz desse curso um dos mais procurados. E como a procura por um produto faz crescer também a oferta, as opções de cursos na área também são muitas.

Isso significa que você não terá dificuldade em encontrar uma instituição que ofereça o curso de Logística. Porém, é importante escolher uma faculdade séria, que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Por isso, separamos algumas opções confiáveis para você. Além de serem reconhecidas pelo MEC, todas as faculdades que vamos te apresentar possuem mensalidades acessíveis e oferecem programas de bolsas e descontos. Confira!

Veja também:

Descubra o que se estuda em Logística

Quanto ganha um profissional de logística?

Já decidiu como quer seguir essa carreira? Então não demore para iniciar o curso, assim novas oportunidades vão começar a aparecer para você! Mas antes de fazer sua matrícula em uma instituição, conte para nós se você pretender fazer o curso técnico de Logística ou o tecnológico.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin