8 cursos para quem gosta de tecnologia

Conheça 8 cursos de graduação para quem tem afinidade com tecnologia e veja se alguma dessas carreiras tem a ver com você!

tecnologia_600

A área de tecnologia está em alta no mercado de trabalho e não é de hoje. Este setor tem permanecido bastante aquecido nos últimos anos, com crescimento constante e apresenta carência de profissionais especializados de ambos os sexos.

Diversas pesquisas revelam que este cenário continuará assim por um bom tempo, pois além de ser um setor amplo, o número de vagas para trabalhar na área de TI supera em muito o número de candidatos qualificados disponíveis no mercado. Uma grande oportunidade e garantia de empregos para quem deseja começar no ramo.

Se você gosta de tecnologia e deseja conciliar esta paixão com uma carreira, confira a lista que preparamos com 8 cursos de graduação nesta área. Veja também onde estudar para se destacar neste mercado promissor!

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Hoje em dia praticamente qualquer tipo de empresa depende de sistemas informatizados para executar suas atividades, sejam de venda, controle de estoque, fabricação de produtos ou gestão financeira.

Também está cada vez mais difícil imaginarmos nossa vida sem programas de computador, aplicativos para celular, TVs e tablets.

Isto torna o campo de atuação de analistas de sistemas bastante amplo, pois são eles que constroem sistemas operacionais, software e até mesmo jogos eletrônicos.

Quem estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas termina a faculdade apto a se envolver em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas, desde o planejamento até os testes finais.

O que se estuda no Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Por ser um curso Tecnólogo direcionado ao mercado de trabalho, a formação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas busca preparar os alunos de forma mais direta. Veja algumas das disciplinas abordadas:

  • Redes de Computadores;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Linguagens de Programação Estruturada;
  • Interface e Usabilidade;

2. Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação explora bastante a fundamentação teórica por trás da linguagem de programação e proporciona ao aluno uma visão ampla da informática no contexto empresarial.

Ou seja, os cientistas da computação, como são chamados os profissionais formados nesta graduação, estão aptos a desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática, desde os programas mais simples para gerenciar o fluxo de caixa até sistemas complexos de processamento de informações de acordo com as necessidades de seus clientes.

Além de planejar e implementar software, este profissional também busca novas formas de utilizar computadores e desenvolve maneiras eficientes de tratar problemas computacionais.

O que se estuda na faculdade de Ciências da Computação?

Se você sempre se deu bem com cálculos e fundamentos matemáticos, vai gostar bastante desta esta graduação, uma vez que as ciências exatas dominam a matriz curricular do curso. Confira algumas das matérias:

  • Algoritmos de Programação;
  • Lógica Matemática;
  • Programação
  • Empreendedorismo;
  • Inteligência artificial;

3. Engenharia da Computação

No curso de Engenharia da Computação o aluno aprende a projetar e construir computadores e seus periféricos, criando sistemas que integram a parte física destas máquinas (hardware) com diversos programas computacionais (software).

Um engenheiro da computação pode programar redes de computadores e todos os seus componentes, como PCs, roteadores, impressoras, etc. Também é responsável por produzir novos equipamentos e máquinas que atendam às necessidades do mercado.

O que se estuda na faculdade de Engenharia da Computação?

Por aliar o estudo de softwares e hardwares, o profissional de engenharia da computação precisa estudar uma ampla gama de matérias que o permitem atuar em diversas áreas como robótica, ciências de dados, fabricação de hardwares, suporte técnico, desenvolvimento de games, e muito mais! veja algumas das disciplinas do curso:

  • Arquitetura e organização de computadores;
  • Lógica computacional;
  • Linguagens de programação
  • Computação gráfica;
  • Inteligência Artificial;

4. Engenharia de Controle e Automação

A Engenharia de Controle e Automação atua nas atividades produtivas da indústria.

Um engenheiro de controle e automação entende bastante de mecânica, eletrônica e computação. Desta forma, é capaz de criar sistemas automatizados para os mais diversos tipos de processos dentro de uma empresa, ajudando a evitar desperdícios, enxugar custos e aumentar a capacidade produtiva da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado.

O que se estuda na faculdade de Engenharia de Controle e Automação?

8 cursos para quem gosta de tecnologiaO profissional dessa área atua realizando a manutenção e modernização de equipamentos e softwares, portanto precisa saber um pouco de diversas áreas como  Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação. Veja algumas das disciplinas desta área:

  • Algoritmos e Lógica de Programação
  • Análise e Processamento de Sinais
  • Modelagem de Sistemas Dinâmico
  • Circuitos Elétricos
  • Eletrônica Analógica

5. Engenharia de Software

A Engenharia de Software está voltada para os aspectos práticos da produção de sistemas de computadores. Ela se ocupa da especificação, desenvolvimento e manutenção de programas, sejam eles para computadores pessoais, dispositivos móveis ou servidores.

Para desenhar e programar um software é necessário dominar diversas técnicas de computação, tais como linguagens de programação, base de dados, ferramentas, padrões, controle de qualidade, entre outros.

O que se estuda na faculdade de Engenharia de Software?

Além da base teórica para projetar, gerenciar e realizar a manutenção de softwares, o aluno desta formação tem contato com diversas disciplinas relacionadas à Matemática e também à Engenharia. veja a seguir algumas delas:

  • Algoritmos e Lógica de Programação
  • Banco de Dados 
  • Engenharia de Software
  • Estatística e Probabilidade
  • Manutenção de Software

6. Jogos Digitais

Se a sua afinidade com tecnologia está relacionada a videogames, o curso de Jogos Digitais pode ser uma boa escolha. O profissional desta área cria jogos para computador, videogame, celulares, tablets, internet, etc.

Ele pode se envolver na criação do roteiro do jogo, na definição das regras, das condições necessárias para avançar nas fases, os cenários, personagens, animações e muito mais.

Além dos games que são elaborados para o público em geral, quem se forma em Jogos Digitais pode desenvolver jogos educacionais, de treinamento ou simuladores de situações reais, como por exemplo: dirigir um caminhão, operar um paciente, pilotar aviões, etc.

O que se estuda no Tecnólogo de Jogos Digitais?

Por oferecer base para que o aluno atue em todas as etapas da produção de games, algumas das disciplinas correspondem a áreas bem amplas e não apenas tecnológicas.. Conheça algumas das matérias da grade do curso:

  • Animação para Jogos I
  • Física Aplicada a Jogos Digitais
  • Criação e Desenvolvimento de Personagens
  • Empreendedorismo
  • Gestão da Qualidade

7. Sistemas de Informação

O principal objetivo de quem trabalha com Sistemas de Informação é administrar o fluxo de tudo o que circula pela rede de computadores de uma empresa. Este profissional é responsável também por desenvolver os sistemas de armazenamento e de recuperação de todos os dados produzidos.

Ou seja, é ele quem elabora e gerencia um banco de dados seguro e eficiente para que as informações produzidas pela empresa possam ser acessadas de forma fácil e rápida por quem usa aquele sistema.

O que se estuda na faculdade de Sistemas da Informação?

Neste curso o aluno aprende os fundamentos tecnológicos referentes à área geral da Computação, mas ao longo do curso tem a oportunidade de se desenvolver em áreas específicas como internet, negócios e gestão, banco de dados ou até mesmo comunicação e gestão. Veja a seguir:

  • Fundamentos de Cálculo
  • Governança de Tecnologia da Informação
  • Algoritmos e Técnicas de Programação
  • Recuperação de Informação
  • Segurança de Sistemas de Informação

8. Sistemas para Internet

Quem faz o curso de Sistemas para Internet aprende a planejar, desenvolver e gerenciar diversos programas, aplicativos e interfaces para páginas na web. Por trás de um site existe toda uma estrutura que permite o acesso às informações, como por exemplo: banco de dados, segurança da informação, interface, entre outros.

Para manter um bom número de acessos é preciso gerenciar as atividades, analisar o perfil dos usuários, controlar as atualizações, selecionar os anúncios que serão veiculados e realizar uma série de outras atividades que requerem habilidade de um especialista em  sistemas para internet. Portanto, além de criar e realizar manutenção em sites, um profissional formado em Sistemas para Internet está apto a administrar blogs, portais, lojas virtuais ou qualquer outro tipo de página. 

O que se estuda no tecnólogo de Sistemas para Internet?

Nos últimos anos, a digitalização de negócios impulsionado pelo distanciamento social, criou diversas oportunidades para este profissional no mercado de trabalho, uma vez que inúmeras empresas físicas viram a necessidade de criar redes sociais, sites e e-commerces para interagirem com o público.

Se é isso que você gosta de fazer, dê uma olhada em algumas das matérias que irá estudar neste curso:

  • Análise de Sistemas Web
  • Computação Gráfica
  • Programação em Banco de Dados
  • Programação Script
  • Programação Web

Faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos para quem gosta de tecnologia

Se você já decidiu qual curso fazer, é importante escolher uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), pois só assim o seu diploma terá validade no mercado.

Isso mesmo! O reconhecimento do MEC é fundamental para que o seu esforço seja recompensado e o mercado de trabalho tenha a certeza de que você fez um curso de qualidade – o resto é com você, sua capacidade e talento!

E para ajudar você a fazer bonito no mercado, a gente separou algumas das principais instituições de ensino reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem diversos cursos relacionados à área de tecnologia. Confira:

Em todas elas você vai encontrar algumas facilidades de pagamento. As opções variam entre ProUni, FIES, bolsas de estudos, financiamento sem burocracia, convênios e descontos.

Veja também:

10 cursos para quem gosta de matemática

Gosta de tecnologia e quer fazer um curso relacionado à área? Já sabe qual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!