Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

Conheça as diferenças entre marketing e publicidade

16 de julho de 2020
Saiba tudo sobre o curso de Administração da Estácio de Sá
Imagem do autor
Escrito porIsabela Giordan

O momento de escolha profissional pode trazer muitas dúvidas, principalmente com tantas opções de cursos, muitas vezes da mesma área, como Marketing e Publicidade e Propaganda.

Ambos pertencem à área de comunicação, mas possuem diferenças significativas. Saber quais são elas e conhecer os detalhes de cada formação é essencial para fazer uma escolha consciente.

Quais são as diferenças entre as áreas de marketing e publicidade?

Apesar de serem áreas relacionadas, o curso e o mercado de trabalho de cada um são diferentes.

Enquanto Publicidade e Propaganda é voltado para a criação de conteúdos para a divulgação de uma marca, o Marketing possui um enfoque mais estratégico, com o objetivo de aumentar as vendas ou o lucro de uma empresa.

Sendo assim, a publicidade trabalha com a criação de comerciais, posts em redes sociais ou assessoria de imprensa. Já o marketing atua na gestão de preços, distribuição de um produto e relacionamento com os clientes e os consumidores.

O curso de Marketing

A graduação em Marketing pode ser encontrada nos graus bacharelado e tecnológico. O bacharelado possui quatro anos de duração e oferece um aprofundamento maior na área de humanas, com disciplinas como sociologia ou psicologia.

Já o curso de tecnólogo, tem duração média de dois anos e é voltado para aspectos práticos da profissão. Veja a seguir as principais matérias da grade curricular do curso:

  • Fundamentos de gestão
  • Análise de comportamento do consumidor
  • Direito do consumidor
  • Endomarketing
  • Pesquisa de mercado
  • Planejamento de vendas
  • Formação de preços
  • Marketing do varejo
  • Marketing digital
  • História da cultura
  • Publicidade e propaganda
  • Database
  • Economia e mercado
  • Estatística
  • Gestão de comunicação

Atividades complementares, estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são exigidos para a formação.

Qual é o perfil do estudante de Marketing?

O aluno de Marketing possui um perfil curioso e está sempre atento às mudanças no mercado. Também possui facilidade para se relacionar com outras pessoas, é criativo e organizado.

Mercado de trabalho

Com o diploma em mãos, o profissional de Marketing pode trabalhar em agências de comunicação integrada, empresas de qualquer setor, institutos de pesquisa, ou em órgãos públicos.

Ele pode exercer funções de consultor, obter dados de consumidores, planejar promoções e estratégias de venda e produzir material para comunicação corporativa.

O curso de Publicidade e Propaganda

O curso de publicidade e propaganda é oferecido apenas no grau bacharelado, e tem o objetivo de formar profissionais capacitados para trabalhar na divulgação e boa imagem de uma marca, por meio de campanhas e peças publicitárias.

Ao longo da graduação de aproximadamente quatro anos, os estudantes entram em contato com conteúdos teóricos e práticos nas áreas de administração, arte e comunicação. Confira abaixo quais são as principais disciplinas da grade curricular do curso:

  • Antropologia
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Língua Portuguesa
  • Teorias da Comunicação
  • Criatividade
  • Fundamentos da Propaganda
  • Fotografia
  • Pesquisa e análise de dados
  • História da arte
  • Design gráfico
  • Redação publicitária
  • Atendimento
  • Psicologia
  • Ética e legislação

Para se formar, é necessário realizar atividades complementares, o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de Publicidade inclui agências de comunicação, ou no setor de marketing de empresas de diferentes tipos. Também é possível trabalhar em órgãos públicos.

Dentre suas funções, estão desenvolver logotipos, embalagens, outdoors, comerciais e anúncios de um produto. Para isso, o publicitário desenvolve uma pesquisa de perfil do público, cria peças publicitárias e escolhe em quais canais irá divulgá-la, como TV, rádio ou internet.

Qual é o perfil do estudante de Publicidade?

O publicitário possui um perfil comunicativo e criativo. Também é empreendedor e possui facilidade para encontrar novas oportunidades ou soluções. Além disso, possui habilidades na área artística e estética.

Onde encontrar os dois cursos?

O diploma de graduação em Publicidade e Propaganda ou Marketing é fundamental para exercer as profissões. Porém, para que o diploma seja válido em todo o território nacional, o curso deve ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Por meio de uma avaliação, o órgão garante que a graduação possui a estrutura necessária e atende aos padrões de qualidade necessários para ofertá-la. Por isso, é fundamental verificar essas informações antes de efetuar a matrícula.

A seguir, veja algumas opções de instituições de ensino que oferecem os cursos nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Leia também:

O que é Publicidade e Propaganda? Saiba tudo sobre o curso
Quanto ganha um profissional de Marketing?
Saiba tudo sobre o curso de Marketing

Tirou suas dúvidas sobre os cursos? Responda nos comentários abaixo!

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

O que é Administração, afinal? Descubra tudo sobre este curso

Por Guia da Carreira em 31/10/2016

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.