dcsimg

Saiba tudo sobre os cursos de Engenharia EAD

A gente revela tudo: as opções, os preços e até as faculdades que oferecem cursos de Engenharia a distância!

Engenharia é, sem dúvida, uma das profissões de maior prestígio no mercado nacional.

E melhor: chegar lá já não é tão difícil quanto antes.

Hoje, o curso tem habilitações para todos os gostos, é fácil de ser encontrado em faculdades públicas ou particulares, nas modalidades presencial e a distância.

Pois é, a profissão que oferece um dos melhores salários do país e conta com excelentes oportunidades de emprego também pode ser aprendida com mais flexibilidade e economia.

Gostou? Então não perca nem mais um segundo e conheça tudo sobre os cursos de Engenharia EAD, onde estudar e como garantir um diploma reconhecido no mercado de trabalho!

Quais são os cursos de Engenharia EAD

Hoje em dia já dá para fazer diversos cursos de Engenharia a distância, como:

  • Engenharia Agronômica
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Comunicações
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Mecatrônica
  • Engenharia Química

Todo curso de Engenharia EAD, desde que feito em uma faculdade reconhecida pelo MEC, rende um diploma válido no mercado de trabalho.

Assim, os profissionais podem exercer a função de engenheiro (lembrando que é preciso se credenciar antes no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), participar de concursos públicos de nível superior e dar prosseguimento aos estudos em cursos de pós-graduação.

Como funcionam os cursos de Engenharia EAD

Para muita gente é complicado imaginar como um curso como Engenharia pode ser feito na modalidade a distância.

Mas é simples.

Primeiramente, você precisa saber que só a carga horária mais teórica é feita a distância. Isso é possível com a ajuda de um computador conectado à internet. A parte on-line do curso acontece em um ambiente virtual, que é oferecido pela própria faculdade.

Nesse ambiente os alunos encontram tudo o que precisam para aprender: aulas em vídeo, apresentações, textos, bibliotecas virtuais, etc.

Ainda há o apoio de professores e tutores, que estão disponíveis a qualquer momento para tirar dúvidas e ajudar na explicação das matérias.

E as aulas práticas?

Qualquer curso de Engenharia tem uma carga significativa de aulas em laboratórios. E quanto a isso não muda muita coisa: os alunos precisarão se deslocar periodicamente até uma unidade ou polo da faculdade para acompanhar as aulas ao vivo, no local.

A diferença é a frequência dessas aulas, que pode ser de até duas vezes na semana – e não de segunda a sexta, como em um curso tradicional.

Algumas faculdades já estão oferecendo aulas em laboratórios com transmissão ao vivo pelo ambiente virtual, para que os alunos assistam e pratiquem algumas experiências mais simples em casa – mas isso só vale para cursos com uma pegada mais teórica, como Engenharia de Produção.

Portanto, se você está com planos de fazer um curso de Engenharia EAD, prepare-se para encarar esse esquema.

Os cursos têm a mesma duração dos presenciais: cinco anos, ou 10 semestres.

A grade curricular também é bastante similar – com pequenas diferenças entre uma faculdade e outra.

Onde encontrar cursos de Engenharia EAD

A boa notícia é que os cursos de Engenharia distância estão se espalhando rapidamente por todo o país.

Só que tem um detalhe: por enquanto, as vagas estão disponíveis apenas em faculdades particulares.

Escolher uma boa instituição de ensino não há segredo: faça uma pesquisa rápida, certifique-se de que o local é reconhecido e, de preferência, bem avaliado pelo MEC.

Para valer a pena, o curso deve ter recebido uma avaliação positiva também.

Depois, observe se a instituição oferece um polo ou uma unidade aí perto de sua casa ou trabalho.

Se estiver tudo certo, pode ir tranquilo.

Essa consulta pode ser feita no próprio Ministério da Educação, pelo site do e-MEC.

Se quiser dar aquela agilizada, confira as faculdades que trouxemos a seguir. Além de reconhecidas e bem avaliadas, elas contam com diferentes cursos de Engenharia EAD:

Quanto custa fazer um curso de Engenharia EAD

Se você parar para pesquisar os preços das faculdades presenciais de Engenharia, vai ver que a maioria exige um belo investimento por mês.

Nos cursos EAD essa realidade é outra. Dá para se formar engenheiro pagando valores bem acessíveis.

Em nossas pesquisas, encontramos faculdades que cobram cerca de R$ 440 de mensalidade para o curso de Engenharia de Produção e cerca de R$ 650 para o de Engenharia Civil. É ou não é bem mais em conta do que uma presencial?

E, além de poder estudar com toda tranquilidade, em seu próprio tempo, dá para economizar uma boa quantia com deslocamentos também, já que não é preciso ir à faculdade todos os dias da semana.

Se o valor ainda lhe parece salgado, saiba que dá para tentar descolar bolsa de estudos para estudar sem pagar um centavo sequer.

Por exemplo: com o Programa Universidade para Todos, o ProUni, os candidatos que fizeram o Enem mais recente e se encaixarem nos requisitos de renda, formação escolar e desempenho nas provas exigidos pelo MEC poderão, duas vezes ao ano, tentar uma bolsa parcial ou integral em Engenharia EAD para estudar sem pagar nada ou bancando apenas metade do valor do curso.

O programa é o único do governo federal que funciona para cursos a distância.

Outras alternativas para baratear os estudos são: ver se a faculdade oferece descontos para pagamento em dia, se existem convênios com a empresa onde você trabalha, se tem abatimento para quem vem de outra faculdade, para quem se deu bem no Enem, etc.

Você pode se informar sobre tudo isso na secretaria ou no site da faculdade onde deseja estudar.

Veja também:

Quanto ganha um Engenheiro?

O que achou dos cursos de Engenharia EAD? Conte para a gente qual é o seu escolhido!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin