Existe faculdade de Direito online? Entenda agora mesmo

Saiba mais sobre um dos cursos de maior procura no Brasil e descubra se as instituições de ensino superior já oferecem Direito EAD!

Quando falamos em escolha de carreira, se tornar um advogado é um dos maiores sonhos entre os estudantes brasileiros. No país, as principais instituições de ensino superior oferecem o curso de Direito sempre com turmas concorridas e altos números de estudantes matriculados.

Um dos maiores atrativos desse curso é o amplo mercado de trabalho e a remuneração, que costuma ser boa mesmo com a grande quantidade de profissionais formados todos os anos. Quer entender um pouco mais sobre o curso e o mercado de Direito e descobrir se você pode obter um diploma nessa área com ensino a distância? Vamos lá!

Como é o mercado de trabalho da área jurídica?

O ramo de atuação é vasto para quem decide seguir carreiras da área do Direito, pois o apoio jurídico é essencial em todas as esferas. Assim, o profissional que se forma nesse curso por tanto ter o seu próprio escritório, quanto trabalhar em empresas ou no governo.

A remuneração acompanha o segmento e a função do profissional, que pode receber um salário fixo, quando for funcionário, ou honorários, quando for contratado. Em alguns casos, é possível, ainda, receber salário e honorários!

Além disso, os concursos públicos são destaque quando falamos sobre o mercado de trabalho da área de Direito, pois as oportunidades costumam ser muitas e os salários também tendem a ser bastante atrativos.

Os formandos atentos às mudanças do mercado podem se destacar e ganhar espaço em áreas que ainda estão em desenvolvimento. Com o avanço da tecnologia e novas necessidades da sociedade, espaços novos se abriram para os recém-chegados no setor jurídico, como Direito Digital e Direito Ambiental.

O que é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o órgão fiscalizador e regulamentador da advocacia no país. Para exercício da profissão, é imprescindível ser aprovado no exame da Ordem, para, assim, obter o registro da OAB. Sem a aprovação, o bacharel é impedido de atuar na área.

Essa prova é dividida em duas fases, sendo a primeira de múltipla escolha e, a segunda, escrita. Para ser aprovado na primeira fase, o candidato deve acertar pelo menos metade da prova. Na segunda fase, é preciso alcançar 60% da pontuação máxima.

Quanto ganha um advogado?

A remuneração dos advogados varia muito de acordo com a área de atuação de cada um. Como são campos muito distintos, os valores costumam ser distintos um do outro. Em média, um advogado ganha cerca de R$ 3.800 por mês, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Mas, para saber um pouco mais sobre a remuneração das principais áreas do Direito, confira o vídeo a seguir e descubra os melhores salários para quem trabalha com as Ciências Jurídicas:

Como é o curso de Direito?

O bacharelado em Direito tem duração de 5 anos. Trata-se de um curso que demanda bastante estudo e leitura. Portanto, além de muita concentração, o aluno deve gostar de ler e ter boa capacidade de interpretação de textos.

No ciclo básico do curso de Direito, o estudante terá contato com matérias que darão base para o aprendizado da Teoria do Direito e de humanidades em geral. Assim, junto com disciplinas como Introdução ao Estudo do Direito e Direito Romano, a grade curricular dos primeiros semestres do curso conta com matérias como Sociologia, Economia, Filosofia e Ciência Política.

faculdade de dierito online vade mecumCom o avanço do curso, o estudante passa a ter cada vez mais contato com disciplinas relacionadas à técnica jurídica, ou seja, aquelas que são voltadas à atuação profissional na área do Direito.

Essas disciplinas podem ser divididas de forma mais geral, em conteúdos de Direito Público, como Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Administrativo; e conteúdos de Direito Privado, como Direito Civil e Direito Empresarial.

Veja abaixo algumas das disciplinas que você encontrará no curso de graduação em Direito:

  • Ciência Política
  • Introdução ao Estudo do Direito / Teoria do Direito
  • Direito Romano
  • Direito Civil
  • Direito Constitucional
  • Direito Internacional Público e Privado
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Direito Econômico
  • Direito do Trabalho
  • Direito Administrativo
  • Direito Processual Civil e Penal
  • Direito Tributário
  • Direito Empresarial (ou Societário)
  • Direito Financeiro
  • Direito Eleitoral
  • Direito do Consumidor

Afinal, existe faculdade de Direito online?

Agora que você já conhece um pouco melhor o curso de Direito e suas possíveis carreiras, vamos à pergunta que não quer calar: existe curso de Direito EAD?

A resposta para essa pergunta, infelizmente, é não. Até o momento, o curso de Direito não foi homologado pelo Ministério da Educação para a modalidade de ensino a distância. Por isso, ainda não é possível se formar em Direito fazendo um curso EAD.

Onde estudar Direito?

Se você não se abalou com essa notícia, e quer dar uma chance para o curso de Direito na modalidade presencial, veja a lista de faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que separamos para você dar uma olhada:

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo, forma profissionais munidos de fundamentos humanísticos, capazes de interpretar e aplicar o Direito nas diversas áreas do conhecimento. Além disso, confere aos seus estudantes habilidades críticas e reflexivas acerca do conteúdo jurídico e das relações sociais. A formação prepara o estudante para ingressar em um mercado de trabalho dinâmico e competitivo, que exige não apenas habilidades técnicas, mas também uma visão criativa do Direito, preparando o aluno para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Veja também:

Quanto ganha um advogado?

Quanto ganha um juiz?

Firme no sonho de ter uma carreira em Direito de sucesso? Conte nos comentários qual a área de atuação que mais te interessa!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!