Conheça tudo sobre a faculdade de Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial está classificado dentro do eixo tecnológico de Gestão e Negócios. Essa classificação é feita pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC).

O eixo de Gestão e Negócios conta com 13 cursos e diversos deles são alguns dos mais populares por quem procura por uma formação de tecnólogo. A graduação de Gestão Comercial é muito buscada por quem se interessa pela área comercial, de vendas e negócios.

Conheça mais sobre essa faculdade, o mercado de trabalho na área e veja dicas de onde estudar!

A faculdade de Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial é um curso de nível tecnológico do eixo de Gestão e Negócios, classificado pelo MEC. Esse tipo de graduação prepara profissionais tecnólogos para atuarem em áreas específicas do mercado, relacionadas diretamente à formação do curso.

No caso deste curso, ele vai trabalhar o aluno para que desenvolva habilidades técnicas e práticas específicas para estar preparado para um rápido ingresso no mercado de trabalho de setores comerciais.

Por isso, os conteúdos que vão ser estudados pelos alunos são relacionados diretamente com as atividades do dia a dia profissional de um gestor comercial. As principais áreas do conhecimento abordadas no curso são Administração, Economia, Matemática e Gestão, além de frequentes disciplinas que trazem noção do Direito e Legislação.

Veja algumas das disciplinas que costumam aparecer na grade curricular das faculdades de Gestão Comercial:

  • Administração de Vendas e Relacionamento
  • Administração Estratégica
  • Análise de Mercado e Concorrência
  • Canais de Marketing e Distribuição
  • Comércio Eletrônico
  • Comportamento do Consumidor
  • Estatística Básica para Negócios
  • Gerência de Equipe de Vendas
  • Gestão de Custos e Preços
  • Gestão de Serviços e Varejo
  • Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores
  • Gestão em Marketing
  • Inovação em Gestão Comercial
  • Logística Empresarial
  • Matemática Financeira
  • Marketing
  • Pesquisa de Mercado
  • Planejamento de Vendas
  • Plano de Negócios
  • Técnicas de Negociação e Vendas

Dependendo da faculdade de Gestão Comercial, os nomes dados às disciplinas podem ser diferentes. Mesmo assim, de uma forma geral, o conteúdo passado aos alunos segue a mesma base e matriz curricular de formação.

Quantos anos de faculdade de Gestão Comercial?

Uma faculdade de Gestão Comercial tem uma carga horária de 1600h. Por isso, o curso costuma ter uma duração de dois anos, em média, para ser concluído.

Modalidades do curso

As faculdades de Gestão Comercial oferecem o curso em três modalidades diferentes. Veja quais e entenda cada uma:

  • Presencial: aulas presenciais, com a grande maioria do curso sendo oferecido na própria faculdade;
  • A distância (EAD): Nessa modalidade, cerca de 80% do curso é realizado no ambiente virtual de aprendizagem da faculdade, com encontros esporádicos nos polos das instituições;
  • Semipresencial: o curso semipresencial também é conhecido como híbrido ou Flex. Ele divide conteúdo em encontros presenciais periódicos e material de apoio e aulas online.

Quanto custa uma faculdade de Gestão Comercial?

Os cursos de uma faculdade de Gestão Comercial variam de acordo com a instituição que oferece a graduação, onde ela está localizada e a modalidade do curso.

Um curso EAD apresenta mensalidades que variam entre R$ 200 e R$ 400, em média. Para o curso semipresencial, os valores ficam em média entre R$ 220 e R$ 500 por mês.

Já o investimento para o curso presencial é um pouco mais elevado, e as mensalidades de uma faculdade de Gestão Comercial variam cerca de R$ 550 e R$ 800.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho da área comercial costuma ficar em alta e permanecer sempre aquecido. Gestão Comercial é uma das carreiras de tecnólogos com remunerações médias acima de R$ 5.000, de acordo com levantamento da Revista Quero com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC também indica os principais campos de atuação de um profissional de Gestão Comercial. Veja alguns dos principais:

  • Empresas de beneficiamento de bens de consumo e industriais.
  • Empresas de comercialização de insumos.
  • Empresas prestadoras de serviços de consumo final.
  • Empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial.

Ainda de acordo com o MEC, há também espaço para um gestor comercial em empresas de suporte técnico e consultoria, institutos de pesquisa e instituições de ensino.

Onde estudar Gestão Comercial?

São mais de 200 faculdades de Gestão Comercial espalhadas pelo Brasil oferecendo o curso presencial, semipresencial ou EAD. A grande maioria delas são instituições privadas.

Todas elas precisam ser credenciadas junto ao MEC para que os diplomas possam ter validade para o mercado de trabalho e o tecnólogo possa exercer a profissão.

Veja algumas dessas faculdades:

Estudantes podem ingressar nas instituições acima de diversas formas, como nota do Enem, programas do governo (Fies e Prouni) e bolsas de estudo direto com as faculdades.

Veja também:
Descubra qual é o salário para quem faz Gestão Comercial

Se interessou pelo curso de Gestão Comercial? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin