4 formas de usar o celular para estudar

O smartphone é o dispositivo que boa parte dos brasileiros utiliza para acessar a internet diariamente. Mas você sabia que existem formas de usar o celular para estudar?

Entre aplicativos, plataformas e outras ferramentas, é possível contar com o equipamento como um aliado na sua preparação, seja para um vestibular ou um concurso público.

Conheça 4 formas de usar o celular para estudar, com alguns recursos que certamente você já tem no seu smartphone!

formas de usar o celular para estudar

Grupo de estudo no WhatsApp

Para os estudantes que estão se preparando para uma prova, uma boa dica é reunir colegas de sala em um grupo de estudo no WhatsApp.

A ideia desse grupo de estudo é trocar conteúdo, permitindo que um ajude o outro em caso de dúvidas. Os integrantes podem estabelecer um dia da semana para uma reunião virtual, para que todos possam interagir.

Esse é o tipo de grupo que costuma gerar muito conteúdo. Por isso, se você resolver trocar de smartphone, lembre-se de transferir conversas WhatsApp Android para iPhone.

Softwares como o MobileTrans permitem esse tipo de transferência de dados entre equipamentos, fazendo com que você não perca nenhuma informação de conversas, seja de grupos de estudo ou particulares.

Assim, você consegue manter salvo por muito mais tempo os conteúdos que foram compartilhados em um grupo, mesmo na troca de celular.

Aplicativos educativos com gamificação

Gamificação é um conceito que defende o uso de mecânicas de jogos virtuais em outros segmentos, como na educação.

Com essas mecânicas, é possível engajar e motivar determinados comportamentos, para que o aprendizado aconteça de forma mais simples e divertida.

Uma das formas de usar o celular para estudar é optar por baixar apps educativos que sigam técnicas de gamificação.

O Duolingo, que ensina idiomas, tem essa característica. Com diferentes ferramentas, o estudante se sente motivado a continuar aprendendo.

Filme e fotografe materiais de estudo

Com um smartphone, você tem uma ferramenta poderosa: a câmera! Com ela, você pode fazer diferentes tipos de registros, como fotografar e filmar seus materiais.

Por exemplo, ao assistir uma live de um professor. Use o seu celular para tirar prints do que está sendo exibido, que é mais prático do que escrever a mão todo o conteúdo.

Outra forma de usar o celular para estudar, tendo a câmera como ferramenta, é fazer pequenos vídeos em que você explica ou resume algo que acabou de aprender.

Relatar um conteúdo, como se estivesse explicando para outra pessoa, é um ótimo método de memorização. Ao gravar vídeos, você cria uma “biblioteca” de mídia, para acessar quando o assunto gerar dúvidas.

Vale lembrar que, para não perder nada, o ideal é que você faça backup do smartphone de tempos em tempos.

Se você compartilhar esses registros em conversas, não deixe de fazer o backup do WhatsApp, que pode ser bem útil caso você perca o smartphone ou aconteça alguma falha na memória do dispositivo.

Conheça os podcasts

Podcasts não são novidades, mas foi somente nos últimos anos que esses conteúdos em áudio ganharam popularidade no Brasil.

Quando falamos em podcast, é normal que as pessoas se lembrem de programas de entrevistas ou de assuntos divertidos, que são os que mais atraem a audiência.

Porém, existem vários podcasts que são focados em matérias de estudo e que podem te ajudar na preparação para cursos e provas.

De podcasts sobre história, até aqueles que falam de atualidades, opções não faltam para você se informar.

E como se trata somente de áudio, você pode usar os podcasts para estudar no transporte, na limpeza da casa ou em tarefas que não exigem sua atenção.

Usar o celular para estudar é possível!

O seu smartphone não precisa ser sinônimo de uma ferramenta utilizada para acessar as redes sociais.

Embora “espiar” o que amigos e famosos fazem seja bem divertido, um celular apresenta diversos recursos para quem precisa se preparar para uma prova.

Ao trazer o celular para o mundo dos estudos, você ganha um importante aliado no acesso à informação.

E para não perder o foco nos estudos, vale até usar aplicativos que bloqueiam determinados aplicativos por períodos – mais uma forma de usar o celular para estudar.

Aproveite seu smartphone para estudar e veja o quanto essa ferramenta pode ser útil, muito mais do que você imagina!

Onde estudar?

Se você está estudando para ingressar na faculdade pelo Enem, saiba que, com a nota do Enem, é possível ingressar em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de usar a nota do Enem para substituir o vestibular em diversas universidades privadas.

Mesmo que você não consiga uma boa nota no Enem, ainda sim é possível entrar na faculdade com bolsa e descontos. Isso porque muitas universidades particulares oferecem bolsa de estudos e descontos na mensalidade com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem boas condições aos ingressantes:

Leia mais: Veja dicas para fazer a prova do Enem preparado

Entenda como ter um ótimo plano de estudos para o Enem

E você, como costuma usar o celular para estudar? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!