dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos para graduação

Saiba o que é uma bolsa de estudos e conheça diversas maneiras de obter essa ajuda extra para fazer um curso superior em instituições privadas!

Chegar ao ensino superior já é uma grande conquista, mas para a realidade de muitos brasileiros, pagar os estudos de graduação em uma instituição privada representa um desafio.

Sabendo disso, boa parte das faculdades oferece oportunidades de bolsas de estudo parciais ou integrais. É a única forma de muitos alunos – especialmente os de baixa renda – concluírem o curso com sucesso, dentro do orçamento.

Você pode ser um deles. Confira o que é uma bolsa de estudo, quais as diferentes modalidades e seus requisitos, além de uma lista de faculdades onde você encontra este benefício!

Bolsa de estudo e financiamento estudantil são a mesma coisa?

Não. O financiamento funciona como um empréstimo. A dívida o estudante paga ao final ou ganha um prazo para quitar depois da conclusão do curso. O exemplo mais conhecido é o FIES, do governo federal.

Já a bolsa é um desconto concedido sobre o valor da mensalidade. Na prática, é uma doação que a faculdade ou algum outro programa público ou privado faz aos estudantes. Um incentivo que não precisa ser devolvido depois. A bolsa pode:

  • Cobrir parte da mensalidade ou isentar completamente o pagamento.
  • Pagar ao estudante um valor mensal que não tem a ver com a mensalidade, mas representa uma ajuda de custo para transporte, alimentação, moradia e até livros e materiais utilizados na graduação.

Quais são os tipos de bolsa de estudo disponíveis para graduação?

A bolsa de estudo normalmente é concedida para alunos com determinada faixa de renda familiar. Ela pode ser vinculada ao desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou à nota no vestibular interno. O benefício pode ainda atender a pessoas que buscam a segunda graduação ou fazem parte de alguma empresa conveniada.

Enfim, são muitas variáveis! Por isso, listamos as bolsas mais conhecidas e os detalhes de cada uma.

Bolsa por Mérito ou Bolsa Enem

Dependendo da bolsa, pode valer por um semestre ou mais tempo, chegando à duração completa do curso. O desconto varia entre 10% e 100% da mensalidade, podendo ser proporcional ao resultado do aluno na prova tradicional do vestibular ou da pontuação no Enem.

Em algumas faculdades, a partir de 300 pontos já dá para conseguir uma bolsa dessas. A bolsa por mérito também pode estar ligada às notas que o aluno obtém durante a faculdade, estimulando ainda mais quem se dedica aos estudos.

Bolsa de Pesquisa ou Iniciação Científica

Algumas faculdades oferecem ajuda de custo aos estudantes já matriculados e que estão envolvidos em projetos de pesquisa acadêmica em sua área. Os critérios variam de acordo com os grupos de pesquisa e com a instituição, mas sua faculdade poderá dar todas as informações.

Bolsa de Empresas

Algumas empresas, especialmente as maiores, possuem convênios com universidades para qualificar seus funcionários.

A parceria beneficia os alunos por meio de descontos, que podem chegar a 50% da mensalidade ou mais. É comum a exigência de que o aluno permaneça vinculado à empresa durante o curso ou alguns anos depois de formado, em um tempo correspondente ao período de graduação, para justificar o investimento feito em sua carreira. Vale perguntar à equipe de Recursos Humanos da organização onde você trabalha.

Bolsa para segunda graduação

Alunos que já tenham concluído uma faculdade podem conseguir um abatimento da mensalidade de um novo curso, em algumas instituições.

Bolsa Maturidade

Estudantes com 60 anos ou mais podem ganhar descontos em vários cursos de graduação, para continuar seus estudos!

A exigência costuma ser a participação no processo seletivo da faculdade, então vale consultar o site da instituição do seu interesse para verificar se ela oferece o benefício.

Bolsas nos sites especializados em descontos

Sites como o Educa Mais Brasil e o Portal Bolsas de Estudos conseguem descontos ao negociar com as faculdades e, por isso, conseguem oferecer até 80% de abatimento na mensalidade. O aluno pode entrar nestes sites e buscar as bolsas disponíveis por curso, por região ou por faculdade, entre outros critérios.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar seleciona estudantes com perfil de liderança e excelência acadêmica para receberem um auxílio financeiro. Também há outros apoios para que o aluno acelere seu desenvolvimento pessoal e profissional. Está disponível para quem busca fazer sua graduação tanto no Brasil como no exterior. Entre os critérios básicos estão a idade máxima de 34 anos e estar matriculado em uma universidade.

Programa Universidade para Todos (ProUni)

É o maior programa do país, aceito em diversas instituições privadas de ensino. Disponibiliza bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) a estudantes de baixa renda que não tenham condições de pagar a mensalidade. Ele tem duas edições por ano, e as inscrições são feitas na página oficial do programa na Internet.

Para solicitar, é preciso que o estudante:

  • Tenha participado do Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos, sem ter zerado a redação;
  • Não tenha diploma de ensino superior.

E ele deve atender a pelo menos um destes critérios:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou na rede particular como bolsista integral da própria escola;
  • Ser portador de alguma deficiência;
  • Ser professor de educação básica da rede pública de ensino, que esteja exercendo a função e faça parte do quadro permanente de funcionários. Neste caso, não é necessária a comprovação de renda.

O ProUni oferece dois tipos de bolsa de estudos:

  • Integral: para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Parcial: neste caso, a renda bruta mensal da família, por pessoa, deve ser de até três salários mínimos. O estudante ganha 50% de abatimento no valor da mensalidade.

O ProUni está disponível apenas em faculdades bem avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Como saber se uma faculdade oferece bolsa de estudos?

O ponto de partida é consultar com atenção o site da instituição e conhecer exatamente as modalidades que ela oferece e os critérios específicos de participação.

A disponibilidade de cada tipo de desconto também pode mudar com o tempo, a modalidade de ensino e até a unidade onde fica o curso. Fique de olho!

Quais faculdades concedem bolsas?

Boa parte das faculdades está interessada em ampliar seu número de alunos. Mas um critério fundamental é observar se a instituição é reconhecida pelo MEC, para garantir que o diploma terá validade no mercado.

Veja alguns exemplos de faculdades bem avaliadas que trabalham com bolsas de estudos:

Veja também:

Descubra quais os tipos de bolsa que o ProUni oferece

O que você achou das bolsas de estudo? Qual seria a melhor para você? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin