dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos na Unifacs

Há muitas opções de estudar em uma das melhores faculdades da Bahia pagando menos. Veja como obter o benefício na Unifacs!

A Universidade Salvador (Unifacs) tem grande tradição na Bahia e está presente também em muitos outros estados do Brasil. A oferta de cursos é ampla: são cerca de 60 graduações em várias áreas do conhecimento e nas modalidades presencial e a distância.

Todos os cursos da Unifacs estão credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), o que demonstra a sua qualidade. Os preços das mensalidades se mantêm na média do mercado. Mesmo assim, você pode estudar lá pagando ainda menos.

Se você se encaixar nos critérios de algum programa de bolsa ou financiamento, o caminho até o tão desejado diploma universitário fica mais fácil – e mais barato!

Descubra agora mesmo a diferença entre bolsa de estudos e financiamento e confira todas as opções oferecidas pela Unifacs!

Qual a diferença entre bolsa de estudos e financiamento?

Tanto as bolsas de estudo quanto os financiamentos auxiliam o estudante em sua caminhada universitária. Mas há uma diferença básica. Veja:

  • Bolsas de estudo: funcionam como descontos nas mensalidades. Podem ser integrais (100%) ou parciais (apenas uma porcentagem da mensalidade). É possível ganhar uma bolsa de estudos por mérito acadêmico ou por ter passado no processo seletivo de algum programa para estudantes de baixa renda, por exemplo. O benefício não gera nenhum tipo de dívida – ou seja, ao se formar, o estudante não precisa “devolver” o valor da bolsa.
  • Financiamento: o financiamento é como um empréstimo feito ao estudante, geralmente por uma entidade bancária, que arca com o pagamento de parte das mensalidades ou até da mensalidade integral. A dívida adquirida ao longo da graduação terá que ser quitada mais tarde. Os programas de financiamento costumam parcelar o pagamento em muitas vezes.

É preciso estar atento, pois muitas vezes alguns cursos específicos, como os de Medicina e Direito, não entram nos programas de bolsas e financiamentos.

Bolsas de estudo da Unifacs

Confira as possibilidades de bolsas disponíveis na Unifacs:

ProUni

A Unifacs participa do ProUni, uma iniciativa do governo federal que distribui bolsas de estudo em graduações presenciais e a distância. Para concorrer, o candidato tem que se encaixar nos critérios de renda do programa – renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

É preciso ter feito o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral de escola particular. Outra exigência é ter participado do Enem e obtido desempenho de pelo menos 450 pontos, sem ter zerado a redação.

A inscrição é feita online, na página oficial do ProUni. O site da Unifacs traz um link de acesso direto ao portal do programa.

Mérito Enem

A Unifacs mantém um programa de bolsas de estudo que premia os alunos que se destacaram nas notas do Enem. A porcentagem da bolsa varia de acordo como o desempenho no exame. Confira a relação entre a nota do Enem e o percentual do desconto:

  • De 300 a 349 pontos: 20%
  • De 350 a 500 pontos: 30%
  • De 501 a 650 pontos: 40%
  • De 651 a 750 pontos: 50%
  • De 751 a 850 pontos: 60%
  • De 851 a 900 pontos: 75%
  • Mais de 900 pontos: 100%

Para participar, basta comprovar a sua nota do Enem e começar a estudar com o desconto.

Vestibular Top 50

O Vestibular Top 50 da Unifacs oferece bolsas integrais aos 50 candidatos com melhor desempenho. São 30 bolsas distribuídas entre os cursos de bacharelado e licenciatura e 20 para as graduações tecnológicas.

O benefício dura até o final do curso, desde que o aluno conclua a graduação no tempo normal, quer dizer, sem repetir nenhum semestre. Por exemplo, o curso de Engenharia Civil tem duração de 5 anos, o que quer dizer que a bolsa do Top 50 para Engenharia Civil se estenderá até, no máximo, 5 anos.

Para concorrer, é só entrar em contato com a faculdade e se inscrever no processo seletivo Vestibular Top 50.

Empresas Conveniadas

A Unifacs tem convênio com cerca de 80 empresas, sindicatos e associações. Se você trabalha em alguma dessas empresas ou é associado de alguma dessas instituições, tem direito a abatimento nas mensalidades. O benefício vale também para aposentados e familiares dos trabalhadores.

Para ter direito ao desconto, é preciso estar regularmente matriculado em algum curso da Unifacs e entregar a documentação que comprove o vínculo com a empresa ou entidade na Central de Atendimento ao Estudante (CAE).

No site da faculdade, você pode consultar a relação completa das parceiras da Unifacs.

Bolsa Transferência

Se você estuda em outra faculdade e pedir transferência para a Unifacs, terá direito a uma bolsa parcial de estudos. É necessário ter cursado pelo menos um semestre na outra instituição.

As bolsas variam de acordo com o curso, unidade e turno de estudos, podendo ser de 30%, 40% ou 50%.

Descontos para pontualidade

A pontualidade também dá vantagens aos alunos da Unifacs: quem paga a mensalidade até o dia 30 de cada mês ganha um abatimento no boleto.

Financiamentos da Unifacs

Conheça agora duas modalidades de financiamentos para estudar na Unifacs:

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal voltado a estudantes de baixa renda – com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. O site da Unifacs traz links de acesso ao portal do FIES e a uma página com dúvidas frequentes. Lá, você encontra todas as informações bem detalhadas.

Outra exigência é ter prestado alguma edição do Enem de 2010 em diante, não ter zerado na redação e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas.

A dívida adquirida por meio do FIES só começa a ser paga depois da conclusão do curso, com prazo longo para quitação.

Crédito Estudantil

Esse é um programa de financiamento privado da Unifacs. Durante o curso, o participante do Crédito Estudantil paga somente 50% das mensalidades. O restante só começa a ser quitado depois da formatura.

É preciso ter um fiador com renda de pelo menos um salário mínimo. Somando os ganhos do fiador com a renda do próprio beneficiado, o valor tem que ser de, pelo menos, 2,5 vezes a mensalidade. Se a renda do fiador chegar a esse total, o estudante não precisa comprovar renda.

As condições para se inscrever e contratar o programa devem ser consultadas diretamente com a faculdade, que fará uma simulação de seu caso particular já com os valores exatos.

Outras faculdades que oferecem bolsas de estudo

Anote agora outras opções de faculdades reconhecidas pelo MEC que também trabalham com diversos programas de bolsas de estudo, descontos e financiamentos:

Veja também:

Descubra quais são os cursos disponíveis na Unifacs

Vai tentar alguma bolsa de estudos na Unifacs? Para qual curso? Deixe seus comentários aqui para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin