dcsimg

Saiba como conseguir bolsas de estudo para o Ensino Superior

Você não tem condições financeiras para pagar uma faculdade no momento? Este texto é para você que busca opções de bolsas no ensino superior!

Dificuldades financeiras e desejo de fazer faculdade

Muitos brasileiros e brasileiras buscam melhorar suas condições de vida por meio dos estudos.

Não são raras as vezes em que ouvimos de nossos pais, familiares, amigos e conhecidos que “estudar é o único caminho” para melhorar de vida.

O que muitos deles não nos disseram é que, infelizmente, para estudar também precisamos de dinheiro para pagar pela própria faculdade, pois não há vagas nas universidades públicas para todos.

Diante da constatação de que é preciso pagar pela faculdade e sabendo que dificilmente, na nossa realidade financeira, temos livre um orçamento de mais de R$ 1000,00 para investir na mensalidade, a faculdade se torna, muitas vezes, um sonho abandonado e guardado apenas como um desejo.

Contudo, é preciso que você saiba que existem opções que podem permitir a você cursar uma faculdade: estamos falando das bolsas de estudo.

Tipos de bolsas de estudo para Ensino Superior

Existem tipos distintos de bolsas. Quem sabe alguma delas não pode ser a que te ajudará a ingressar ou a manter-se na faculdade? Confira abaixo.

Bolsa de Estudo Governamental

Esse tipo de bolsa faz parte de projetos do governo que pretendem auxiliar estudantes, em sua maioria de classes menos favorecidas, a ingressarem na universidade. Trata-se, portanto, de um tipo de política pública do Estado.

Nesses casos, é preciso comprovar que se necessita da bolsa e, por isso, exige-se, entre outros documentos possíveis, o comprovante de renda familiar, a comprovação dos estudos na rede pública etc.

O mais significativo programa de bolsas financiados pelo Estado brasileiro é o ProUni.

  • ProUni (Programa Universidade para Todos)

É um programa do Governo Federal que, por meio dos resultados obtidos pelos alunos na prova do Enem, seleciona estudantes brasileiros para cursarem universidades privadas com bolsas de estudo de 50% ou 100%.

Bolsa de Pesquisa

Esse tipo de bolsa é concedido para um grupo ou um estudante que, por meio de um projeto de pesquisa apresentado, consegue uma bolsa de custeio para se manter enquanto estuda e conduz as investigações propostas, ou seja, enquanto realiza a própria pesquisa.

Normalmente, esse tipo de bolsa é fornecido para estudantes que já estão na faculdade, e o órgão mais importante no estímulo a esse tipo de bolsa é o CNPq.

  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

O CNPq é um órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da pesquisa no Brasil em diversas áreas do conhecimento.

No Ensino Superior, o CNPq oferta bolsa de Iniciação Científica (IC), que é válida durante um período de 12 meses para estudantes envolvidos em projetos de pesquisa aprovados pelo próprio órgão do CNPq e conduzidos por um professor orientador, com possibilidade de renovação do período.

  • FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)

A FAPESP também é um órgão de apoio à pesquisa que oferece bolsas de Iniciação Científica para alunos de graduação de diversos cursos em São Paulo.

Bolsas de Organizações não Governamentais

Existem diversas instituições sem fins lucrativos que promovem o apoio a estudantes no Ensino Superior por meio de concessão de bolsas de apoio.

Entre elas, você pode conhecer mais sobre:

  • Abeduq (Associação Brasileira pela Educação de Qualidade)
  • Educafro
  • Programa Escola da Família
  •  Bolsa Empresa
  • Fundação Estudar

Bolsas Institucionais

Esse tipo de bolsa é concedido pelas próprias faculdades e universidades de acordo com critérios estabelecidos por elas próprias.

Podem ser bolsas acadêmicas, também chamadas de bolsas por mérito, em que o aluno demonstra excelência de notas em seu currículo ou em uma prova aplicada.

Podem ser, por outro lado, bolsas socioeconômicas, em que, a partir da comprovação de certas condições financeiras e sociais, o aluno é beneficiado com a cobertura integral ou parcial de sua mensalidade.

Todos esses tipos de bolsas podem ser concedidos na modalidade integral, ou seja, cobrir 100% da mensalidade, ou parcial, e cobrir 25%, 50%, 70% da mensalidade.

Conheça algumas faculdades que contam com possibilidade de bolsa de estudos própria ou participam do ProUni:

Veja também:

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

Achou esse texto útil? Conseguimos te ajudar de alguma maneira?

Comente aqui embaixo porque você deseja ou precisa de uma bolsa de estudos na faculdade!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin