dcsimg

Descubra com quantos anos pode entrar na faculdade

Descubra qual a idade mínima para se matricular em uma faculdade no Brasil. Saiba também como entrar na faculdade.

Saber se existe uma idade mínima para fazer faculdade é uma dúvida comum entre os jovens. Especialmente para aqueles que ainda não completaram 18 anos, mas já estão focados em crescer profissionalmente.

A seguir, vamos responder a essa pergunta, explicar as diferentes formas de entrar na faculdade e também apresentar algumas boas opções de onde estudar. Continue lendo para conferir tudo!

Qual a idade mínima para entrar na faculdade?

Na verdade, não existe uma idade mínima ou máxima estabelecidas por lei para ingressar no ensino superior. Porém, é necessário já ter concluído o ensino médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Pode entrar na faculdade com menos de 18 anos?

Sim. Desde que o estudante já tenha concluído o ensino médio, ter menos de 18 anos não é um impedimento para ingressar na universidade.

Como entrar na faculdade

Há dois caminhos principais para ingressar no ensino superior:

  1. Fazer o vestibular interno de uma faculdade particular para começar logo o curso.
  2. Prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aguardar o resultado para utilizar a nota no Sisu, ProUni e Fies ou ingressar em uma faculdade privada sem fazer vestibular (ingresso direto).

A primeira opção é o caminho mais rápido para iniciar o ensino superior, porque as faculdades particulares costumam fazer várias edições do vestibular a cada semestre.

Inclusive, muitas instituições, como a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), oferecem o vestibular agendado, no qual o candidato escolhe data, local e horário da prova.

Como a concorrência nos vestibulares internos das faculdades privadas costuma ser bem menor do que no Sisu, ProUni e Fies, é muito mais fácil passar, independentemente do curso escolhido.

Algumas faculdades públicas também têm vestibulares internos em cada semestre. Porém, atualmente, a maioria seleciona os candidatos pela nota do Enem, por meio do Sisu.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Como mencionado, com a nota do Enem é possível participar do Sisu, ProUni, Fies e ingresso direto para tentar uma vaga na universidade.

Sisu

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é um sistema eletrônico mantido pelo MEC, por meio do qual instituições públicas de todo o Brasil disponibilizam vagas em seus cursos, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Para participar do Sisu, é preciso ter feito a última edição do Enem com nota acima de zero na redação. 

ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudos de 100% e 50% em faculdades privadas. Para participar, é preciso ter feito a última edição do Enem, com pontuação geral igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação.

Além disso, é preciso atender aos critérios socioeconômicos do programa, incluindo limites de renda familiar, para ter direito às bolsas. Os candidatos são selecionados pela nota do Enem.

Fies

O Fies permite ao estudante financiar as mensalidades de cursos superiores presenciais, para começar a quitar a dívida só depois de se formar.

Para participar do programa, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com média geral igual ou maior que 450 pontos e nota acima de zero na redação. Assim como no ProUni, a seleção dos candidatos se baseia na nota do Enem.

Ingresso direto

Ingresso direto é quando o estudante opta por utilizar a nota do Enem no processo seletivo de uma faculdade particular. Nesse caso, não é preciso fazer a prova do vestibular.

Além de ser o jeito mais rápido de aproveitar o resultado do Enem para entrar na faculdade, várias instituições oferecem bolsas de estudo de até 100% para os candidatos que optam pelo ingresso direto.

Onde estudar

Preparamos para você uma lista de boas faculdades que têm diferentes tipos de cursos reconhecidos pelo MEC e oferecem facilidades como bolsas de estudo e descontos, seja pelo vestibular interno ou ingresso direto com a nota do Enem.

Nelas você pode ter ensino de qualidade e mensalidades acessíveis ao mesmo tempo. Clique nos links abaixo para mais informações:

Veja também:

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Entenda como funciona uma faculdade a distância

Depois de ver que o único requisito para entrar na faculdade é ter concluído o ensino médio e que não existe uma idade mínima, responda nos comentários: você já decidiu qual curso vai fazer? 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin