dcsimg

Entenda como é possível conseguir desconto na faculdade

Sem grana para pagar os estudos? Veja aqui como é possível conseguir um desconto de até 100% na mensalidade da faculdade particular!

Muita gente não sabe, mas existem diferentes formas de conseguir desconto nas faculdades particulares.

Por isso, se você sonha em conquistar seu diploma, porém acha que a mensalidade não cabe no orçamento, continue com a gente! Vamos mostrar algumas alternativas para estudar e pagar menos (ou até de graça).

Veja a seguir quais são as principais opções de bolsas e descontos e o que é preciso para aproveitar essas facilidades.

Como conseguir desconto na faculdade?

Existem basicamente dois caminhos para conseguir um desconto na faculdade particular:

  • Conquistar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni), do governo federal.
  • Recorrer aos programas próprios de bolsas e descontos das instituições privadas.

Bolsas do ProUni: como conseguir

O ProUni oferece bolsas integrais (de 100%) e parciais (de 50%) em instituições particulares a estudantes brasileiros sem diploma do ensino superior.

Isso significa que, se for selecionado pelo programa, você vai pagar somente metade do valor da mensalidade ou terá um desconto de 100%, o que equivale a estudar de graça!

Porém, para ter direito a uma bolsa do ProUni, é preciso cumprir uma série de requisitos e passar por um processo seletivo, utilizando a nota do Enem. Veja como funciona:

  • Primeiro, é preciso prestar o Enem e obter no mínimo 450 pontos de média geral e não zerar na redação.
  • No ano seguinte ao que prestou o Enem, o candidato deve se inscrever no programa, que costuma ter duas edições (no primeiro e segundo semestre).
  • Os candidatos do ProUni são selecionados a partir da nota do Enem. De acordo com o curso, a nota mínima para conseguir uma bolsa (nota de corte) pode ser bem alta.

A inscrição no ProUni é gratuita e deve ser feita pela internet, no site do programa.

Mesmo sendo selecionado a partir da nota de corte, o candidato precisa comprovar (por meio de documentos) que cumpre todos os requisitos do programa para ter a bolsa concedida e começar a estudar.

Os candidatos precisam cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Ter feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública em exercício (só vale para cursos de licenciatura).

Existem ainda os limites máximos de renda familiar por pessoa:

  • Bolsas integrais: até um salário mínimo e meio
  • Bolsas parciais: até três salários mínimos

Descontos e bolsas oferecidos pelas faculdades

Como vimos, nem todo mundo pode concorrer às bolsas do ProUni, sem falar que há notas de corte para cada curso.

A boa notícia é que existe um jeito muito mais simples e sem burocracia nenhuma de conseguir desconto na faculdade — recorrer às alternativas oferecidas pelas próprias instituições.

Solicitando a bolsa diretamente à faculdade, sem intermediários, todo o processo fica mais rápido e descomplicado.

Conheça a seguir as principais modalidades de bolsas e descontos:

Bolsa Enem

Várias faculdades particulares, entre elas o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), oferecem bolsas de estudos aos candidatos que optem por utilizar a nota do Enem em seus processos seletivos.

Esses estudantes ainda ficam dispensados de fazer a prova do vestibular. O percentual de desconto na mensalidade varia de 30% a 70%, segundo a pontuação obtida no Enem, e pode chegar a 100% em alguns casos.

Para aproveitar a bolsa Enem, basta entrar em contato com uma instituição que tenha o benefício, apresentar a documentação básica exigida e fazer a matrícula no curso desejado.

Bolsa por desempenho no vestibular

Esse tipo de bolsa é concedido aos estudantes que têm melhor desempenho no vestibular interno das faculdades privadas.

Um exemplo é na Universidade Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial), onde os candidatos que acertam mais de 75% das questões na prova do vestibular tradicional ganham uma bolsa de 100%, válida durante todo o curso.

Descontos por convênio

Muitas faculdades possuem convênios com empresas e associações para a concessão de descontos nas mensalidades de seus cursos.

Em geral, os descontos também são válidos para filhos e cônjuges dos funcionários e membros das instituições conveniadas.

É preciso verificar diretamente com a faculdade quais são os convênios existentes e os percentuais de desconto em cada curso.

Desconto pela pontualidade no pagamento

Esse tipo de desconto vale para quem paga a mensalidade da até determinado dia do mês e costuma variar entre 5% e 20% sobre o valor cheio da parcela.

Onde estudar pagando menos

Veja abaixo uma pequena lista de faculdades que oferecem ensino de qualidade (cursos reconhecidos pelo MEC) e disponibilizam diferentes modalidades de bolsas e descontos a seus alunos. Clique nos links para mais informações:

Veja também:

Descubra como conseguir uma bolsa de estudo da Anhanguera

Conheça as 15 faculdades a distância mais baratas do Brasil

Depois de conhecer o caminho para conseguir um desconto na faculdade, conte para a gente nos comentários: qual curso você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin