dcsimg

Descubra como entrar na faculdade

Sabia que existem diferentes maneiras de conseguir vaga no ensino superior? Veja tudo agora mesmo!

Um dos momentos mais tensos na vida de qualquer pessoa é a hora de encarar o vestibular.

Dependendo do curso escolhido ou da faculdade, pode ser bem desafiador conseguir aquela vaga tão sonhada.

Mas o que talvez muita gente não saiba é que existem outras maneiras de entrar na universidade, além do temido vestibular – algumas bem simples, inclusive.

Se você está pensando em fazer um curso superior, que tal reservar uns minutinhos do seu dia para dar uma lida nas opções que apresentamos e escolher aquela que melhor se encaixa nos seus objetivos?

Veja a seguir como entrar na faculdade!

Como entrar na faculdade pelo vestibular tradicional

O vestibular tradicional você provavelmente já conhece, e a gente nem vai se alongar muito aqui.

É um sistema adotado por algumas universidades públicas e todas as particulares. Cada uma tem seu próprio modelo – umas com provas objetivas e redação, outras com provas objetivas e dissertativas. Algumas têm até provas de habilidades específicas.

As universidades públicas que ainda trabalham com vestibular – como é o caso da USP ou da Unicamp, por exemplo – têm um rígido sistema de provas.

Já nas particulares, como no Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e na Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais, há mais flexibilidade de formato, com alternativa de fazer, por exemplo, provas agendadas – uma boa pedida!

Como entrar na faculdade com a nota do Enem

Podemos dizer, seguramente, que o Enem é hoje o maior “vestibular” do país. Quem faz as provas mais famosas do Brasil tem mais chances de conquistar uma vaga na faculdade.

Só que o Enem, na prática, é um exame criado para avaliar o domínio dos candidatos sobre as matérias básicas do ensino médio. Por si só, essa prova não garante vaga em lugar nenhum.

As vagas mesmo são distribuídas por diferentes processos seletivos que usam a nota do Enem. É preciso se inscrever em um deles para concorrer a um lugar ao sol.

Quem faz o Enem pode participar de pelo menos três processos seletivos: o Sisu, o ProUni e o ingresso direto. Vamos trazer mais detalhes sobre eles a seguir.

Como entrar na faculdade pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, ou apenas Sisu, é o processo seletivo do governo federal que distribui vagas em universidades públicas de todo o país.

Boa parte das instituições federais, estaduais e municipais de ensino superior já aderiram ao programa. Por ano, são distribuídas quase 300 mil vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento, em todas as regiões brasileiras.

Para participar é muito simples: basta ter feito o Enem mais recente e não ter tirado zero na redação. Edições anteriores não valem.

Mas enquanto participar é simples, conquistar uma vaga não é tão fácil quanto parece. A concorrência é alta e isso faz subir as notas de corte. Por isso, só é contemplado o candidato que tem uma boa pontuação nas provas.

Cada edição do Enem permite que o estudante entre na disputa do Sisu duas vezes: no início do ano seguinte às provas ou no segundo semestre letivo. A segunda seleção é sempre menor que a primeira, com menos vagas disponíveis e menor variedade de cursos.

Algumas universidades que participam do Sisu: UFMG, UNB, UFRN, IFSP, UFRJ, UFBA, UFPE, UFPA, UEL e UFPR.

Como entrar na faculdade pelo ProUni

O ProUni é um programa que concede mais de 200 mil bolsas de estudos em faculdades particulares brasileiras todos os anos.

Nesse processo seletivo, consegue o benefício quem tem a maior nota no Enem mais recente (anteriores não valem). A disputa é bastante concorrida e tem vaga em tudo quanto é curso que você possa imaginar – até Medicina!

Para participar, além de ter feito o exame, os candidatos precisam se enquadrar em alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos, ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública (ou como bolsista integral em escola particular) e não ter diploma de nível superior. A pontuação mínima para entrar na corrida deve ser de 450 na média das provas, sem ter zerado a redação.

Dependendo da renda apresentada, o candidato pode conseguir uma bolsa integral ou parcial (que cobre metade do valor da mensalidade).

O ProUni também abre inscrições duas vezes ao ano. Com ele, você pode conseguir vaga em faculdades bem interessantes, como a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) ou o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Como entrar na faculdade sem fazer vestibular

Dá para entrar na faculdade particular sem passar pelo estresse de um vestibular ou de uma seleção concorrida, sabia?

Aqui temos três maneiras:

  • Ingresso direto pela nota do Enem – Quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010 pode conseguir uma vaga facinho, facinho. Basta, durante o processo seletivo da faculdade desejada, buscar a opção de “ingresso com a nota do Enem”. Aí o candidato informa os pontos que obteve em cada uma das provas e descobre se ganhou direito à vaga. Caso isso aconteça, só precisa levar o comprovante à faculdade, apresentar a documentação necessária e fazer sua matrícula. Além de fácil, é um processo quase sempre gratuito. Somente as faculdades particulares dispõem dessa opção, que serve para cursos a distância e presenciais, com exceção de Medicina.
  • Transferência – Quem já está matriculado em uma faculdade (ou seja: já passou por um processo seletivo) não precisa repetir a dor de cabeça se quiser mudar para outra instituição, mesmo que seja para outro curso. Por meio da transferência, os alunos podem migrar automaticamente para outra faculdade, desde que existam vagas à disposição. O trâmite é mais simples entre as instituições particulares. Para se transferir de uma particular para uma pública, o processo é bem mais complicado e varia de instituição para instituição.
  • Reingresso – Já fez algum curso superior? Então dá para voltar a fazer uma graduação sem precisar passar por um novo vestibular. Muitas instituições – inclusive as públicas – contam com sistema de reingresso facilitado para preencher vagas remanescentes. Informe-se no local onde você quer estudar. Nas particulares é bem mais fácil. Nas públicas pode haver uma prova, caso a procura seja maior que a oferta.

Faculdades que valem a pena

E já que você está aqui, que tal conhecer algumas faculdades que trabalham com diversos sistemas de seleção?

Nas que listamos a seguir, você pode entrar por meio do vestibular tradicional ou do agendado, pelo ProUni, por ingresso direto, transferência ou reingresso. Além de toda essa facilidade, são instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que trabalham com diversas facilidades de pagamento (bolsas, financiamentos, descontos e convênios).

Dê uma olhada:

Veja também:

Melhores faculdades EAD

Como você prefere entrar na faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin