dcsimg

Descubra como é o melhor jeito de fazer uma redação

Entenda como fazer uma redação e saiba como é a redação do Enem.

Será que existe uma fórmula pronta para fazer uma boa redação? Essa é uma dúvida bastante comum entre estudantes, especialmente entre aqueles que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Embora não exista uma fórmula mágica para garantir notas boas em seus textos, podemos apontar os passos básicos que você deve seguir. 

Com dedicação e muito treino, seguindo esses passos, com o passar do tempo você perderá o medo de escrever e conseguirá criar boas redações sem sofrimento.

Como fazer uma boa redação

O primeiro passo para fazer uma boa redação é entender o que se espera do texto que você vai escrever. Então, busque conhecer os critérios de avaliação e siga todas as diretrizes da proposta.

Outra dica importante é ter em mente a estrutura básica que um texto dissertativo (o mais comum para redações) deve conter: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, você deve lançar a ideia principal que será desenvolvida ao longo do texto.

No desenvolvimento, você deverá, como o nome sugere, desenvolver uma argumentação, buscando fundamentar seus pontos de vista com argumentos coerentes e fatos.

Na conclusão, você deve recapitular brevemente os principais pontos do desenvolvimento e resgatar a ideia central apresentada na introdução, sintetizando a tese construída ao longo do texto.

Outros tipos de redação

Além do estilo dissertativo, existem outros dois tipos principais de texto: descritivo e narrativo.

O texto descritivo deve trans­mitir informações sobre seu foco principal, para que o leitor crie na sua mente uma imagem do objeto, pessoa, sentimento ou ser descrito.

Já o texto narrativo tem como objetivo representar acontecimentos reais ou fictícios, envolvendo personagens e fatos que ocorrem num determinado tempo e espaço.

Dicas para uma boa redação

Veja agora três dicas simples que fazem toda a diferença na hora de desenvolver um texto:

  • Seja objetivo e expresse suas ideias com clareza, sem enrolar para “encher linguiça”.
  • Cuidado com as repetições. Ao notar que uma palavra já foi repetida duas vezes seguidas no texto, busque usar sinônimos adiante.
  • Cuidado com a ortografia e gramática. Erros gramaticais e ortográficos podem arruinar qualquer redação, então, tome cuidado para não “escorregar”.

Redação do Enem

A prova de Redação do Enem consiste em elaborar um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, contendo uma proposta de intervenção para uma questão social, política ou cultural apresentada (tema da redação).

No texto dissertativo-argumentativo, é preciso estruturar uma argumentação coerente e concisa para defender determinado ponto de vista.

Correção

As redações do Enem são corrigidas individualmente, por, no mínimo, dois professores cada. Na correção são avaliadas cinco competências demonstradas no texto:

  • Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar e organizar argumentos e fatos em defesa de um ponto de vista.
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O candidato pode tirar de zero a 200 pontos em cada competência. Sendo assim, a nota mínima que se pode tirar na prova de Redação do Enem é zero e a nota máxima é 1.000.

Como usar o resultado do Enem para entrar na faculdade

Depois de fazer a redação e demais provas do Enem, é hora de usar seu resultado para entrar na faculdade, seja pelo Sisu, ProUni, FIES ou ingresso direto em instituições privadas que aceitam a nota do Exame.

Onde estudar com a nota do Enem

Conheça agora algumas faculdades autorizadas pelo MEC que permitem ingressar direto com a nota do Enem, têm mensalidades acessíveis e ainda oferecem bolsas de estudos e descontos especiais aos alunos:

Saiba mais:

Descubra quais conteúdos você deve estudar pro ENEM

Entenda quantos pontos vale cada questão da prova do Enem

Depois de saber como se faz uma redação e entender como é a redação do Enem, conte para a gente nos comentários: qual faculdade você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin