dcsimg

Entenda como funciona a lista de espera do Sisu

Vai participar do Sisu? Então entenda agora tudo sobre a lista de espera e veja o que fazer se não conseguir uma vaga!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para ocupar as vagas das universidades públicas espalhadas por todo o país. 

O Sisu abre inscrições duas vezes ao ano (primeiro e segundo semestres), para cursos de graduação em diversas áreas de conhecimento. Para participar deste processo seletivo é necessário apenas ter realizado o último Enem. 

Como funciona a lista de espera do Sisu 

A lista de espera do Sisu é aberta logo após a divulgação dos estudantes selecionados na primeira chamada da seleção.

O Sisu disponibiliza para as universidades uma lista de espera para que possam ocupar aquelas vagas que não foram preenchidas no processo regular.

Muitas vezes isso acontece porque alguns candidatos não foram realizar a matrícula, por desistência ou perda de prazo, ou até por falta de documentação. 

Para participar da lista de espera o estudante deverá mostrar interesse no site oficial do Sisu, dentro de um prazo estabelecido no cronograma do processo seletivo.

Sendo que a lista só é válida para concorrer a uma vaga na primeira opção de curso selecionada pelo candidato no ato da inscrição. 

Como participar da lista de espera do Sisu 

Para participar da lista de espera do Sisu, o candidato deverá:

  • Acessar o site oficial do Sisu. 
  • Ir para “Boletim do Candidato”.
  • Clicar em “Participar da lista de espera” e aguardar a tela de confirmação do pedido.
  • Pronto! Agora só aguardar o resultado.

Esse processo geralmente inicia no dia em que é liberada a lista de convocados na primeira chamada do Sisu . Em 2020, ocorrerá entre 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

Algumas universidades exigem que o estudante também mostre o seu interesse em participar da lista de espera diretamente no site da instituição. Por isso, fique atento! 

Como ver o resultado da lista de espera do Sisu 

O resultado da lista de espera do Sisu não possui um prazo determinado, isso porque cada instituição fica responsável por realizar as novas chamadas, mas geralmente as convocações iniciam uma semana após o encerramento das inscrições para a lista.

Essas convocações podem ocorrer até mesmo após o início das aulas, por isso o estudante deverá estar sempre atento às informações divulgadas pela instituição. 

Se for selecionado, o estudante também deve ficar atento ao cronograma disponibilizado pela instituição para a realização da matrícula, assim como os documentos exigidos. 

O que fazer se não conseguir uma vaga no Sisu

Se você não conseguir ingressar em uma universidade pelo Sisu, não fique triste! Existem outras formas de entrar em faculdade com a nota do Enem, como o ProUni e o ingresso direto. 

ProUni

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) acontecem duas vezes ao ano (primeiro e segundo semestres) e, para participar da seleção e concorrer a bolsas parciais ou integrais, o estudante deverá:

  • Ter feito o último Enem.
  • Ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.
  • Comprovar renda familiar, de acordo com o tipo de bolsa escolhida: para bolsa integral (100%), comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e, para bolsas parciais (50%), de até três salários mínimos por pessoa. 

Além disso, o candidato deve se enquadrar em pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. 
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral. 
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral. 
  • Ser pessoa com deficiência. 
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, as bolsas são oferecidas exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda.

Ingresso direto pelo Enem 

Outra forma de entrar em uma faculdade com facilidade e sem nenhuma burocracia é por meio do ingresso direto, que utiliza o Enem.

Com o ingresso direto pelo Enem você entra na faculdade sem fazer vestibular e ainda concorre a bolsas de estudo e descontos diretamente com a instituição.

Para participar é necessário apenas ter feito alguma edição do exame, desde 2010, e não ter zerado nenhuma das provas, inclusive a redação.

As inscrições para o ingresso direto são feitas diretamente com as faculdades e podem ser realizadas durante quase todo o ano, pois geralmente existe alta demanda de novos estudantes, e os cursos estão constantemente com turmas em formação. 

Confira uma lista com algumas instituições, reconhecidas pelo MEC, que dispõem do ingresso direto pelo Enem:

Veja mais:

Descubra os cursos menos concorridos no Sisu 

Teste Vocacional Grátis  

Já escolheu o seu curso? Conte para a gente aqui nos comentários! 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin