dcsimg

Descubra como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC

Ao escolher uma faculdade para cursar o ensino superior, é fundamental que ela seja reconhecida pelo MEC. Descubra o que isso significa e onde encontrar essa informação.

A oferta de cursos do ensino superior está cada vez maior. O número restrito de vagas nas universidades públicas do país oportunizou que novas instituições particulares surgissem para atender à demanda crescente de vagas em cursos do ensino superior.  Atualmente, no Brasil, há mais de 2 mil instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC, a maioria delas faculdades privadas.

Em meio a tantas opções de instituições e modalidades de cursos, uma pergunta deve ser feita pelo estudante no momento de sua decisão: afinal, como saber se a faculdade de interesse oferece cursos de qualidade?

Felizmente, há uma forma de verificar isso para poder fazer uma escolha segura, trata-se da avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O que faz o Ministério da Educação?

A vasta oferta de instituições, cursos e modalidades requer do Ministério da Educação que atue como um órgão fiscalizador, estabelecendo critérios de avaliação e garantindo que o estudante tenha acesso a uma educação de qualidade.

Cabe ao MEC avaliar os cursos disponíveis, verificando se eles atendem aos critérios de qualidade estabelecidos que envolvem o currículo dos professores, do curso e também a infraestrutura de atendimento oferecida pela instituição. Apenas após a avaliação e aprovação do MEC é que a instituição poderá emitir diplomas válidos no mercado de trabalho.

Como funciona a avaliação do MEC

Com o objetivo de  garantir um padrão de qualidade nos cursos disponíveis no mercado tanto das faculdades privadas quanto públicas , o Ministério da Educação (MEC) conta com um sistema de avaliação que contempla todos os cursos de graduação disponíveis no mercado.

Para que um curso seja reconhecido e validado pelo MEC, a faculdade, antes de iniciar suas atividades, deve solicitar ao órgão o seu credenciamento. Quando credenciada, a instituição estará autorizada a abrir cursos de graduação.

Mas atenção: a faculdade e o curso precisam ser reconhecidos para emitir diplomas válidos, e não apenas credenciados.

No momento em que a primeira turma de determinado curso completar 50% da sua carga horária, a instituição e o curso poderão ser avaliados pelo MEC para que o curso seja, finalmente, reconhecido.

Se a faculdade for bem-avaliada em todos os critérios do Ministério, ela poderá emitir diplomas válidos.

A importância de um diploma válido

Estudar em uma faculdade que oferece diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação é fundamental, pois somente assim o estudante terá a garantia de que seu diploma será, também, reconhecido no mercado de trabalho e em concursos públicos.

Além disso, somente com um diploma válido o estudante pode concorrer a vagas de mestrado e se matricular em cursos de pós-graduação e especialização.

A avaliação de cursos a distância ou semipresenciais

Além dos tradicionais cursos presenciais, atualmente, há também muitos cursos nas modalidades a distância (EAD). No caso dos cursos EAD, eles se dividem entre cursos online e semipresenciais. Essa classificação diz respeito à forma como o estudante cumprirá sua carga horária de aulas no curso.

No caso de um curso a distância, as aulas são gravadas e disponibilizadas online. Em um curso semipresencial, o estudante assiste a uma parte do seu curso online e outra parte deve ser feita presencialmente. Nas formações online, o aluno apenas realiza provas, apresentações de seminários e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no polo de apoio.

Todos os formatos de cursos são avaliados da mesma maneira pelo MEC e respondem aos mesmos critérios de avaliação, garantindo que todos os alunos recebam um diploma igualmente válido.

Onde encontrar a avaliação de uma faculdade

Como dissemos, antes de optar por uma faculdade é muito importante pesquisar se a instituição de sua escolha é bem-avaliada pelo Ministério da Educação.

Felizmente, fazer isso é muito simples: basta acessar o site do Ministério da Educação, o e-MEC, e fazer a consulta das notas dos cursos e instituições avaliados pelo Ministério. No site, você deve clicar em “Consulta Avançada”. Nesse caminho, é possível realizar uma busca pelo nome da instituição, por estado e município ou pelo nome do curso.

Opções de boas faculdades reconhecidas pelo MEC

Para te ajudar nessa busca, selecionamos algumas faculdades bem-avaliadas pelo MEC, que oferecem cursos em variadas áreas, modalidades e estados do país:

Agora que você já sabe as principais dicas para não errar na escolha do seu curso superior, pesquise, reflita sobre seu perfil e faça sua escolha!

Leia também:
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Já sabe o que quer estudar? Então deixa um recado nos comentários compartilhando com a gente qual é o seu plano para a graduação!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin