dcsimg

Descubra como terminar o ensino médio

Saiba agora mesmo como finalizar os estudos e já se planejar para o ensino superior!

A ascensão na vida profissional é o que move brasileiros a seguir os estudos, buscando novos níveis de ensino. E concluir o Ensino Médio é o primeiro passo para alcançar o diferencial na carreira.

Contudo, sabemos que nem sempre é possível terminar o Ensino Médio no tempo e idade indicados. Pensando nisso, vamos te dar dicas para finalizar essa etapa e já começar a se preparar para uma faculdade. Veja a seguir!

Conheça o programa EJA – Educação de Jovens e Adultos

O Governo reconhece a necessidade de trabalhos e programas específicos para mulheres e homens adultos que ainda não possuem a formação básica. Por isso, criou alguns programas que oferecem o diploma dos ensinos Fundamental e Médio a jovens e adultos que não tiveram acesso aos estudos na idade adequada.

Estes programas se dividem entre cursos e avaliações: o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos), os cursos EJA (Educação para Jovens e Adultos), os CEEJA (Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos), além do PEP (Programa de Educação nas Prisões).

Saiba mais sobre cada um deles:

EJA

Mais de mil escolas estaduais em São Paulo já oferecem aulas nos moldes da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Neste programa, as aulas do Ensino Fundamental são oferecidas a jovens e adultos de no mínimo 15 anos, enquanto o ingresso no Ensino Médio exige uma idade mínima de 18 anos.

Neste programa, o aluno consegue concluir um ano do ensino regular a cada seis meses de estudo.

PEP

O EJA também está disponível para jovens e adultos presentes no sistema prisional por meio do Programa de Educação nas Prisões (PEP).

Neste caso, professores do estado de São Paulo lecionam as disciplinas dos ensinos Fundamental e Médio na modalidade EJA em escolas estaduais mantidas em funcionamento de acordo com estabelecimentos penais.

CEEJA

O Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos promove cursos do Ensino Fundamental e Ensino Médio com carga horária de estudos totalmente flexível.

O curso é baseado na eliminação de matérias e aproveitamento dos estudos do aluno. O acompanhamento do estudante é feito com atendimento individualizado, para orientação e realização das avaliações.

Esta modalidade é oferecida a adultos com mais de 18 anos, e conta material gratuito entregue no ato da matrícula bem como orientação para desenvolvimento de um plano de estudos.

ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (ENCCEJA) é indicado a partir dos 15 anos para quem precisa concluir o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

O exame acontece anualmente e é promovido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão federal responsável também pelo Enem. Na prova, são avaliadas habilidades e conhecimento de seus participantes para conclusão dos ensinos Fundamental e Médio.

O ENCCEJA é o programa mais buscados dentro do EJA devido à agilidade para conclusão do ensino básico, já que acontece por meio de uma prova. Se esta modalidade chamou sua atenção, entenda como funciona o exame.

A prova do ENCCEJA

O exame acontece em apenas um dia e conta com 120 questões de múltipla escolha, divididas em quatro provas objetivas:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e redação ;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Se você também não possui o diploma do Ensino Fundamental é importante saber que, sendo maior de 18 anos, você pode realizar apenas um exame para o diploma do ensino básico completo (ensinos Fundamental e Médio).

Fique de olho no calendário oficial do ENCCEJA para saber quando participar e não perder a oportunidade de conquistar seu diploma.

E depois do Ensino Médio?

Chegou a hora de pensar na faculdade! Já está sonhando com a graduação, mas não sabe onde estudar? Separamos algumas das instituições de ensino reconhecidas e avaliadas pelo MEC, com cursos completos nos formatos presencial e a distância, para você não perder mais tempo e começar sua faculdade o quanto antes!

Seja na área de Humanas, Exatas ou Biológicas, escolha um curso e a instituição mais adequada para você! Veja:

Acompanhe também:

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC

Confira a lista com todos os cursos que a Anhanguera oferece

Assim fica mais fácil saber como dar uma guinada nos estudos, não é? Conte nos comentários qual a faculdade dos sonhos que você deseja começar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin