dcsimg

Descubra como usar a nota do Enem de diversas formas

Veja 5 formas de usar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio para ingressar no ensino superior!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem como objetivo avaliar o desempenho escolar e acadêmico do estudante, abre um leque de opções para quem deseja começar uma graduação.  

As provas ocorrem em dois domingos consecutivos, geralmente no mês de novembro. Logo após o resultado, uma série de processos seletivos para bolsas de estudo é aberta.  

Vamos conhecer agora 5 formas de utilizar a sua nota do Enem para ingressar em uma instituição de ensino superior.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorre logo após o resultado do Enem e disponibiliza vagas em instituições públicas.  

Nesse programa do governo federal, o aluno insere a sua nota do Enem anterior à seleção para participar. Não se exige uma renda máxima per capita ou uma nota mínima para concorrer à vaga desejada.

Enem (nota complementar)

Em algumas universidades públicas, os alunos que não alcançaram a nota necessária para ingressar no curso desejado podem levar a sua pontuação do Enem para complementar.  

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das que fazem esse processo até para o curso de Medicina, um dos mais concorridos da instituição.   

Para participar, é necessário verificar o edital e os requisitos da universidade na qual você deseja ingressar.  

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para alunos que fizeram o Enem anterior à seleção.  

Para concorrer, o estudante precisa ter alcançado no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e na redação, além de não ter zerado nenhuma matéria.  

Além das exigências acima, é necessário que esse aluno não tenha diploma de ensino superior e atenda a um dos requisitos abaixo:  

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada na condição de bolsista integral;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada na condição de bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisitos de renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo Federal que financia cursos superiores das instituições particulares.

Para se inscrever no processo seletivo o candidato precisa ter realizado o ENEM, a partir da edição de 2010 e ter obtido média provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.

O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano e aluno precisa realizar a inscrição no site do Fies.

Enem (ingresso direto)

Por conta do grande crescimento do Enem, muitas instituições particulares passaram a adotar a nota do exame no processo seletivo — algumas exigindo apenas que o aluno não tenha zerado nenhuma das provas.  

O candidato não precisa realizar nenhuma outra avaliação. Ele apenas insere a nota do Enem no ato da inscrição e aguarda a avaliação da faculdade, que dura em média 48 horas. Após esse processo, já pode se matricular.

Em algumas faculdades a distância, nem é necessário se dirigir à instituição: basta o aluno enviar a documentação no próprio sistema da faculdade que o acesso já estará disponível.  

Fizemos uma lista de faculdades reconhecidas pelo MEC que fazem essa seleção diretamente pelo Enem e também participam de programas como ProUni e Fies:

Essas faculdades também oferecem bolsas de estudo e financiamentos próprios.  

Veja também:

Tem Fies para curso a distância?

Vai fazer o Enem? Conte para a gente nos comentários como você vai usar a sua nota!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin