dcsimg

Cronograma Encceja: Confira todas as datas importantes

Confira um resumo completo do cronograma do Encceja com todas as datas que você não pode perder!

Conhecer todos os prazos e datas do cronograma do Encceja é fundamental para quem pretende conseguir o certificado do ensino fundamental ou médio através do Exame.

Encceja é a sigla do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, realizado pelo Inep e destinado à pessoas que não puderam terminar os estudos na idade certa.

Preparamos um resumo completo do cronograma Encceja 2018, para que você não perca nenhuma data importante, consiga terminar seus estudos e assim possa iniciar uma nova etapa na vida!

Cronograma do Encceja 2018: inscrição e provas

O cronograma oficial do Encceja 2018, fixado no edital do Exame, estabelece como prazo para a realização das inscrições das 10h do dia 16/04/2018 às 23h59 do dia 27/04/2018, horário oficial de Brasília-DF.

As inscrição só puderam ser feitas pela internet, no site do Encceja-Inep. A participação no Encceja é voluntária (não obrigatória) e totalmente gratuita, ou seja, o candidato não precisa pagar nenhuma taxa para se inscrever e fazer as provas.

Na inscrição cada candidato precisou cadastrar um endereço de e-mail válido e uma senha. A senha cadastrada serve para acompanhar o processo de inscrição e ter acesso ao cartão de confirmação, assim como aos resultados individuais do Encceja.

Vale mencionar que quem se inscreveu no Encceja 2018 e não compareceu às provas precisará justificar a ausência para se inscrever no Exame em 2019.

Para fazer a justificativa será preciso apresentar um atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência. Caso não tenha como justificar sua ausência, o candidato precisará pagar uma taxa se quiser prestar o Encceja 2019.

Cartão de confirmação

Os cartões de confirmação do Encceja 2018 foram disponibilizados a partir do dia 23/07/2018, através da Página do Participante, no site do Encceja-Inep.

No cartão de confirmação constam dados importantes como: número de inscrição do candidato, data, horário e local de realização das provas, certificação desejada (ensino fundamental ou médio) e instituição certificadora escolhida.

Como você verá em outro tópico, será preciso procurar a instituição certificadora após a divulgação do resultado do Exame, na condição do candidato atingir a pontuação mínima necessária para pedir o certificado do ensino fundamental ou médio.

Data das provas

As provas do Encceja 2018 foram realizadas no dia 05/08/2018.  

Divulgação dos gabaritos

Os gabaritos das provas do Encceja Nacional 2018 foram divulgados dia 17/08/2018, no Portal Inep.

Porém, como os cadernos de questões não foram disponibilizados, a divulgação dos gabaritos não foi útil para que os candidatos pudessem ter uma noção de quantas questões acertaram.

Quando sai o resultado do Encceja 2018

De acordo com o Inep, os resultados individuais do Encceja poderão ser acessados no dia 12 de novembro de 2018.

Como consultar seu resultado

Para consultar seu resultado, você deve acessar a Página do Participante no site do Encceja Nacional 2018.

Na Página do Participante você deve informar o número do seu CPF, a senha cadastrada no ato da inscrição, selecionar a figura correspondente à palavra e clicar em “enviar”.

Caso tenha esquecido a senha, clique em “esqueci minha senha” para receber um novo código de acesso por e-mail.

Na tela seguinte, selecione a opção “Encceja 2018” e confira quantos pontos você obteve em cada uma das provas.

Para ser aprovado é necessário fazer pelo menos 100 pontos em cada prova e tirar uma nota igual ou maior que 5 na redação.

Como solicitar seu certificado de conclusão do ensino médio

Depois de conferir o resultado do Encceja, o candidato que atingiu a nota mínima em todas as provas precisa procurar a instituição certificadora que escolheu no ato da inscrição para pedir o certificado de conclusão do ensino médio.

Você pode verificar essa informação na Página do Participante ou no cartão de confirmação do Encceja 2018.

Ao procurar a instituição certificadora (secretaria estadual ou instituto federal de educação) você deve levar o Boletim do Participante (que pode ser acessado pela Página do Participante) impresso e seus documentos pessoais (identidade e CPF).

Você preencherá um requerimento para solicitar o certificado de conclusão e receberá um protocolo, que precisa ser guardado.

O prazo para expedição do certificado de conclusão do ensino médio dura em média de 45 a 60 dias, mas é importante se informar sobre o prazo quando for fazer a solicitação.

O processo para pedir o certificado do ensino fundamental ou médio é o mesmo.

Como usar o resultado do Encceja para entrar na faculdade

Depois de passar no Encceja e tirar seu certificado do ensino médio, você estará pronto para entrar na faculdade e conquistar oportunidades de emprego e renda cada vez mais altas.

Uma das opção é fazer a próxima edição do Enem, daqui a um ano, e depois tentar uma vaga em universidades públicas de todo o país através do Sisu.

Fazer o Enem também é um pré-requisito para participar de programas do governo como Prouni e Fies, para concorrer a uma bolsa de estudos ou financiamento em universidades privadas.

Mas, para quem tem pressa e não quer esperar mais de um ano para entrar na faculdade, a alternativa é se matricular em uma faculdade particular. Para isso você precisará fazer a prova da instituição (vestibular).

Não é preciso esperar seu certificado de conclusão de conclusão do ensino médio sair para procurar uma faculdade e fazer o vestibular, você pode usar o protocolo do requerimento (e levar o certificado quando ficar pronto).

Onde estudar

Segue uma pequena lista de faculdades particulares reconhecidas pelo MEC onde você pode se matricular logo depois de ser aprovado no Encceja 2018.

Essas instituições oferecem cursos presenciais e à distância (EAD), modalidade de ensino excelente para quem precisa conciliar trabalho e estudos.

Além disso, as faculdades abaixo oferecem a seus alunos programas de bolsas de estudo, crédito estudantil facilitado e diferentes tipos de desconto.

Veja também:

Entenda de uma vez por todas como funciona o ENEM

O que é EAD?

Depois de ficar por dentro do cronograma Encceja 2018, conte para gente nos comentários: você pretende entrar logo na faculdade? Qual curso vai fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin