dcsimg

Saiba tudo sobre o Encceja

Quer se formar? Então é hora de entender o que é o Encceja, para quem é e como se inscrever no exame.

O Encceja – ou  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – é uma prova reconhecida pelo MEC – MInistério da Educação – 100% gratuita.

Realizado anualmente, o exame tem o objetivo de avaliar competências e conhecimentos de jovens e adultos de todo o território nacional.

Além disso, o exame também cumpre com o objetivo de ajudar o participante a validar sua conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Encceja pelo Brasil

O exame acontece anualmente, sempre no começo do segundo semestre. Em 2018,  contou com cerca de 356.326 provas realizadas para o Ensino Fundamental e 1.339.281 para o Ensino Médio e, ao todo, avaliou 1.695.607 pessoas, um recorde de inscrições, de todo o Brasil, tendo sido aplicada em 592 municípios, 28 a mais que em 2017, de todo o território nacional.

Quem pode participar?

Todos podem participar do exame, que tem como pré-requisito somente o critério da idade.

Para obter a Certificação do Ensino Médio, não é obrigatória a conclusão do Ensino Fundamental, mas é preciso ter pelo menos 18 anos completos na data do exame.

No caso da certificação do Ensino Fundamental, o requisito é ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame.

Como funciona a prova do Encceja?

O exame do Encceja propõe uma avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos pelo participante ao longo de todo o seu processo escolar, mas também em outros ambientes além da escola, como a família, o trabalho, os movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, por exemplo.

O Encceja é composto por quatro provas nas áreas humanas, biológicas e exatas, de temáticas diferentes.

Para o ensino fundamental as provas são as seguintes:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

  • Matemática
  • Historia e Geografia
  • Ciências Naturais

Para o ensino médio as provas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Faça sua inscrição no Encceja

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é uma prova anual cuja inscrição é gratuita e pode ser feita no portal do Inep, pelo link do Encceja Nacional.

No ato da inscrição, pelo site, o participante deve informar:

  • Endereço de e-mail individual e número de telefone celular válidos
  • Se é necessário algum atendimento especializado e/ou específico
  • O tipo de certificação de conclusão de ensino que está buscando (ensino Ensino Fundamental ou ensino Médio)
  • As provas que você deseja ter a certificação (caso já tenha uma declaração de proficiência de alguma área)
  • A Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia onde vai pedir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência.

Além de informar esses dados, ao final da inscrição, também  é preciso preencher um Questionário Socioeconômico.

Para fazer a inscrição no Encceja, o participante deverá informar o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e, caso tenha idade inferior a 15 anos, e não possua ainda o CPF, o número do Documento de Identidade.

Perdi a prova do ano passado, e agora?

Não se preocupe. Se por algum motivo você não conseguiu realizar a prova para a qual já havia se inscrito, é possível fazer a inscrição e realizar o exame sem pagar nada no ano seguinte. Para isso, basta justificar a sua ausência no sistema de inscrição de 2019.

Caso você não justifique a sua ausência no exame, será preciso pagar uma taxa referente ao  custo do exame a ser divulgado no ano seguinte no edital.

Após o Ensino Médio, matricule-se em uma boa faculdade

Com seu certificado de conclusão do Ensino Médio em mãos, é hora de decidir em qual curso superior você irá se matricular.

Para isso, há diversas boas opções de faculdades com cursos online e presenciais, e preços acessíveis, em todo o Brasil.

Algumas opções são:

Veja também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Agora que você já sabe como fazer o Encceja, que tal deixar um comentário sobre o que achou da prova e como se saiu?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin