dcsimg

Escolas particulares: Conheça as vantagens do ensino privado

Descubra como saber se a escola é reconhecida pelo MEC, as diferenças entre escola particular e pública, e as instituições com as melhores notas no ENEM. 

Quando falamos sobre Educação Básica no Brasil, sempre fica o debate: o que é melhor, escola pública ou escola particular? 

Para sanar todas as suas dúvidas, preparamos um post contando como a escola particular prepara o aluno para o mercado de trabalho e para a vida. Acompanhe!

A história da Educação Privada no Brasil

A escola particular no Brasil nasceu em 1533 quando os Franciscanos fundaram o primeiro estabelecimento de ensino, na Bahia. 

Ao longo dos séculos, a educação privada passou por muitas mudanças, mas as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, aceleraram o processo de consolidação do ensino particular em 1831. 

O ensino primário e secundário, que até o momento era responsabilidade exclusiva do governo de cada província, foi descentralizado, ampliando a atuação da escola particular no Brasil. 

Desde então, a presença do ensino privado na educação brasileira tem sido essencial na formação e desenvolvimento da sociedade como um todo. Segundo o Censo Escolar de 2018, 8 milhões de alunos estudam em escola particular. 

Como saber se a escola é reconhecida pelo MEC

Este assunto é muito comentado entre as instituições de ensino superior, mas você sabe como checar se a escola da sua criança é reconhecida pelo MEC?

Toda escola, seja ela de Educação Básica ou Ensino Superior precisa ser autorizada para poder funcionar, do contrário, ela estará atuando de forma irregular. 

Antes de realizar a matrícula na escola, é importante checar se a mesma é reconhecida e autorizada pelo governo. O que muita gente não sabe, porém, é que essa autorização muda conforme a etapa de ensino. 

Como assim? Calma, já vamos explicar.

Berçários, maternal e pré-escolas

As escolas do Ensino Infantil são de responsabilidade do governo municipal, isso vale tanto para as instituições públicas como para as privadas. Sendo assim, caso você queira saber se a escola é autorizada, basta entrar em contato com a Secretaria da Educação da sua cidade. 

Escolas do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA

No caso dessas etapas de ensino, a Secretaria Estadual de Educação é o órgão que regulamenta as escolas particulares e públicas, com exceção para a Educação de Jovens em Adultos (EJA) que, às vezes, pode ser encontrada na rede municipal. 

Ensino Superior

As universidades e instituições de Ensino Superior por sua vez, são de responsabilidade do Ministério da Educação. No site do MEC, você encontra um catálogo com uma lista das faculdades credenciadas, bem como os cursos autorizados. 

Escola pública vs. escola particular

Quando pensamos em Ensino Superior, a educação pública é vista como referência não só no Brasil, mas mundialmente. Porém, quando olhamos para o Ensino Básico, o cenário é um pouco diferente. 

De acordo com o Censo Escolar de 2018, aproximadamente 44 milhões de alunos estão matriculados no país. Destes, 36 milhões são de escolas públicas. A diferença é enorme quando comparado aos alunos da rede privada, 8 milhões. 

Mas por que?

A principal resposta é: falta de investimento público. Muitas vezes, os municípios e estados carecem de dinheiro e o resulto fica nítido: escolas abandonadas, com péssima infraestrutura e falta de acesso aos materiais básicos de ensino.

Com esta situação, a escola particular tem sido a escolha de muitos pais na hora de matricular os seus filhos. 

Abaixo citamos algumas diferenças:

  • Espaço: segundo a lei, o aluno necessita de um espaço equivalente a 1m². A superlotação das escolas públicas dificulta o processo de aprendizado e desenvolvimento dos estudantes;
  • Recurso: normalmente, as escolas particulares dispõe de mais recursos e melhor infraestrutura como quadras poliesportivas, salas de informática e tecnologia como um todo;
  • Evasão: a taxa de evasão na escola pública também é maior quando comparada ao ensino particular, principalmente nos 9º ano do Ensino Fundamental. Em 2018, o Ensino Médio registrou 197 mil alunos a menos que no ano anterior na educação pública.  

Escolas com as maiores notas no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais esperadas do ano por milhares de alunos. Criado em 1998, as notas do ENEM servem como porta de entrada nas universidades públicas brasileiras, através do do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além disso, o exame é a principal forma que o governo tem para avaliar a qualidade do Ensino Médio Brasileiro. 

Todo ano, são divulgados ranking das melhores escolas no ENEM. Baseado nos dados divulgados, a plataforma Melhor Escola fez uma lista levando em conta escolas que possuem bolsa de estudos, por estado. 

Confira:

A época de matrículas está quase chegando ao fim! E você, já matriculou sua criança? Conta pra gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin