dcsimg

Saiba se a faculdade Pitágoras é boa e veja sua nota no MEC

A Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) é uma instituição mineira, de  Belo Horizonte, que surgiu no ano de 2000 com apenas o curso de Administração de Empresas.

São quase 20 anos de atuação e, durante esse tempo, a universidade aumentou não somente o número de graduações como os estados em que está presente. Hoje, a Faculdade Pitágoras tem unidades em pelo menos 12 estados brasileiros.

São dezenas de cursos de graduação de bacharelado, licenciatura e grau tecnológico, em todas as áreas do conhecimento. Além disso, a faculdade tem pós-graduação, curso de extensão – voltado para a capacitação profissional -, cursos livres e ainda um centro de idiomas!

Ela faz parte da Kroton Educacional, maior grupo brasileiro de educação. A Kroton tem seu trabalho concentrado para cursos de graduação, pós-graduação e capacitação profissional em mais de 50 pólos do país.

Conheça as unidades da Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS)

Acre
Pitágoras Rio Branco

Alagoas
Pitágoras Arapiraca
Pitágoras Maceió

Bahia
Pitágoras Alagoinhas
Pitágoras Bom Jesus da Lapa
Pitágoras Brumado
Pitágoras Camaçari
Pitágoras Saúde de Eunápolis
Pitágoras Eunápolis
Pitágoras Feira de Santana
Pitágoras Irecê
Pitágoras Jequié
Pitágoras Luís Eduardo Magalhães
Pitágoras Santo Antônio de Jesus
Pitágoras Serrinha
Pitágoras Teixeira de Freitas
Pitágoras Vitória da Conquista (em breve)

Ceará
Pitágoras Aracati
Pitágoras Ceará
Pitágoras Centro
Pitágoras Juazeiro do Norte
Pitágoras Sobral

Espírito Santo
Pitágoras Guarapari
Pitágoras Linhares
Pitágoras Serra

Goiás
Pitágoras Goiânia
Pitágoras Luziânia

Maranhão
Pitágoras Bacabal (em breve)
Pitágoras Imperatriz
Pitágoras São Luiz
Pitágoras São Luiz II

Minas Gerais
Pitágoras Afonso Pena
Pitágoras Antônio Carlos
Pitágoras Betim
Pitágoras BH – Barreiro
Pitágoras BH – Cidade Acadêmica
Pitágoras BH – Raja Gabaglia
Pitágoras BH – Timbiras
Pitágoras BH – Venda Nova
Pitágoras Contagem
Pitágoras Divinópolis
Pitágoras Governador Valadares
Pitágoras Guajajaras
Pitágoras Ipatinga
Pitágoras Itabira
Pitágoras Poços de Caldas
Pitágoras Pouso Alegre
Pitágoras Ribeirão das Neves
Pitágoras Uberlândia

Paraíba
Pitágoras Campina Grande
Pitágoras João Pessoa
Pitágoras João Pessoa II

Pará
Pitágoras Altamira
Pitágoras Ananindeua
Pitágoras Marabá
Pitágoras Paragominas (em breve)
Pitágoras Santarém
Pitágoras Tucuruí

Paraná
Pitágoras Londrina

Pernambuco
Pitágoras Belo Jardim
Pitágoras Caruaru
Pitágoras Jaboatão dos Guararapes

São Paulo
Pitágoras Votorantim – Sorocaba

Rio Grande do Norte
Pitágoras Mossoró
Pitágoras Natal

Modalidades dos cursos

Os cursos da Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS), distribuídos entre as unidades citadas acima, estão divididos em três modalidades: presencial, semipresencial e 100% online.

A modalidade presencial  é aquela que já conhecemos. O aluno tem que comparecer presencialmente de segunda à sexta para assistir aulas, apresentar trabalhos, fazer provas etc. É também a modalidade mais cara e a que mais leva tempo para ser concluída (geralmente quatro anos).

As duas últimas modalidades podemos colocar numa categoria especial, porque em ambas não há necessidade de comparecimento às instituições todos os dias. Elas também podem ser chamadas de faculdade a distância ou EAD. Mas existem diferenças entre elas. Vejamos quais são.

Na modalidade semipresencial o aluno só precisa comparecer na instituição um ou dois dias por semana. Nos outros dias ele estuda em casa pela internet e é acompanhado por um tutor. O valor do curso nessa modalidade é um pouco mais acessível do que o presencial.

Já na modalidade 100% online o aluno só precisa ir à faculdade uma vez durante o semestre para realizar provas, no máximo. Isso porque as aulas são gravadas, e o aluno pode assistir online em qualquer lugar, quando preferir.

Cada aluno também tem à sua disposição um tutor online que pode ajudá-lo com conteúdo e dúvidas. Nesse formato também existem fóruns online onde é possível interagir com colegas e professores. E o melhor de tudo: nos curso 100% online as mensalidades são pelo menos 80% mais baratas. Bom, né?

Forma de ingresso na Pitágoras

Existem várias formas de você estudar na Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) e, agora, nós vamos conhecer cada uma delas. Confira!

Primeiro, sempre é possível entrar direto na instituição com a pontuação do Enem e de lambuja ainda pode ganhar bons descontos nas mensalidades ou até bolsas de estudo. Mas existem outras opções.

No caso de ser sua primeira graduação, o meio mais tradicional de entrar na Faculdade Pitágoras é através do bom e velho vestibular. Primeiro, você escolhe qual dos inúmeros cursos da instituição quer fazer, o campus onde pretende estudar e a modalidade de ensino que melhor o atende – presencial, semipresencial, 100% online.

O próximo passo é fazer a inscrição online no site da faculdade, na instituição que você escolheu. Por último, é só comparecer no campus da prova no dia e horário marcados e aguardar o dia para fazer a matrícula.

Outro meio para entrar na Faculdade Pitágoras é pedindo transferência para a instituição. Como isso funciona?

Vamos supor que você já faz uma graduação em outra universidade, mas ficou sabendo que a Pitágoras é boa e quer estudar lá. Nesse caso, você precisa fazer uma transferência, ou seja, deixar a faculdade que estuda atualmente para terminar o curso na Pitágoras.

Para a transferência ser efetuada é preciso informar à faculdade atual o desejo de mudar de instituição e solicitar os documentos necessários para transferir o curso. O prazo para se buscá-los será informado e, com os documentos em mãos, deve-se dirigir até a Pitágoras para realizar a entrega.

Caso opte por fazer uma segunda graduação na Faculdade Pitágoras, não será necessário prestar vestibular, Enem ou participar de algum processo seletivo. Basta apresentar os documentos (pessoais, diploma e histórico escolar) para a secretaria da faculdade analisar e informar saber quais disciplinas poderão ser eliminadas e a partir de que ponto o curso pode ser iniciado.

Essa análise é necessária principalmente se forem cursos afins, com matérias em comum, para que não haja perda de tempo com conteúdo que já foi visto anteriormente.

A última forma de ingresso na Pitágoras é fazendo uma pós-graduação, podendo ser a nível de especialização, MBA, mestrado ou doutorado. A pós-graduação é um curso superior acima da graduação, como o nome já diz. Seja qual for sua escolha você deve comparecer em uma unidade da Faculdade Pitágoras para se informar sobre a forma de ingresso.

Avaliação do MEC

Antes do veredito sobre a qualidade da Faculdade Pitágoras e qual sua nota na avaliação do MEC, precisamos entender quais os critérios que o MEC utiliza para avaliar uma instituição. Nessa avaliação os princípios usados são sempre os mesmos, em todas as instituições de nível superior, tanto nas públicas quanto nas particulares. São dois princípios:

  • O Índice Geral de Cursos (IGC), calculado por meio de uma média das notas de todos os cursos de nível superior da instituição.
  • Durante a visita presencial do MEC, o Conceito Institucional (CI) é analisado pelas instalações físicas, Plano de Desenvolvimento Institucional, gestão e política de Recursos Humanos e outros pontos.

Tanto as notas IGC como CI valem de 1 a 5. As notas 4 e 5 são consideradas excelentes, o que quer dizer que a faculdade possui alto nível. A nota 3 é uma nota boa, pois cumpre todos os requisitos exigidos pelo MEC. Já as notas 1 e 2 são notas ruins e demonstram que a instituição não cumpre os critérios mínimos de qualidade que o MEC exige.

Nesse caso a faculdade tem um prazo estipulado para que faça os ajustes necessários e cumpra os requisitos, caso contrário, pode ser punida com suspensão de matrículas ou fechamento dos cursos.

Mas vamos ao que interessa. Qual a nota da Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) na Avaliação do MEC? A Faculdade Pitágoras é boa? A resposta é sim!

A nota do MEC para a instituição mineira é 3, isso quer dizer que é uma boa escola, com bons cursos e profissionais, pois cumpre todos os requisitos exigidos. Então, você pode se matricular sem medo, seja na graduação ou pós-graduação, na modalidade presencial ou a distância.

Descontos e bolsas de estudos

A Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) oferece aos seus alunos descontos de até 100% em suas mensalidades, além do FIES (Financiamento Estudantil), que é uma espécie de financiamento para estudantes fazerem a faculdade.

Nesse programa os alunos realizam seus estudos com descontos que também podem chegar a 100%. Depois da formatura e trabalhando pagam o financiamento dividido em parcelas.

Fora essas duas possibilidades de descontos a instituição também oferece bolsas de estudos próprias. Para conhecer as modalidades de bolsas e os critérios para ter direito ao benefício, o aluno deve entrar em contato com a faculdade para obter informações.

E aí, gostou do artigo? Já sabe qual curso da Faculdade Pitágoras vai fazer? A gente quer saber, conta aí!

Veja também:

Tudo o que você precisa saber sobre a faculdade Pitágoras

A Unicid é boa? Conheça a avaliação do MEC e do mercado

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin