dcsimg

Conheça as melhores faculdades em Cuiabá e comece a estudar

Importante centro educacional do estado do Mato Grosso, Cuiabá sedia o IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso) e diversas instituições de ensino superior com boa avaliação no MEC.

Assim como em todo o Brasil, a cidade também está vendo crescer a oferta de ensino universitário a distância, com cursos nas modalidades semipresencial e EAD.

Neste artigo você vai saber quais são as melhores faculdades em Cuiabá, ver alguns cursos de nível superior disponíveis na cidade e conhecer boas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC para começar a estudar e conseguir seu diploma. Confira!

Melhores faculdades em Cuiabá

De acordo com dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as universidades em Cuiabá que chegaram próximo à nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) da avaliação do Ministério da Educação (MEC) são:

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Centro Universitário de Várzea Grande (Univag)
  • Faculdade de Tecnologia do Ipê (Faipe)
  • Universidade de Cuiabá (Unic – PITÁGORAS)
  • Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Faculdades a distância em Cuiabá

Além das faculdades com sede em Cuiabá, há instituições de outros estados que mantém polos de apoio na cidade, oferecendo a possibilidade do aluno cursar a graduação na modalidade a distância.

Para quem ainda não está muito familiarizado com essa modalidade de ensino, funciona assim: os cursos são oferecidos em duas categorias, EAD ou semipresencial, e o aluno estuda de acordo com seu ritmo, de onde e como quiser. Conheça um pouco mais sobre essas opções:

  • Sistema EAD: as aulas são todas ministradas em ambiente virtual, onde ficam disponíveis videoaulas, biblioteca virtual, apostilas digitais e fóruns de discussão. O aluno deve ir ao polo presencial apenas para a realização de provas e apresentação de trabalhos.
  • Sistema semipresencial: há um equilíbrio entre as aulas tradicionais (presenciais) e as aulas online. Assim, o aluno deve comparecer ao polo uma ou duas vezes por semana para a realização de atividades práticas, como aulas em laboratórios, aulas presenciais, atividades de campo e outros.

Em ambos os sistemas, o estudante conta com vantagens importantes em relação à modalidade presencial, como economia de gastos, flexibilidade de horários e a comodidade de estudar em casa.

Um exemplo de faculdade a distância bem avaliada pelo MEC e com presença em Cuiabá é o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), que oferece diversos cursos de nível superior com facilidades de pagamento.

É importante ressaltar que o diploma emitido pelas faculdades a distância possuem a mesma validade que o do curso presencial e são bem aceitos no mercado de trabalho em todo o Brasil.

Como pagar menos para estudar em Cuiabá

Se você pretende ingressar em uma faculdade em Cuiabá e gostaria de pagar menos nas mensalidades, saiba que há diversas opções disponíveis.

Uma delas é o Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa do governo federal que distribui bolsas de estudos, parciais ou integrais, para alunos que atendem a determinados critérios de renda, escolaridade e desempenho no Enem.

As inscrições para o ProUni são abertas duas vezes ao ano e o programa é válido também para os cursos a distância.

Outra possibilidade são os programas oferecidos pelas próprias faculdades. A maioria das instituições particulares conta com iniciativas que auxilia a vida financeira dos alunos, como descontos nas mensalidades, convênios, bolsas de estudos e financiamentos próprios.

Selecionamos algumas faculdades em Cuiabá que são reconhecidas pelo MEC e contam com opções de suporte financeiro:

Vale a pena entrar no site da instituição desejada para conhecer os benefícios que melhor atendem às suas necessidades.

Veja também:

Saiba tudo sobre a faculdade Anhanguera em Cuiabá

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Pretende estudar em uma faculdade em Cuiabá? Conte para a gente nos comentários o curso que pretende fazer!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin