dcsimg

Conheça as datas de inscrição e resultados do FIES 2018.2

Fique de olho que vamos passar todo o cronograma do FIES 2018 do segundo semestre para você não perder nenhuma data importante!

No calendário geral dos programas de ampliação de acesso ao ensino superior promovidos pelo governo federal, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o terceiro e último a abrir inscrições.

Funciona assim: logo que sai o resultado do Enem, rola o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas. Alguns dias depois de sair o resultado do Sisu, começa o Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudos. E só depois de sair o resultado do ProUni é que abrem as inscrições para o FIES.

Esse esquema se repete, com maior ou menor quantidade de vagas, todo semestre. E agora chegou a vez da segunda edição do FIES 2018.

Quer participar? Então confira a seguir todas as datas de inscrição, resultado e lista de espera do FIES 2018.2!

Quando abrem as inscrições do FIES 2018.2?

Anote aí na agenda, no celular, no quadro de avisos e na porta da geladeira para não deixar passar: as inscrições do FIES 2018.2 vão de 16 a 22 de julho.

E se você ainda não sabe, a gente avisa. Só existe um caminho para tentar o financiamento do FIES: fazer a inscrição no site do FIES Seleção.

O procedimento é cheio de detalhes, mas você vai encontrar todas as orientações na tela do sistema. Para começar, digite seu CPF, sua data de nascimento e informe um e-mail pessoal válido.

Em seguida, você vai ter que preencher informações sobre seu grupo familiar, escolher até três opções de vaga, informar mais alguns dados e confirmar a inscrição.

Não importa a modalidade de financiamento que você vai pedir (FIES ou P-FIES), é preciso seguir os passos acima para se inscrever.

Quem pode participar do FIES 2018.2?

O primeiro passo para saber se você pode ou não participar da segunda edição do FIES 2018 é calcular a renda familiar bruta mensal. Para isso, some os rendimentos de todos os familiares que moram na mesma casa que você e divida pelo número de integrantes. O resultado não pode ultrapassar o equivalente a cinco salários mínimos.

Aliás, dependendo da faixa de renda é possível participar de modalidades diferentes do programa: P-FIES para quem tem até cinco salários mínimos de renda familiar bruta mensal por pessoa e FIES para quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Para se inscrever no FIES e P-FIES também é obrigatório cumprir o requisito de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota acima de zero na redação.

Ao contrário do ProUni e do Sisu, que só aceitam o Enem mais recente, aqui dá para participar com qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Para quando está previsto o resultado do FIES 2018.2?

Não vai ser preciso esperar muito para saber o resultado do FIES do segundo semestre. Cinco dias após o encerramento das inscrições já vai ser possível acessar o site do FIES Seleção e ver se está entre os contemplados com o financiamento.

Anote aí: o resultado do FIES 2018.2 deve sair no dia 27 de julho.

Quando é a lista de espera do FIES 2018.2?

Antes de falarmos em datas, vale lembrar que a lista de espera do FIES funciona de forma automática. Quando um candidato pré-aprovado perde algum prazo, não apresenta os documentos necessários ou tem seu cadastro recusado por algum motivo, cede a vez para o próximo classificado da lista.

O processo de lista de espera do FIES 2018.2 vai durar de 1 a 24 de agosto.

Importante: a modalidade P-FIES não tem lista de espera, apenas uma chamada única.

Quais são as outras datas do FIES 2018.2?

A saga do FIES não termina com a divulgação dos aprovados. Na verdade, para os mais de 150 mil beneficiários do programa no segundo semestre de 2018, a aprovação é apenas o sinal verde para providenciar toda a documentação solicitada e passar pelos diversos procedimentos necessários até poder começar a usar o financiamento.

As datas, passos a seguir, documentos a apresentar e prazos a cumprir variam de acordo com o tipo de financiamento (P-FIES ou FIES). Basicamente, é preciso informar mais alguns dados, apresentar documentos na faculdade e no Agente Financeiro Operador de Crédito (AFOC), que nada mais é do que o banco ou entidade onde você vai assinar o contrato de financiamento.

Cada um desses passos deve ser cumprido dentro de um prazo determinado. O FIES não prorroga esses prazos e não dá colher de chá para os atrasados. Por isso, fique de olho!

Todas as datas e procedimentos que devem ser realizados após a pré-seleção ficam disponíveis no edital e no site oficial do FIES.

Onde vou poder estudar com o FIES?

O legal de conseguir o FIES é que o benefício só vale para faculdades reconhecidas e bem avaliadas. Isso é uma garantia e tanto de que seu diploma terá validade em todo o Brasil e vai servir para impulsionar sua carreira.

Separamos aqui algumas instituições que participam do FIES e ainda têm vários outros benefícios, como bolsas de estudos sem burocracia, parcelamento facilitado, descontos e convênios. Conheça:

Veja também:

Saiba que nota você precisa tirar no ENEM para conseguir FIES

Anotou todas as datas do FIES 2018.2? Já sabe em qual faculdade você quer estudar com esse benefício? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin