dcsimg

Veja o resultado do Fies e comece a estudar agora

Deseja optar pelo financiamento para pagar a faculdade? Saiba tudo sobre o FIES!

O ensino superior é um investimento alto para muitos brasileiros, mas, por meio de alguns programas de incentivo, é possível realizar esse sonho.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), oferecido pelo Ministério da Educação, está entre as principais opções para quem busca um benefício e opções facilitadas para encarar uma faculdade.

Saiba mais sobre o resultado e os processos do FIES e não perca a oportunidade de começar os estudos!

Quem pode participar do FIES?

Como um programa pensado para atender quem não pode facilmente pagar uma mensalidade de faculdade, alguns requisitos são essenciais na triagem para liberação do financiamento.

Para garantir ao menos a pré-aprovação do seu cadastro junto ao FIES, é importante atender a alguns requisitos. Veja:

  • Participar do último Enem realizado.
  • Redação com nota diferente de zero.
  • Nota mínima de 450 pontos.
  • Estar matriculado no ensino superior.
  • Renda familiar bruta de até cincos salários.

Após mudanças no programa, o Novo FIES – em vigor desde 2018 – é realizado duas vezes ao ano e atende em duas modalidades:

  • Modalidade FIES: juros zero para o estudante com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
  • Modalidade P-FIES: atende candidatos que comprovem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de três a cinco salários mínimos.

Como se inscrever no FIES

O primeiro passo é fazer a inscrição no site do financiamento com todos os dados pessoais, informações do curso e do fiador. Com este primeiro cadastro, o FIES divulga sua lista de candidatos pré-selecionados.

Com a pré-seleção, o candidato poderá finalizar sua solicitação no site informando dados sobre o financiamento que deseja obter. Se autorizado, o estudante deverá comparecer à agência bancária escolhida com documentação e comprovantes solicitados para finalização do processo e liberação do crédito.

Todo o processo pode levar alguns dias entre avaliação, pré-seleção e autorização final. As etapas são analisadas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Datas importantes e resultado do FIES

As inscrições para o FIES acontecem em dois períodos ao ano, como informado anteriormente.

1º semestre: respeitando o calendário dos demais programas de incentivo, o FIES abre suas inscrições após resultados do Sisu e ProUni, o que costuma ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro.

2º semestre: as inscrições ocorrem no mês de julho.

Os resultados podem ser conferidos sempre nos meses subsequentes à inscrição, ou seja, março e agosto.

Quais faculdades aceitam FIES?

Para participar do FIES e outros programas do governo, a instituição de ensino deve ser reconhecida e avaliada pelo MEC. Portanto, este é o primeiro crivo para saber se a faculdade de sua escolha pode fazer parte do programa. No momento da inscrição, já é possível verificar se a instituição em que se está matriculado faz parte do programa, mas essa informação também pode ser conferida na secretaria.

É possível fazer outro financiamento em uma faculdade particular?

Caso o FIES não seja uma opção, muitas faculdades já oferecem financiamento estudantil próprio para facilitar a graduação para muitos estudantes. Separamos algumas das faculdades reconhecidas pelo MEC onde você encontra opção de financiamento próprio e também FIES:

Acompanhe também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Saiba quais são os documentos necessários para fazer FIES

O período de inscrição pro Fies está próximo! Já sabe qual curso deseja fazer? Conte nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin