Veja o gabarito do segundo dia do Enem 2020

Ansioso(a) para conferir o gabarito do último dia de prova do Enem 2020? Neste artigo, veja o gabarito e como usar sua nota para entrar na faculdade!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do Brasil! Isso porque com a nota do exame é possível tentar ingressar em praticamente todas as universidades públicas e privadas do País.

Como é a prova do Enem?

O Enem é composto por quatro cadernos de questões e uma redação, divididos em dois dias de aplicação. No primeiro dia do Enem, são realizadas as provas de Linguagem e Códigos, Ciências Humanas e Redação. Já no segundo dia de prova, os candidatos encaram 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. 

Após o segundo dia de prova, confira quando sai o gabarito oficial e extraoficial do exame!

Quando sai o gabarito do Enem 2020?

Segundo o edital do Enem, o gabarito oficial do exame será divulgado até o terceiro dia útil após a aplicação da segunda prova. Os candidatos poderão acessar o gabarito pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pelo exame – e no aplicativo oficial do Enem.

Portanto, a previsão é de que o gabarito oficial do Enem Impresso fique disponível até o dia 27 de janeiro de 2021. Já para o gabarito oficial do Enem Digital, a previsão é até o dia 10 de fevereiro de 2021.

Mas, não é necessário esperar tantos dias para conferir quantas questões você acertou no Enem. Diversos cursinhos pré-vestibulares corrigem o Enem assim que termina a realização da prova e divulgam os gabaritos extraoficiais no mesmo dia. 

E, é claro, o Guia da Carreira traz o gabarito extraoficial em primeira mão para você logo após a prova! Para conferir o gabarito extraoficial em tempo real, veja as respostas abaixo:

Como calcular a nota do Enem 2020?

Infelizmente, saber quantas questões você acertou no Enem não basta para calcular sua nota do exame. Isso porque o Enem utiliza um sistema de correção diferente, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Na TRI, a nota do candidato é calculada não pelo número de acertos na prova, mas sim pela coerência de suas respostas nas questões de nível fácil, médio e difícil. Esse sistema busca identificar os famosos chutes e avaliar com mais veracidade os estudantes.

Por isso, para saber a nota final do Enem, é preciso esperar a divulgação do Inep, que está prevista para o dia 29 de março de 2021. Para conferir as notas, é preciso acessar a Página do Participante com seu CPF e sua senha.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

Com a nota do Enem em mãos, você pode tentar ingresso no Ensino Superior por meio de quatro formas: pelos programas federais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni) ou por ingresso direto. Veja como funciona cada um deles abaixo!

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um programa federal de ingresso em universidades públicas por meio da nota do Enem. Atualmente, diversas instituições públicas reservam parte ou todas as vagas para o Sisu.

Para se inscrever no programa, o candidato precisa ter feito o Enem anterior e não ter zerado na redação. Quanto melhor a nota, maiores as chances de ingresso nas universidades e cursos mais concorridos.

Como funciona o Prouni?

Por meio da nota do Enem, o Prouni oferece bolsas de 50% e 100% para universidades particulares que aderem ao programa. Para se inscrever no Prouni, o candidato deve se encaixar nos critérios socioeconômicos e de escolaridade do programa, além de ter tirado ao menos 450 no Enem e não ter zerado a redação.

Por causa do adiamento do Enem 2020, o Prouni do primeiro semestre de 2021 irá utilizar a nota do Enem 2019. Mas, o Ministério da Educação (MEC) pretende abrir mais um processo seletivo quando sair a nota do Enem 2020. Então, fique de olho!

Como funciona o Fies?

Outro programa de ingresso em instituições particulares é o Fies. Por meio dele, os estudantes podem financiar seu curso e começar a pagar somente depois de formado. Para os estudantes que se adequam aos critérios do programa, a inscrição pode ser feita com a nota do Enem a partir de 2010.

Como funciona o ingresso direto?

Hoje em dia, muitas instituições privadas usam a nota do Enem para oferecer bolsas de estudo, descontos e financiamentos próprios. Assim, o estudante consegue ingressar na universidade só com nota do Enem, sem precisar prestar o vestibular novamente.

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Na hora de escolher uma universidade para ingressar com a nota do Enem, é importante verificar se a instituição e o curso escolhidos são devidamente reconhecidos e bem avaliados pelo MEC, para garantir que seus anos de estudos e seu diploma sejam válidos.

Para te ajudar, o Guia da Carreira separou algumas faculdades privadas que oferecem descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você entrar na faculdade pagando menos:

Leia também: Descubra que nota você precisa tirar no Enem 2020

Como você se saiu no Enem? Já sabe onde usar sua nota? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!