Veja agora o gabarito do Enem 2020

Quer acessar o gabarito do Enem 2020? Neste artigo, você confere como ver o gabarito oficial e extraoficial do exame e como usar sua nota do Enem para entrar na faculdade!

A divulgação do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos dias mais aguardados pelos milhões de candidatos da prova. Você está ansioso? 

O que muitos não sabem é que saber a quantidade de acertos na prova não determina a nota final do candidato. Mas, calma! Vamos explicar tudo certinho nos próximos tópicos, acompanhe!

Como é a prova do Enem?

O Enem é dividido em quatro provas objetivas de Linguagem e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e uma redação dissertativa-argumentativa sobre um tema atual. Ao todo, são 180 questões divididas em dois dias de prova.

Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, o tradicional Enem Impresso e o pioneiro Enem Digital tiveram que ser adiados para o início de 2021. Veja abaixo as datas atualizadas:

  • Aplicação Enem Impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021;
  • Aplicação Enem Digital: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2020?

Conforme divulgado no edital do Enem Impresso e Digital da edição de 2020, o gabarito oficial do exame deve ser divulgado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) – órgão responsável pela prova – e pelo aplicativo do Enem.

A previsão, portanto, é que o gabarito oficial do Enem Impresso seja divulgado pelo Inep até o dia 27 de janeiro de 2021 e o gabarito oficial do Enem Digital, até o dia 10 de fevereiro de 2021.

Mas, você não precisa esperar mais de 10 dias para ver o gabarito do Enem. Isso porque, assim que acabar o exame, você pode conferir o gabarito extraoficial do Enem aqui no site Guia da Carreira! Para acessar o gabarito extraoficial em tempo real, é só salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Como calcular a nota do Enem 2020?

Como já dito lá no início do artigo, saber quantas questões você acertou no Enem não basta para estimar seu resultado final. Diferente de outros vestibulares, o Enem utiliza o método de correção de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Na TRI, a nota de cada candidato é com base na coerência das suas respostas nas questões de nível fácil, médio e difícil distribuídas durante a prova. Assim, o sistema objetiva avaliar corretamente o grau de conhecimento do estudante e identificar possíveis chutes.

Além disso, também há a correção da redação, que equivale a 20% da nota final do Enem. Por serem milhões de textos, que passam por, no mínimo, dois corretores, o processo é um pouco demorado.

Se você quer saber quantas questões você acertou no Enem 2020, basta consultar o gabarito abaixo – a correção da prova é feita pelos nossos parceiros da Revista Quero, em conjunto com o Anglo:

A nota final do Enem 2020 poderá ser acessada pela Página do Participante no dia 29 de março de 2021, de acordo com a previsão do Inep.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

O resultado do Enem pode abrir as portas de, praticamente, todas as universidades públicas e privadas do País! Para saber como você pode usar sua nota para ingressar em cada tipo de universidade, é só continuar lendo!

Como entrar numa universidade pública com a nota do Enem?

Atualmente, a maioria das universidades públicas brasileiras reservam algumas ou todas suas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um programa do governo federal de ingresso nas instituições públicas. 

Pelo Sisu, de forma on-line, o estudante pode usar sua nota do Enem para se candidatar na universidade pública desejada, em qualquer região do país. Quanto melhor sua nota, melhor sua chance de ingressar nos cursos e universidades mais concorridos.

Como entrar numa universidade particular com a nota do Enem?

Para aqueles que almejam ingressar numa instituição de ensino particular, existem três opções de ingresso com a nota do Enem: o  Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o ingresso direto.

Pelo programa governamental, os candidatos do Enem que se encaixaram nos critérios do programa podem concorrer a bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades privadas. Já o Fies é um programa federal que oferece opções de financiamentos, para que o estudante comece a pagar sua graduação somente depois de formado.

Para além dos programas federais, existe também o ingresso direto, no qual as universidades particulares usam a nota do Enem como substituta do vestibular privado. Quanto melhor a nota do estudante, melhor as chances de conseguir descontos, bolsas de estudos e financiamentos próprios da instituição. 

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Hoje, centenas de faculdades privadas têm opção de ingresso com a nota do Enem. Ao escolher por uma delas, é importante você verificar se a instituição e o curso de interesse são reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Existem faculdades particulares que oferecem ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você entrar na faculdade pagando menos:

Leia também: Descubra qual a nota mínima para passar no Enem 2020 

E você, já sabe como vai usar sua nota do Enem? Conta para a gente nos comentários em qual curso e universidade você pretende ingressar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!