Confira aqui o gabarito do Enem 2021

Saiba quantas questões você acertou e corrija a sua prova com o gabarito do Enem 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova composta por 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Cada participante do Enem precisa, ao longo dos dias de prova, preencher o gabarito do Enem com a alternativa que considera correta para cada uma dessas questões.

Após o fim da realização das provas, os estudantes buscam matar sua curiosidade sobre quais são as respostas oficiais do gabarito do Enem, para descobrir quantas respostas acertaram e também tirar dúvidas.

Com as respostas do gabarito do Enem disponíveis, basta apenas aguardar o cálculo oficial da organização da prova para saber sua nota e tentar uma vaga numa faculdade.

Leia a seguir como acontece todo esse processo e dicas para se inscrever em um curso superior gratuitamente.

Quando sai o gabarito do Enem 2020?

Segundo as regras divulgadas no Edital do Enem 2020, o gabarito oficial deve ser divulgado no portal do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos ?Anísio Teixeira?) em até três dias úteis após a realização do último dia de prova.

A realização do Enem 2020 foi adiada para as primeiras semanas de 2021 devido à pandemia de covid-19. Portanto, as provas no formato impresso foram programadas para os dias 17 e 24 de janeiro. As provas no formato digital foram agendadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Mas você não precisa esperar tanto tempo para corrigir o seu gabarito do Enem. O Guia da Carreira irá publicar um gabarito extraoficial, feito por professores especialistas, logo após o fim da prova.

Para conferir o gabarito do Enem de forma rápida e confiável, basta salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site. Enviaremos um aviso para que você acompanhe a correção em tempo real conosco!

Como calcular a nota com o gabarito do Enem?

Infelizmente, não é possível calcular a nota do Enem apenas com as respostas certas ou erradas do gabarito. Isso acontece pois o Inep utiliza uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas de cada participante.

Nesta correção, é quase improvável que dois participantes que acertaram questões diferentes, mas tiveram o mesmo número final de acertos, tenham a mesma nota. O método do Inep dá pesos diferentes às questões, medindo a dificuldade de cada pergunta certa e punindo ?chutes?. Esse formato de prova reconhece quais estudantes realmente se dedicaram à resolução das questões e demonstram maior conhecimento sobre os assuntos abordados no exame.

A previsão para divulgação oficial das notas do Enem 2020 é em 29 de março de 2021. O boletim com as notas é exibido individualmente no site oficial do Inep, dentro da Página do Participante, e só pode ser acessado com o CPF e senha criados pelo estudante ao se inscrever no Enem 2020.

Mas para você já calcular quantas questões você acertou, veja abaixo o gabarito extraoficial:

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Quando você finalmente tiver sua nota do Enem em mãos, poderá utilizá-la para tentar uma vaga em faculdades de todo o país. As instituições de ensino brasileiras utilizam diferentes formatos de ingresso e é importante estar atento para não perder prazos.

Grande parte das faculdades públicas, de responsabilidade dos governos estaduais e federal, disponibilizam suas vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e aboliram a realização do vestibular. Com isso, a disputa no Sisu é muito grande e os cursos mais concorridos têm notas de corte altas.

Outras faculdades públicas que ainda realizam vestibulares são livres para utilizar a nota do Enem como bônus em seus processos seletivos. Entretanto, isso não é obrigatório. É preciso observar o edital de cada vestibular para conferir a possibilidade.

Todos os anos o governo e algumas faculdades particulares disponibilizam vagas para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2021, devido ao atraso na realização da prova, a primeira edição dos dois programas será exclusiva para quem realizou a prova do Enem em anos anteriores.

Outra forma de conseguir uma vaga em faculdade particular com o Enem é através do ingresso direto. Você apresenta sua nota do Enem para a instituição de ensino, e, caso haja uma vaga disponível, a faculdade entra em contato com você para realizar a matrícula. É rápido e na maioria das vezes pode ser feito diretamente no site da faculdade.

Onde estudar com a nota do Enem?

A nota do Enem é aceita por milhares de instituições de ensino público e privado do Brasil como forma de ingresso. Como a prova é feita pela grande parte dos estudantes que estão saindo do Ensino Médio, fica mais fácil para as instituições selecionarem seus novos alunos por este exame, que é nacional e aplicado igualmente.

Quando for procurar uma instituição para se matricular, é essencial buscar um lugar em que a estrutura seja adequada, em que a grade curricular seja compatível com as necessidades da profissão e do mercado de trabalho e que siga todas as regras legais de funcionamento. Quem atesta se uma faculdade segue essas regras é o Ministério da Educação (MEC).

Portanto, quando for usar a sua nota do Enem, confira se a faculdade tem reconhecimento do MEC. Assim, você não perde tempo e dinheiro com um curso que não vai te ajudar a conseguir uma vaga de emprego dos sonhos.

Para te ajudar, separamos algumas instituições de ensino com uma ampla variedade de cursos e que possuem esse reconhecimento do MEC garantido! Vale a pena visitar o site delas e conferir todos os detalhes dos cursos oferecidos:

Confira também: Veja os cursos que estarão em alta em 2021

Você pretende usar sua nota no Enem para entrar em algum curso superior? Deixe seu comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!