Confira o gabarito extraoficial do Enem 2020

Ansioso(a) para o Enem 2020? Neste artigo, confira como ver o gabarito extraoficial do exame e como usar a nota do Enem para entrar na faculdade!

Como é a prova do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado hoje a maior porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. Com a nota da prova, é possível ingressar em diversas universidades públicas e universidades privadas.

O exame é composto por quatro provas e uma redação, aplicadas em dois domingos seguidos. Ao todo, são 180 questões divididas entre as áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias e uma redação dissertativa argumentativa sobre o tema proposto.

A partir de 2020, o Enem será aplicado em dois formatos: o Enem Impresso e o Enem Digital. Ambas provas foram adiadas para janeiro e fevereiro de 2021, devido à pandemia de Covid-19. Veja o calendário completo do Enem 2020:

  • Divulgação dos locais de prova: ainda não definido.
  • Aplicação do Enem Impresso 2020: 17 e 24 de janeiro de 2021.
  • Aplicação do Enem Digital 2020: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.
  • Divulgação do resultado do Enem 2020: 29 de março de 2021.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2020?

De acordo com o edital do Enem 2020, os gabaritos oficiais do exame serão divulgados no Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. Portanto, o prazo de divulgação dos gabaritos do Enem Impresso é até dia 27 de janeiro de 2021. Já para o Enem Digital, a divulgação será até o dia 10 de fevereiro de 2021.

Mas, aqui no site Guia da Carreira, você pode conferir o gabarito extraoficial do Enem logo após o término das provas! É só consultar a tabela no tópico abaixo.

Para não perder a divulgação do gabarito extraoficial do Enem 2020 é só salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Como calcular a nota do Enem 2020?

Saber quantas questões você acertou no Enem é um bom indicador para ver qual foi seu desempenho na prova mas não determina seu resultado final. Isso porque a nota do Enem é calculada pelo sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Pelo TRI, a nota final é baseada na coerência dos acertos do candidato nas questões que são divididas em nível fácil, médio e difícil. Ou seja, a nota final não é a média de acertos na prova.

Um candidato que acertar diversas questões de nível difícil mas errar algumas de nível fácil, por exemplo, pode ter a nota final menor do que um candidato que tenha acertado a maior parte das questões de nível fácil e médio, mesmo que tenha errado a maioria das de nível difícil.

Para saber quantas questões você acertou, basta consultar o gabarito abaixo – a correção é feita pelos nossos parceiros da Revista Quero, em conjunto com o Anglo:

As notas finais do Enem 2020, juntamente com as notas da redação, serão divulgadas na Página do Participante no dia 29 de março de 2021, segundo o calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2020?

A nota do Enem permite a entrada em centenas de universidades brasileiras, substituindo o vestibular tradicional. Nas faculdades públicas, a nota do Enem pode ser usada para ingresso por meio do programa Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Já para as faculdades particulares, a nota do Enem pode garantir uma bolsa de 50% ou 100% pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Diversas instituições de ensino privadas também aceitam a nota do Enem para ingresso direto, com descontos e bolsas de estudos da própria universidade. Quanto maior a nota, melhores podem ser as vantagens na hora da matrícula.

Onde estudar com a nota no Enem 2020?

Hoje, praticamente todas as universidades aceitam o ingresso pela nota do Enem. Mas, para escolher uma boa instituição de ensino, é importante pesquisar mais sobre a faculdade que pretende ingressar, a estrutura e currículo do curso pretendido e ver suas avaliações no Ministério da Educação (MEC).

Existem faculdades particulares que ofertam ótimos descontos em suas mensalidades e ingresso sem burocracia, com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo destas faculdades bem reconhecidas pelo MEC que oferecem boas condições aos ingressantes:

Leia também: Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2020 

Ficou com alguma dúvida sobre a nota do Enem e como usá-las para ingresso no Ensino Superior? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!