dcsimg

Veja quando abrem inscrições do segundo semestre do Sisu 2020

Saiba quando aproveitar a segunda chance de entrar na universidade pública pelo Sisu 2020!

O Sisu, o maior programa de concessão de vagas em universidades públicas do Brasil, tem duas edições ao ano.

A primeira, que distribuiu a maior quantidade de vagas, aconteceu em janeiro.

Daqui a pouco o Ministério da Educação (MEC) vai dar uma segunda chance a milhares de candidatos por todo o país.

Já começou a se preparar?

A seguir, veja quando abrem as inscrições do segundo semestre do Sisu 2020 e garanta seu lugar numa instituição pública!

As inscrições do segundo semestre do Sisu 2020

O Sisu do segundo semestre deve abrir inscrições no mês de junho.

Ainda não temos as datas exatas porque elas normalmente só são divulgadas quando sai o edital, algumas semanas antes do processo seletivo.

As inscrições vão ficar quatro dias abertas, e nesse período os candidatos terão de entrar no site oficial do Sisu, escolher dois cursos de sua preferência e acompanhar de perto o desenrolar do processo seletivo.

Esse acompanhamento é importante porque, assim como na primeira edição, o Sisu do segundo semestre também irá distribuir vagas com base nas notas do Enem apresentadas pelos participantes.

Conforme mais gente vai se inscrevendo, as notas de corte podem mudar. Para garantir sucesso, os candidatos precisam acompanhar essas variações e mudar de curso, turno ou instituição, se for o caso.

O Sisu do segundo semestre também terá vagas por cotas e ampla concorrência.

A única diferença está no número de vagas oferecidas, que normalmente é menor que na primeira edição: são cerca de 50 mil, em média.

O tamanho não interfere na concorrência. O Sisu do segundo semestre de 2020 vai continuar quase tão concorrido quanto o primeiro. Portanto, prepare-se!

Como se inscrever no Sisu do segundo semestre de 2020

Para se inscrever no Sisu do segundo semestre de 2020 o candidato deve, obrigatoriamente, ter feito o Enem em 2019 e obtido nota acima de zero na redação.

O processo acontece apenas no site oficial do Sisu.

Durante o período, o candidato deve informar seu número de inscrição e senha do Enem 2019.

Os resultados do processo seletivo devem sair dois ou três dias após o encerramento.

O Sisu tem apenas uma chamada principal. Quem não passar logo na primeira terá uma segunda chance na lista de espera.

Quem for contemplado com uma vaga no segundo Sisu de 2020 deve começar as aulas já no início do segundo semestre, provavelmente no início de agosto.

O programa distribui vagas apenas na modalidade presencial em universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Outras formas de entrar na faculdade no segundo semestre de 2020

Se não rolar vaga no segundo Sisu de 2020, não desanime.

Logo na sequência o governo federal oferece outras maneiras de assegurar sua matrícula no ensino superior.

Todos os grandes programas terão uma segunda edição em 2020.

Programe-se:

ProUni – Que tal estudar numa faculdade privada com bolsa de estudos? Com o Programa Universidade para Todos isso é possível! A seleção segue moldes parecidos com os do Sisu, mas é direcionada a quem cumpre determinados requisitos de desempenho no Enem, formação escolar e renda familiar. O programa ainda tem a vantagem de oferecer vagas na modalidade a distância. Dependendo do perfil do candidato, o benefício pode ser integral (bolsa 100%) ou parcial (bolsa de 50%). As inscrições abrem logo após o encerramento do Sisu.

FIES – O FIES é uma forma de financiar um curso superior presencial a juros baixos e condições facilitadas de pagamento. O governo federal promove duas seleções todos os anos, no primeiro e no segundo semestre. Em 2020 não será diferente: as inscrições abrem a partir de julho. Podem participar os candidatos que têm renda familiar de até cinco salários por pessoa e fizeram qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho compatível com o estabelecido no edital.

Ingresso direto – O ingresso direto é uma modalidade adotada por faculdades privadas de todo o país que permite a entrada automática de candidatos que fizeram o Enem e tiraram uma boa nota nas provas. Dá para usar o desempenho de qualquer edição a partir de 2010 para entrar em cursos presenciais e EAD sem ter de fazer vestibular! A seleção fica no ar por várias semanas!

Faculdades para entrar no segundo semestre de 2020

Com tanto processo seletivo à disposição, muita gente se sente perdida na hora de escolher uma boa faculdade em meio às opções.

Nossa dica para não passar perrengue é: pesquise algumas faculdades com antecedência, verifique se elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC e se oferecem o curso que você quer.

Para quem ainda não sabe por onde começar, a gente tem algumas dicas bem interessantes que oferecem cursos presenciais e a distância.

Conheça:

Veja também:

Conheça as faculdades com menor nota de corte para entrar

E aí, está pensando em participar do Sisu do segundo semestre de 2020? Vai tentar vaga em qual curso? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin