dcsimg

Saiba como funciona a lista de espera do Fies 2019

O FIES ajuda muita gente a realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Saiba como funcionarão as inscrições e lista de espera do FIES 2019!

O ingresso em universidades públicas é muito concorrido, e sai na frente quem consegue uma boa nota no Enem ou vestibular.

No entanto, quem não consegue sua vaga nas instituições públicas ainda pode contar com o Programa Universidade para Todos (ProUni) e com o Fundo de Investimento Estudantil (FIES) e obter ajuda financeira para estudar em uma instituição de ensino privada.

O ProUni concede bolsas integrais e parciais e o FIES financia o curso superior para estudantes que se encaixem nos critérios de seleção, de acordo com a renda familiar — e é exatamente sobre esse programa que vamos tratar neste post.

Acompanhe e saiba como funciona o fundo de financiamento, a inscrição, a lista de espera FIES 2019 e algumas instituições de ensino superior onde você pode estudar com esse benefício do governo.

Calendário do FIES 2019

As inscrições para o FIES acontecem duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestres.

O calendário da primeira edição do FIES 2019 já foi divulgado pelo MEC:

  • Inscrições: 07 a 14 de fevereiro
  • Resultado da pré-seleção: 25 de fevereiro
  • Chamada dos candidatos em lista de espera: 27 de fevereiro a 10 de abril

Na segunda-feira seguinte ao término das inscrições já é divulgada a primeira lista, uma pré-seleção, com outras etapas que o estudante precisa cumprir. É uma complementação de inscrição, feita no SisFIES e depois a confirmação documental das informações dadas e a contratação do financiamento.

Muita atenção:

  • Tudo funciona de forma muito rápida no FIES. O prazo para todos os trâmites é de poucos dias, assim como a inscrição.
  • O FIES não avisa sobre os resultados, portanto você tem que ficar atento e ir atrás da informação.

Quando será divulgada a lista de espera do FIES 2019

Os candidatos classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. Os demais candidatos, não pré-selecionados, vão automaticamente para a lista de espera.

Logo que o resultado da pré-seleção é divulgado, a lista de espera começa ser disponibilizada. Na primeira edição de 2019, a lista de espera começa a “andar” a partir de 27 de fevereiro e vai até o dia 20 de abril.

A divulgação acontece aos poucos, o candidato deve acessar o sistema para verificar se está na lista e sua colocação.

É importante que você saiba que isso não acontece em um processo único e pode durar até depois do início das aulas. Isso porque há os desistentes, tanto do financiamento quanto da lista de espera.

Como é o funcionamento da lista de espera do FIES

Todos os alertas que estamos dando a você sobre estar sempre atento a tudo quando se trata do FIES deve-se ao fato de que qualquer prazo perdido ou documentação errada lhe tira do processo de candidatura e a vaga é repassada ao próximo candidato.

Como acessar a lista de espera do FIES

Com o número do CPF e a senha cadastrada, o candidato pode verificar se está na lista de espera do FIES 2019, no site oficial do programa.

É importante frisar que essa consulta deve ser diária, caso o nome não esteja lá, pode ser incluído a qualquer momento. É um exercício de paciência e persistência.

Instituições de ensino superior que participam do FIES

Há um grande número de instituições de ensino superior que são participantes do FIES. Separamos algumas para você — todas elas têm cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC:

Há uma boa notícia caso você não consiga financiamento pelo FIES: qualquer uma dessas universidades citadas têm várias opções em descontos, bolsas de estudos e até mesmo outras formas de financiamento. Ou seja, você só não ingressa no curso superior se não quiser.

Você também pode se interessar por:

Tem FIES para curso a distância?

Descubra como usar o FIES para pagar a faculdade

Agora conte para a gente se você vai se inscrever para o FIES 2019 e se ficou estimulado com nosso artigo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin