Descubra qual é o local da sua prova do Enem 2020

Vai prestar o Enem 2020? Veja como saber qual é o seu local de prova!

Considerada a principal prova de acesso ao Ensino Superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é voltado para treineiros ou para candidatos a cursos de graduação de instituições públicas e privadas . Qualquer pessoa pode participar como treineiro, porém, para concorrer a uma vaga no Ensino Superior, é preciso ter concluído o Ensino Médio. 

Independente da opção escolhida, uma coisa é certa para todos os participantes: até o dia de realização do exame há uma série de etapas pelas quais os candidatos devem passar, desde o período de inscrições até a divulgação dos locais de prova. Ou seja, onde cada candidato fará a avaliação.

Como ver o local da prova do Enem 2020?

Os locais de prova para o Enem 2020 ainda não foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo desenvolvimento e aplicação da prova.

Fato é que, assim que a informação for divulgada, os participantes podem acessá-la com o seguinte passo a passo:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Faça o login;
  • Em seguida, clique em ?Aplicação? e, depois, em ?Local de Prova?
  • Feito isso, aparecerá um botão escrito ?Local de Prova?, selecione e tenha acesso ao seu Cartão de Confirmação, que contém a informação sobre onde você fará a prova.

Quando será possível saber quais são os locais de prova do Enem 2020?

O Inep ainda não comunicou uma data para a divulgação dos locais de prova do Enem 2020. 

No entanto, nas últimas edições o local de prova foi disponibilizado aos participantes cerca de 20 dias antes da aplicação do Enem. 

De qualquer forma, é importante ficar atento aos canais oficiais de comunicação do Inep e do Ministério da Educação (MEC), pois a data será divulgada nesses meios.

Como é escolhido o local de prova do Enem?

O Enem é aplicado em instituições de Ensino Básico ou Ensino Superior públicas e privadas que manifestem interesse em participar da realização da prova.

Levando em consideração as instituições participantes, o órgão escolhe as instituições que podem ser acessadas a partir de um trajeto menor para o estudante.

Quando será o Enem 2020?

Segundo o Inep, a prova será realizada apenas em janeiro e fevereiro de 2021. Apesar da aplicação ser feita habitualmente nos mês de novembro, por conta da pandemia do coronavírus, o órgão cedeu às solicitações para que o Enem 2020 fosse adiado.

Sendo assim, o Enem impresso será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro e o Enem Digital, que terá sua primeira edição, acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Como será o Enem 2020?

Além das novas datas, alguns protocolos de segurança serão adicionados, para evitar o contágio do vírus. O uso de máscara será obrigatório para todos os participantes; a ocupação das salas será reduzida para 50% e, ainda, haverá álcool disponível para os candidatos.

Aqueles que contraírem alguma doença infecciosa, dentre elas, a Covid-19, poderão participar da reaplicação do exame. Para isso, é necessário comunicar o Inep pela central de atendimento (0800 616161) em até um dia antes da prova. 

Em seguida, é preciso solicitar a reaplicação na Página do Participante e apresentar documentos que comprovem o diagnóstico da doença.

Apesar dos protocolos de segurança, os conteúdos da prova serão os mesmos que os das edições anteriores. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já no segundo, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Ciências Exatas.

Onde estudar com a nota do Enem 2020?

A nota do Enem pode ser utilizada tanto para programas do governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), quanto para instituições privadas. 

O Prouni utiliza as notas do Enem para selecionar candidatos de baixa renda com os melhores desempenhos e oferecer bolsas de 50% e 100% em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas.

Já o Sisu usa a nota da prova para a seleção dos participantes com melhores notas para instituições públicas. Por fim, o Fies faz uso da nota do Enem para conceder um financiamento das mensalidades de instituições privadas.

Além desses programas, algumas IES privadas também aceitam a nota do Enem como substituta do vestibular próprio. Há, ainda, instituições que oferecem descontos nas mensalidades ou bolsas de estudo para candidatos que obtiveram uma média alta.

Abaixo, você pode conferir uma lista com algumas sugestões de IES privadas que aceitam a nota do Enem 2020:

Veja também:

Descubra quais são as matérias que mais caem no ENEM e como se preparar
Veja o edital do Enem 2020 

Já sabe para qual curso se inscrever nos programas do governo ou nas IES privadas? Compartilhe sua decisão com a gente pelos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!