dcsimg

Conheça as melhores faculdades particulares a distância

Deseja cursar uma graduação EAD, mas não sabe onde? Selecionamos as melhores faculdades a distância particulares para auxiliar você. Confira!

Com a popularização dos cursos a distância, a oferta de graduações nessa modalidade tem aumentado bastante — o que é muito bom, já que muitas pessoas que não tinham acesso ao ensino superior podem realizá-lo agora.

Porém, é muito importante verificar se a instituição na qual você vai estudar é reconhecida pelo MEC. Já pensou cursar a graduação por 2, 4 ou 5 anos e depois descobrir que o certificado oferecido não é válido?

Para evitar esse tipo de problema, você pode consultar no site do e-MEC se a instituição de interesse é reconhecida pelo órgão. Dessa forma, será mais fácil saber quais as melhores faculdades a distância particulares.

Qual a importância da nota do MEC

A nota do Ministério serve como referência para que os estudantes descubram a qualidade de um curso.

Com a avaliação do do MEC, é possível analisar se as instituições de ensino contam com os requisitos necessários para educar pessoas e formar profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Como saber se a universidade é reconhecida pelo MEC

Esse passo é bem simples: basta você acessar o e-MEC. Assim que o site abrir, você verá as seguintes opções: “Consulta interativa”, “Consulta textual”, “Consulta avançada” e “IES extintas”. Clique na opção “Consulta avançada”.

No campo “Buscar por”, clique em “Curso de Graduação” e, no campo abaixo, digite o nome do curso que você deseja consultar.

No campo “UF”, selecione o seu estado.

Na aba “Tipo de credenciamento” selecione a modalidade “a distância”.

Digite os caracteres (letras e números) no campo “Código de verificação”.

Clique na opção “Pesquisar”. Aparecerá uma lista com os nomes das instituições e as notas de cada uma delas.

Nessa lista será informada a situação do curso perante o MEC e as seguintes notas:

  • Conceito do Curso (CC)
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC)
  • ENADE

Em algumas instituições você verá que ao invés de ter uma nota, vai aparecer um traço ( – ). Isso pode significar que esse critério do curso ainda não foi avaliado pelo órgão.

Como os cursos são avaliados pelo MEC

O MEC aplica conceitos CI e IGC para as instituições como um todo, além de avaliar cada um dos cursos superiores nas modalidades presenciais e a distância.

O órgão analisa as graduações utilizando três critérios:

Conceito Preliminar do Curso (CPC)

Avalia o quadro de professores, a infraestrutura da universidade e os recursos didático-pedagógicos que são utilizados. O resultado do Enade, que se refere ao desempenho dos estudantes, também é levado em consideração nesse quesito.

As notas vão de 1 a 5, sendo que 3 é considerada avaliação positiva e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.

Conceito do Curso (CC)

Essa análise é feita presencialmente por uma equipe do MEC. Levam-se em conta 4 dimensões de um curso: docente, pedagógica, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Instituições que tiverem o CPC dos cursos com notas acima de 3 podem optar por serem avaliadas.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Avalia os alunos do primeiro e do último ano do curso. Serão analisados o rendimento em relação às habilidades e as competências que devem desenvolver. O exame é aplicado em ciclos, sendo que a cada ano um conjunto de cursos e áreas do conhecimento é avaliado.

Um exemplo de faculdade bem avaliada pelo MEC é a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).  No conceito IGC a instituição conseguiu nota 3, já no conceito CI ela atingiu nota 5 (a nota máxima) tanto nos cursos presenciais como nos cursos EAD.

Os conceitos IGC e CI avaliam a universidade como um todo. Já os conceitos CC, CPC e ENADE avaliam o curso individualmente. Neste quesito a Cruzeiro do Sul também se destaca, o curso de Enfermagem, por exemplo, atingiu nota 4 no conceito CC, nota 4 no CPC e nota 3 no ENADE.

Certificado EAD

O certificado do curso a distância que for emitido por uma universidade reconhecida pelo MEC tem a mesma validade que o de uma graduação presencial. Não existe nada no diploma que seja diferente.

Como funciona a graduação EAD

Para assistir às aulas, realizar os exercícios, participar de debates, consultar materiais de apoio e tirar dúvidas referentes ao conteúdo do curso, você terá acesso a um ambiente virtual de aprendizagem.

Os encontros presenciais são obrigatórios e acontecem uma vez por mês. As provas do semestre também deverão ser feitas pessoalmente.

Vantagens de realizar uma graduação a distância

  • Flexibilidade de horários: você decide onde estudar e o melhor horário.
  • Baixo custo: as mensalidades do curso EAD são mais baratas; além disso, você não terá gastos com transporte e alimentação.
  • Mesmo conteúdo dos cursos presencial: na modalidade a distância muda apenas o método de ensino, mas o conteúdo aplicado aos alunos será o mesmo do curso tradicional.

Onde fazer faculdade particular a distância

Agora que você já sabe como pesquisar as melhores faculdades particulares a distância, basta acessar o site do e-MEC e fazer sua escolha. Para facilitar esse processo, vamos sugerir algumas instituições privadas que oferecem cursos presenciais e EAD. Veja abaixo:

Veja também:

Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda

Melhores faculdades EAD

Pronto! Você já sabe quais são as melhores faculdades a distância particulares e como conferir a nota de cada uma delas no site do e-MEC. Agora, conte para nós quando pretende iniciar sua graduação e qual instituição escolheu!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin