dcsimg

Saiba quais as melhores universidades de Direito do Brasil

Se você pretende seguir carreira na advocacia, vai gostar de conhecer este guia com as melhores universidades de Direito do Brasil!

O curso de Direito está entre os mais disputados nas universidades todos os anos. Com duração de 5 anos, a graduação forma profissionais com título de bacharel.

Os futuros advogados atuarão na aplicação das normas jurídicas do país, na organização e promoção das relações entre a sociedade e os cidadãos.

Os bacharéis em Direito podem seguir dois caminhos em suas carreiras:

  • Como advogados, na defesa dos clientes e seus interesses em vários campos, como civil, criminal, tributário e outros.
  • Como juízes, na resolução de situações de litígio entre cidadãos e empresas.

Para desempenhar essas funções, os futuros profissionais precisam passar no exame da OAB. A carreira jurídica (juiz, delegado ou promotor) é via concurso público. Para juiz, é exigido que tenha dois anos de inscrição como advogado junto à OAB.

Agora que você já sabe um pouco sobre a carreira, que tal conhecer as melhores instituições de Direito?

As 20 melhores universidades de Direito do Brasil

De acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2018, as 20 melhores universidades de Direito do Brasil, entre públicas e privadas, são:

1º) Universidade de São Paulo – USP

2º) Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

3º) Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

4º) Escola de Direito de São Paulo – FGV Direito SP

5º) Universidade Federal do Paraná – UFPR

6º) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

7º) Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

8º) Universidade de Brasília – UNB

9º) Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

10º) Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mackenzie

11º) Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

12º) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

13º) Universidade Federal Fluminense – UFF

14º) Universidade Estadual de Londrina – UEL

15º) Universidade Federal de Goiás – UFG

16º) Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU

17º) Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

18º) Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

19º) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

20º) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Como é o curso de Direito

A graduação em Direito é generalista, a especialização se dará após a conclusão do curso.

Durante os dez períodos (5 anos), o aluno aprende sobre disciplinas gerais, como Sociologia, Introdução ao Direito, Português Jurídico e outras. No primeiro ano e a partir do segundo, o curso entra nas matérias mais específicas da área, como Direito Civil, Penal, Tributário, Empresarial, Processual etc.

Após fazer o estágio, o trabalho de conclusão e graduar-se, há o Exame da Ordem dos Advogados, ou Exame da OAB, como é conhecido. É por meio dessa avaliação que o futuro profissional demonstra estar preparado para atuar no exercício da advocacia.

Após passar no exame, o advogado vai especializar-se na área em que quer atuar – seja nas tradicionais seja nas novas áreas que têm surgido para atender novas demandas de mercado.

Quer saber mais sobre essas ramificações?

As áreas do Direito

O bacharel em Direito pode explorar áreas como:

Direito Civil: trata-se da representação de interesses particulares e individuais em relação à posse de bens e propriedades, transações comerciais ou questões familiares.

Direito Comercial: é o trabalho de intermediação de relações jurídicas no comércio, como a abertura, funcionamento e fechamento de empresas e a aplicação das devidas legislações nessas situações.

Direito do Consumidor: é a atividade que visa a garantia dos direitos dos cidadãos junto a fornecedores de serviços e bens.

Direito Trabalhista e Previdenciário: representação de empresas ou de pessoas em disputas trabalhistas, entre empregadores e empregados, nas questões de previdência social ou questões sindicais.

Direito Tributário: trabalha com a aplicação de normas e princípios relacionados à arrecadação de taxas, impostos ou obrigações tributárias.

Direito Penal ou Criminal: representar defesa ou acusação em ações de contravenções ou crimes contra pessoas físicas ou jurídicas.

Além dessas áreas mais tradicionais, outras estão em alta e representam novos nichos a serem explorados no Direito.

Conheça algumas delas:

Direito Corporativo e Compliance: o profissional dessa área atua junto a organizações para garantir que elas desenvolvam sua atividade econômica de acordo com regulamentos internos, externos e a lei. Além disso, também é de sua alçada ajudá-las a encontrar soluções eficazes aliando uma visão sistêmica do negócio a conhecimentos jurídicos.

Direito Desportivo: essa é a área em que o profissional de Direito atua com questões jurídicas ligadas ao esporte. Pode ser a representação de um atleta perante um tribunal ou mesmo sua negociação de transferência.

Direito Digital ou Direito da Tecnologia da Informação: a especialização nesta área abre um campo de trabalho com inúmeras possibilidades. Essa área também abre caminhos para várias ramificações que tratam de questões legais ligadas à tecnologia e o ambiente virtual.

Arbitragem Internacional: a expansão das fronteiras comerciais a nível geográfico demanda mais atenção no campo das questões legais das negociações. Como forma de intermediar essas situações surgiu a arbitragem internacional, área em que o profissional promove os litígios entre partes de diferentes origens culturais, linguísticas e área legal.

Direito Ambiental: a proteção jurídica da qualidade do meio ambiente é o campo de trabalho do profissional com especialização nesta área do Direito.

Outros segmentos em ascensão são: Direito da Internet (Ciber Direito), Direito de Petróleo e Gás, Direito Societário e Direito do Entretenimento.

Outras opções em universidades de Direito do Brasil

As 20 melhores universidades citadas acima são parte de uma extensa lista. Apesar de termos selecionado somente as 20 primeiras, você deve saber que há muitas outras universidades que oferecem excelentes cursos de Direito.

Veja outras boas opções que tem notas boas pelo MEC e oferecem alguns tipos de bolsas de estudo e financiamentos:

Você também pode se interessar por:

Descubra se existe um curso de Direito EAD

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para passar em Direito

Você viu como Direito oferece muitas possibilidades? Qual dessas áreas você escolheu seguir? E em qual universidade pretende estudar? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin