Descubra o que é o P-Fies e veja como conseguir sua vaga

O que é P-Fies

Chegou o momento de você entrar no ensino superior? Veja o que é P-Fies, Programa de Financiamento Estudantil, uma forma do governo federal tornar mais fácil para você o pagamento das mensalidades do seu curso presencial em faculdades particulares.

O P-Fies começou em 2018, com algumas diferenças, em relação ao Fies, e não prejudica o que já existia. É mais uma possibilidade de escolha, com algumas diferenças em relação ao programa de financiamento público para ajudar a custear o ensino universitário

Qual a diferença entre Fies e P-Fies? 

Ao usar o Fies, que existe desde 2001, os juros do financiamento são zero, e você só pode fazer o contrato com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasil. Já o P-Fies, você pode contratar com bancos privados, e eles definem juros, forma de pagamento, etc.

Um fator que deve ser considerado é a diferença entre a renda familiar mensal bruta do candidato, que para o Fies tem de ser de até 3 salários mínimos por pessoa e, para o P-Fies, entre 3 e 5 salários mínimos. E mais: no Fies há lista de espera. No P-Fies não há lista, somente a chamada única.

Regras do P-Fies

Para se inscrever no P-Fies, você terá de:

  • Comprovar haver satisfeito a exigência de renda familiar mensal bruta entre 3 e 5 salários mínimos
  • Ter feito qualquer das provas do Enem de 2010 para cá
  • Ter tido como nota das provas a média aritmética de no mínimo 450 pontos
  • Não ter tirado nota zero na Redação

Qual é o custo do P-Fies

Inscrever-se para este programa de financiamento não tem qualquer custo. Mas existem taxas bancárias e parcelas de coparticipação, bem como o pagamento posterior, e os valores variam de acordo com o contrato que você tiver assinado. 

Qual o número de vagas no P-Fies

As vagas do P-Fies variam em número a cada ano. No primeiro semestre de 2018, primeira vez em que foram postas à disposição dos candidatos, o total foi de 75 mil vagas.

Podem variar também algumas das determinações do edital do MEC. Atenção ao acompanhá-lo.

Quem já está inscrito no ProUni pode solicitar P-Fies?

Se você tem bolsa parcial do ProUni, não há qualquer impedimento para que você peça o P-Fies, que lhe dará todo suporte para quitar a parcela restante da mensalidade. 

Mas fique atento! Para isto você precisa satisfazer as condições de renda familiar e de notas obtidas em alguma das edições do Enem a partir de 2010.  

Quando é que há inscrições no P-Fies

O P-Fies ocorre no primeiro e no segundo semestre de cada ano, em datas que o MEC divulga por edital publicado no Diário Oficial da União, com antecedência de alguns dias. 

O MEC estabelece também os prazos para todas as providências que o candidato terá de tomar, e assim, consideramos  muito importante toda a sua atenção no acompanhamento da publicação.

As datas para 2020 ainda não estão abertas, por isso, fique de olho no site do Fies e do P-Fies para que você não perca o prazo de inscrição. 

Como fazer a inscrição

A inscrição é feita exclusivamente no site do Fies, dentro do prazo que é fixado pelo MEC. Primeiro, é necessário que você se cadastre no site Fies Seleção. Depois, é necessário fazer sua escolha dos cursos a que pretende se candidatar, observando as vagas disponíveis.

Se você for pré-selecionado, terá que ir à CPSA, Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, da faculdade ou universidade da sua vaga. Após isto,  precisa levar todos os documentos pedidos até o banco da sua escolha para contratar o financiamento.   

Como conseguir vaga

Você pode ter sido classificado, mas só vai obter o benefício do P-Fies se pelo menos um banco tiver pré-aprovado seu financiamento. 

A seleção para o P-Fies é muito parecida com a do Fies: disputam a vaga só os candidatos que tiverem feito as mesmas escolhas de local da faculdade, cidade e campus, bem como de turno e de curso.

A classificação, tendo por base a nota do Enem, é automatizada. Você terá mais oportunidade de obter o benefício do P-Fies quanto mais pontos fizer nas provas. Se houver empate, o sistema resolverá levando em conta a maior nota das provas, nessa ordem:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias 

Onde estudar com as notas do Enem?

Existem diversas faculdades que oferecem o Fies e o P-Fies como forma de financiamento para que seus alunos possam seguir no curso superior. Além disso,  se você tentou o Fies e o P-Fies e não conseguiu o financiamento. Não desanime! 

Algumas dessas instituições também oferecem parcerias, convênios e descontos que podem chegar a até 100% do valor da mensalidade. 

Animado para um 2020 de muitas conquistas? Comente abaixo se você vai tentar algum tipo de financiamento estudantil no próximo ano.

Veja também: 

Descubra o que acontece se não pagar o Fies

Posso fazer o Fies com o nome sujo?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin