dcsimg

Veja o que se estuda em Gestão Financeira

Deseja construir uma carreira de sucesso no setor Financeiro? Então saiba agora o que se estuda em Gestão Financeira e veja se o curso corresponde às suas expectativas.

Para desempenhar as demandas das funções do setor financeiro é necessário diversos conhecimentos e habilidades que só o curso superior visa oferecer aos alunos. Para você entender melhor o que será necessário para se tornar um bom profissional, separamos as principais informações sobre o que se estuda em Gestão Financeira.

Esse profissional é responsável pelas finanças de uma companhia. É ele que faz o planejamento financeiro, ou seja, organiza, capta e aplica recursos. Cabe ao gestor financeiro, a tomada de decisões referentes à análise de créditos e dos demonstrativos contábeis, ao controle dos estoques e acompanhamento do faturamento e  fluxo de caixa.

Quando necessário também é sua função analisar o mercado e recomendar alterações nas aplicações, formas de pagamento e demais ações financeiras, a fim de melhorar o desempenho econômico da empresa.

O que se estuda em Gestão Financeira

Ao longo do curso, o aluno se depara com muitas disciplinas que têm cálculo. Serão ministradas aulas sobre Administração, Fundamentos das Finanças, Estatística, Contabilidade, Matemática Financeira, Gestão de Investimento, Mercado de Capitais, Capital de Giro e Formação de Preços. Aulas de Direito Empresarial, Legislação Tributária, Comportamento Organizacional e Ética também compõem a grade do curso.

Algumas universidades podem optar por dar ênfase em algum tema específico, como Gestão Fiscal e Tributária, Gestão de Tributos. Vale ressaltar que o curso é grau tecnológico e tem duração média de 2 anos. Geralmente,  o estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Grade curricular do curso de Gestão Financeira

Veja abaixo a grade curricular do curso e saiba o que se estuda em Gestão Financeira.

Tenha em mente que essa grade pode sofrer algumas alterações dependendo da universidade onde você escolher estudar. Isso acontece, pois algumas faculdades podem decidir acrescentar ou retirar alguma matéria. Portanto, as disciplinas informadas servirão apenas para você ter uma base do que aprenderá quando começar a estudar.

1º semestre

No primeiro semestre, o aluno estudará conceitos básicos de finanças, gastos, receitas, ativos e passivos, valor do dinheiro no tempo e investimentos.

O aluno terá disciplinas que o ajudarão a compreender o ambiente econômico nas decisões empresariais, será apresentado aos principais produtos de investimento e aprenderá sobre conceitos matemáticos nas rotinas financeiras básicas.

  • Educação financeira
  • Contexto econômico
  • Investimento e crédito: estratégia para o futuro
  • Matemática financeira

2º semestre

Nessa etapa  lhe serão apresentados os conceitos que fazem parte do desenvolvimento e controle financeiro.

Você entenderá o conceito de Contabilidade e Variações Patrimoniais e terá disciplinas focadas em Gestão Financeira, na qual você aprenderá, dentre outros temas, Fluxo de Caixa e Sustentabilidade Organizacional. Normas Tributárias e Normas de Planejamento Tributário também serão abordados.

  • Planejamento e orçamento empresarial
  • Contabilidade
  • Finanças corporativas
  • Legislação e planejamento tributário

3º semestre

Você entenderá como analisar o mercado e aprenderá sobre derivativos financeiros, o Sistema Financeiro Nacional, Sistema Nacional de Seguros Privados e Sistema Previdenciário Brasileiro.

  • Derivativos Financeiros
  • Mercado Financeiro
  • Seguros e Previdência
  • Estratégias de Orientação Financeira

4º semestre

No último semestre serão abordados os seguintes assuntos: Processos de Gerenciamento, Formas de Analisar Resultados e Avaliação de Desempenho, Tipos de Financiamento  (curto e longo prazo), Fontes e Origens de Financiamentos, Gestão dos Investimentos e Acordos Comerciais.

  • Controladoria
  • Ética, Regulamentação e Qualidade da Orientação Financeira
  • Gestão de Financiamento
  • Gestão de Portfólio de Investimentos
  • Gestão de Riscos
  • Inclusão e Saúde Financeira

Áreas de atuação do profissional de Gestão Financeira

Esse profissional atua em vários setores da economia, onde é responsável por analisar investimentos, fazer controle financeiro e elaborar orçamentos.

Poderá ocupar cargos de assistente, assessor, consultor e analista. As oportunidades da área financeira e contábil estão espalhadas nas empresas de pequeno, médio e grande porte, bancos, instituições de crédito, corretoras de valores, distribuidoras de valores mobiliários e organizações do terceiro setor. Outra possibilidade de trabalho é atuar como consultor financeiro pessoal.

Mercado de trabalho

Existe uma procura maior no Sudeste, principalmente em São Paulo. No Sul instituições financeiras são as empresas que mais contratam. Já no Centro-Oeste há boas chances desse profissional ser contratado por companhias do agronegócio. No Paraná, Goiás e Minas Gerais fabricantes de automóveis e de autopeças são as melhores opções para o gestor financeiro atuar.

Onde estudar Gestão Financeira

Você já deve ter percebido que esse profissional é muito importante em qualquer tipo de negócio. Além da possibilidade de atuar como consultor financeiro ou em instituições financeiras, todas as demais empresas do país precisam de um gestor financeiro.

Como reflexo desse contexto, há uma busca e oferta muito grande desse curso. Portanto, você não terá dificuldades em encontrar uma faculdade que ofereça o curso de Gestão Financeira.

No momento em que for decidir onde vai estudar, tome o cuidado ao escolher uma universidade que seja reconhecida pelo MEC, certo?! Além disso, leve em conta pontos como fácil acesso e um bom corpo docente.

Também é interessante optar por uma faculdade que participe de programas como ProUni e Fies, tenha programas próprios de bolsas e descontos e que aceite o Enem como forma de ingresso na universidade.

Selecionamos abaixo algumas opções de faculdade que preenchem a todos esse requisitos. Confira!

Viu só como esse profissional é importante e muito requisitado nas empresas? Agora que você sabe o que se estuda em Gestão Financeira já pode decidir se vai ou não iniciar o curso. Comente abaixo  qual foi sua decisão!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin