É possível pagar a faculdade com trabalho voluntário?

Quer fazer um curso superior, mas só está fazendo trabalho voluntário? Então descubra agora se dá para pagar a faculdade dessa forma!

O trabalho voluntário ou voluntariado é um conjunto de ações de interesse de uma comunidade, com o objetivo de trazer serviços relacionados a escolaridade, recreação, cultura, ciências, entre outros.

O voluntariado é uma atividade muito necessitada em diversos ambientes, não necessitando de escolaridade específica para realizar, mas conhecimento prévio no que será proposto. 

Se você faz ou quer fazer um trabalho voluntário, mas também sonha em fazer uma faculdade, veja se é possível pagar um curso superior realizando essa atividade!

É possível pagar a faculdade com trabalho voluntário? 

Sim, é possível pagar a faculdade com o trabalho voluntário!

Projetos como o da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Programa Escola da Família, possibilitam que diversos estudantes consigam bolsas de estudo integrais (100%) em faculdades parceiras. 

Esse projeto não abre inscrições todos os anos e para participar é necessário está devidamente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao programa, não possuir outro benefício que dê descontos ou pague a mensalidade e está em sua primeira graduação.

Essas atividades são voltadas a estudantes da rede pública de ensino, com atividades nos fins de semana, com o objetivo de agregar valores relacionados à responsabilidade social. 

Não são em todas regiões do país que existem projetos como este, que como voluntário você consiga bolsa de 100% na sua graduação, por isso vamos falar agora de cursos com mensalidades mais baixas para você começar a estudar já, sem se preocupar!

Cursos com mensalidades mais baixas 

Uma boa opção para quem deseja fazer voluntariado é procurar cursos com mensalidades mais baixas, onde você pode arcar com os valores mais facilmente. 

As graduações que tem mensalidades baixas costumam ser no formato de licenciatura, que são aqueles cursos que preparam profissionais para atuarem em sala de aula de escolas públicas e privadas. 

Veja alguns exemplos de cursos mais baratos:

  • Letras – Licenciatura
  • História ou Geografia – Licenciatura
  • Física ou Matemática – Licenciatura
  • Pedagogia
  • Ciências Biológicas – Licenciatura
  • Serviço Social
  • História, Geografia, Filosofia ou Ciências Sociais – Bacharelado
  • Comunicação e Marketing – Bacharelado
  • Teologia – Bacharelado
  • Administração ou Ciências Contábeis – Bacharelado

Além dos cursos, também existem instituições reconhecidas pelo MEC, que dispõem de mensalidades baixas, principalmente quando se trata de cursos a distância, que costumam ser bem mais em conta. 

Faculdades com mensalidades mais baixas 

Como explicamos, existem faculdades com mensalidades bem em conta, basta se nortear por aquelas que oferecem cursos a distância. 

Os cursos a distância possuem uma grande vantagem, pois lhe proporciona  mais tempo para realizar uma atividade remunerada por conta própria ou até mesmo poder ser contratado por uma empresa. 

Na graduação a distância, o estudante tem menos desgaste físico, pois não precisa está na instituição todos os dias e ainda economiza muito com transporte e alimentação. 

Para lhe dá uma força, trouxemos uma lista com algumas instituições reconhecidas pelo MEC, com cursos presenciais e a distância, que possuem mensalidades consideradas baixíssimas.

Esse instituições também dispõem de programas de bolsas de estudos, descontos e financiamentos próprios, sem burocracia, para estudantes que não podem arcar com o valor total das mensalidades. Veja:

Veja mais:

Conheça 15 faculdades a distância mais baratas do Brasil 

Conheça as melhores faculdades a distância do Brasil 

Já sabe o curso que vai fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin