dcsimg

É necessário estar matriculado na faculdade para ter o Fies?

Descubra aqui se é preciso estar matriculado na faculdade para participar do FIES e veja todas as informações sobre o programa.

O Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, é um programa do governo federal que permite financiar as mensalidades de uma faculdade particular para começar a quitar o empréstimo somente depois da formatura.

Mas, quem pode participar do FIES? É preciso pagar algum valor durante o curso? Só quem já está matriculado na faculdade pode pedir um financiamento?

Veja as respostas para essas e outras dúvidas bastante rotineiras de quem deseja ingressar no ensino superior!

Para se inscrever no FIES é preciso estar matriculado na faculdade?

Nem sempre é necessário estar matriculado na faculdade para se inscrever no FIES. Porém, é preciso cumprir os seguintes requisitos para participar do programa:

  • Ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 com média aritmética das provas objetivas igual ou maior que 450 pontos e nota acima de zero na Redação.
  • Possuir renda familiar mensal por pessoa de até 3 salários mínimos, para concorrer às modalidades de financiamento FIES e P-Fies.
  • Ter renda familiar mensal por pessoa entre 3 e 5 salários mínimos, caso queira concorrer somente à modalidade P-Fies.

Modalidades de financiamento

Atualmente, o FIES oferece dois tipos de financiamentos: 

FIES

Destinada a estudantes com renda per capita familiar mensal de até 3 salários mínimos, oferece financiamento a juros zero. Depois de formado, o participante começa a pagar as prestações, cujo valor é definido de acordo com seu limite de renda.

P-Fies

Destinada a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. O percentual de juros e demais condições de financiamento são definidas diretamente entre estudante, a instituição credora (banco) e a faculdade.

Quem tem o FIES precisa pagar algum valor durante o curso?

Sim. Mensalmente, é preciso pagar o valor correspondente à parcela não financiada dos encargos educacionais. O pagamento é feito diretamente no banco.

Como se inscrever no FIES

As inscrições para o programa são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do Novo FIES.

Geralmente, o programa tem duas edições ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

As inscrições para o FIES do primeiro semestre costumam abrir no início de fevereiro e as do segundo semestre em julho.

Quais faculdades participam do FIES?

As instituições participantes variam a cada edição do programa. De qualquer modo, somente faculdades com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) podem participar.

Além do mais, só é possível financiar as mensalidades de cursos presenciais pelo FIES.

Alternativa ao FIES

Quem não tem condições de arcar com os custos de uma faculdade particular também pode recorrer a facilidades oferecidas pelas próprias instituições de ensino, como bolsas de estudos e descontos.

Algumas faculdades oferecem bolsas de até 100% para os estudantes que optam por utilizar a nota do Enem em seus processos seletivos. Nesse caso, o candidato fica dispensado de fazer a prova do vestibular, por isso o processo é chamado de ingresso direto.

Como esse tipo de bolsa é concedido diretamente pela faculdade, não é preciso enfrentar burocracia. Logo, as bolsas de estudos também são válidas para cursos a distância.

Existem ainda os programas de descontos, que podem ser concedidos em função de convênios com empresas e instituições, pela pontualidade no pagamento ou sob outras condições.

Onde estudar com ou sem FIES

Conheça a seguir 4 faculdades reconhecidas pelo MEC que costumam participar do FIES e também possuem programas próprios de bolsas de estudos e descontos. Clique nos links abaixo para mais informações:

Veja também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Conheça os cursos de Medicina mais baratos do Brasil

Depois de tirar suas dúvidas sobre o FIES, conte para a gente nos comentários: qual faculdade você quer fazer?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin