dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos na Pitágoras

Está querendo estudar na Pitágoras mas acha que não vai poder bancar as mensalidades? Veja aqui as alternativas!

A Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) está entre as mais reconhecidas instituições de ensino superior privado de Minas Gerais. Pertence ao Grupo Kroton, um dos maiores do Brasil.

A Pitágoras tem cursos para todos os gostos e estilos, em todas as áreas do conhecimento e nas modalidades presencial e a distância. Comparando com outras faculdades desse nível, as mensalidades não são caras. Mas, ainda assim, você pode pagar menos!

Além das oportunidades de bolsas de estudo, há também planos de financiamentos e descontos: tudo para que você não desista de seu sonho de conseguir um diploma superior pela Pitágoras.

Conheça agora mesmo todas as possibilidades de bolsas, descontos e financiamentos que a Pitágoras oferece!

Bolsas de estudos da Pitágoras

Confira as opções de bolsas e descontos na Pitágoras:

Bolsa Melhores Colocados

Esse programa de bolsas beneficia os bons estudantes. Quem se sai bem no vestibular das graduações presenciais vai poder fazer o curso inteiro na Pitágoras pagando menos ou inclusive nada.

O primeiro colocado no vestibular ganha automaticamente uma bolsa de estudos integral, de 100%. O segundo fica com 50% de desconto. Em caso de empate, leva a bolsa quem tiver nota mais alta na redação.

A Bolsa Melhores Colocados não é valida para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. Pode haver alteração nas regras conforme o semestre, por isso o ideal é se informar diretamente com a Pitágoras na época em que for prestar o vestibular.

Bolsa para ex-alunos

Essa oferta também é valida somente para as graduações presenciais, menos a de Medicina. Está voltada para ex-alunos da Pitágoras que querem voltar a estudar na instituição.

O sistema de descontos pode variar conforme o curso, o turno de estudos (manhã, tarde ou noite) e a unidade. Para cada caso, há um tipo de contrato específico. A disponibilidade estará sujeita também ao número de vagas e à formação de turmas.

O benefício começa a contar a partir da segunda mensalidade e se estende até a conclusão do curso.

Convênio com empresas

Essa é uma vantagem para quem trabalha ou é familiar de trabalhador de alguma empresa parceira da Pitágoras. A relação de conveniados é grande e inclui associações, sindicatos e empresas dos mais variados setores.

Como a lista pode sofrer alterações a cada semestre, o melhor é consultar diretamente a faculdade para obter informação atualizada. O percentual do desconto varia conforme o acordo que a Pitágoras tem com cada instituição.

ProUni

Deixamos por último o Programa Universidade para Todos (ProUni), um dos maiores distribuidores de bolsas de estudo de todo o Brasil.

A Pitágoras aderiu a essa iniciativa do governo federal e dá a oportunidade ao aluno de estudar em cursos presenciais e a distância com bolsas parciais e integrais.

Como o objetivo do programa é apoiar pessoas de menor renda, só pode participar do processo seletivo do ProUni quem se enquadra no requisito socioeconômico.

Outro ponto obrigatório é ter prestado o Enem mais recente, com nota acima de zero na redação e pelo menos 450 pontos na média geral das provas.

A inscrição pode ser feita a partir do link que a Pitágoras disponibiliza em seu próprio site.

Financiamentos da Pitágoras

Caso não consiga uma bolsa, outra boa oportunidade de estudar com qualidade sem estourar o orçamento pode ser financiar as mensalidades.

A diferença em relação às bolsas é que, com o financiamento, o aluno adquire uma dívida que deverá ser quitada mais adiante. Mesmo assim, durante o curso, você paga muito menos e pode fazer a faculdade concentrado somente nos estudos, sem se preocupar tanto com as finanças.

Além do mais, nos programas de financiamento da Pitágoras, o pagamento da dívida só começa depois da formatura, o prazo é longo e os juros são baixos, podendo chegar a zero em muitos casos. Vamos ver rapidamente duas possibilidades que a faculdade oferece:

Parcelamento Estudantil Provado (PEP)

O PEP é um programa oferecido por muitas instituições do Grupo Kroton no Brasil. Pode arcar com até 70% das mensalidades no período em que o aluno está cursando a faculdade.

Vale para os cursos presenciais (menos Medicina) e se estende até o fim da graduação.

Uma das grandes vantagens do PEP é a simplicidade. O processo pode ser feito diretamente na Pitágoras, não há necessidade de ter conta em banco e não é preciso ter prestado o Enem. Além disso, não há juros no pagamento da dívida – é aplicada somente a correção monetária.

Há mais de uma modalidade de PEP, que será usada segundo o perfil do estudante. Para participar, é preciso se inscrever no vestibular normal, ser aprovado e, no momento da matrícula, manifestar o interesse em utilizar o financiamento. A partir daí, os atendentes da Pitágoras informarão os próximos passos.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos mais conhecidos programas de financiamento universitário do Brasil. Trata-se de uma iniciativa do governo federal voltada a os estudantes de baixa renda. Por isso, para concorrer ao benefício é preciso se encaixar no perfil socioeconômico exigido pelo programa.

O pagamento da dívida só começa depois da formatura e os juros são abaixo do mercado, podendo chegar a zero, dependendo do caso.

Os candidatos ao FIES são selecionados a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média geral das provas, sem ter zerado a redação.

A inscrição é feita no site oficial do programa. Na página da Pitágoras há um link que leva você diretamente até lá.

Como obter mais informações sobre a Pitágoras e suas bolsas de estudo?

Para saber mais sobre as bolsas de estudos e financiamentos da Pitágoras, acesse o site.

Veja também:

Vestibular Pitágoras: como se inscrever e passar no exame

Gostou das opções de bolsas de estudo da Pitágoras? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin