dcsimg

Entenda o que é a pré seleção do FIES e saiba como funciona

Quer saber melhor como funciona a pré-seleção do FIES e como participar? Este texto é para você!

Desde o ano 2001, quando foi criado, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) já beneficiou milhares de brasileiros que sonhavam em ter um diploma de curso superior mas não tinham condições de ingressar em uma universidade pública ou de arcar com os custos de uma faculdade particular.

Graças a esse programa, diversas pessoas puderam melhorar de vida e conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Desde o seu surgimento até o momento atual, esse projeto estudantil passou por algumas mudanças, tendo recebido agora o nome de Novo Fies. Uma dessas alterações diz respeito à pré-seleção.

Neste texto, vamos falar como a pré-seleção funciona e daremos outros detalhes sobre o Fies.

O que é Fies?

Para que você entenda com clareza, vamos simplificar os termos. O Fies é um programa do Governo Federal, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo auxiliar financeiramente pessoas que queiram fazer uma faculdade particular.

Esse auxílio financeiro funciona da seguinte maneira: o governo se propõe a “emprestar” o dinheiro das mensalidades para o aluno, que só precisará pagar esses valores após se formar, quando provavelmente estará empregado e com renda. Esse empréstimo gera alguns juros, mas que são bem mais baixos.

Podemos dizer que, até o ano de 2015, era muito mais fácil para qualquer pessoa conseguir o Fies, porque não era exigido que o aluno e sua família tivessem uma renda muito baixa. No entanto, com a crise, as regras mudaram.

No Novo Fies, há diferentes modalidades de financiamento, que podem permitir até mesmo juros zero para pessoas que têm menor renda. Ou seja, nesse formato atual, o programa busca beneficiar principalmente os estudantes que têm uma condição financeira mais difícil.

Quem pode tentar o Fies?

Para que você possa ser beneficiário do Fies, precisa atender a algumas exigências. Essas exigências são estabelecidas para tentar selecionar os estudantes que mais precisam de auxílio do governo para fazer um curso de ensino superior.

Atualmente existem duas modalidades, com as seguintes exigências:

  • Modalidade Fies: o estudante deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
  • Modalidade  P–Fies: o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de três a cinco salários mínimos.

O que é e como funciona a pré-seleção do Fies?

A pré-seleção do Fies é uma fase intermediária da seleção do programa. Veja a sequência das etapas de inscrição para compreender melhor:

  • O aluno se inscreve para tentar ser beneficiado pelo Fies
  • O MEC divulga o resultado da seleção: indica os pré-selecionados
  • Os pré-selecionados completam sua inscrição no SisFies
  • Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante valida as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição

Assim, o que acontece é que, quando um aluno é pré-selecionado pelo Fies, ele ainda precisa cumprir algumas etapas, complementando a inscrição com outros detalhes que são solicitados pelo MEC. Só depois disso é que o aluno recebe o resultado definitivo.

Como participar da pré-seleção do Fies?

Como explicado no tópico anterior, você só poderá participar da pré-seleção do Fies se realizou a primeira inscrição e foi selecionado na primeira etapa.

Se seu nome não está entre os pré-selecionados, infelizmente a sua inscrição foi negada, provavelmente porque você não atendeu aos critérios exigidos.

Boas faculdades em que você pode estudar pelo Fies

Aqui listamos faculdades particulares que têm parceria com o MEC e oferecem Fies. Além dessa vantagem, destacamos que as instituições de ensino que apresentamos abaixo foram selecionadas por possuírem cursos com boas avaliações e se destacam pela qualidade do ensino.

Inclusive, essas faculdades são uma boa opção mesmo se você não se enquadra nos critérios do Fies, pois possuem outras linhas de financiamento próprias, além da possibilidade de descontos, bolsas e até mesmo o ProUni. Para saber mais, basta clicar no link.


Veja também:

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos ainda este ano

Entenda se dá para fazer ProUni e FIES ao mesmo tempo

Conseguiu entender direitinho como funciona a pré-seleção do Fies? Já sabe qual curso vai tentar e em qual faculdade quer estudar? Compartilhe seus planos com a gente deixando um comentário abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin