dcsimg

Conheça todas as datas do Prouni 2020.2

Quer participar do ProUni 2020.2? Então fique atento às datas e veja como se inscrever! 

O ProUni (Programa Universidade para Todos) disponibiliza bolsas de estudo, parciais e integrais, para estudantes que desejam ingressar em um curso superior, presencial ou a distância. 

Este processo seletivo acontece duas vezes ao ano e costuma ser bem concorrido, pois é uma das principais formas de utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade.

Veja agora como e quando se inscrever no ProUni 2020.2!

Datas do ProUni 2020.2

Se você quer realizar o ProUni no segundo semestre de 2020, veja as principais datas deste processo seletivo e não perca nenhum prazo:

  • Inscrições: início de junho. 
  • Resultado: segunda semana de junho. 
  • Matrícula: final de junho (mais ou menos uma semana para a matrícula).
  • Segunda chamada: início de julho 
  • Matrícula da segunda chamada: mais ou menos cinco dias para a matrícula). 
  • Lista de espera: segunda semana de julho (apenas dois dias).  
  • Divulgação da lista de espera: segunda semana de julho.

Os dias exatos do ProUni 2020.2 ainda serão divulgados pelo MEC. 

Como se inscrever no ProUni 2020.2? 

O primeiro passo para se inscrever no ProUni 2020.2 é ter o número da sua inscrição do Enem, pois é necessário ter realizado o último exame, ter obtido no mínimo 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. 

Lembrando que quanto maior a nota, mais são as chances de conseguir a sua bolsa.

Para se inscrever, também é necessário cumprir uma das exigências abaixo: 

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso, não há necessidade de comprovar renda mínima).

Além das regras acima, antes de escolher o tipo de bolsa que deseja concorrer, você deve saber qual delas pode melhor te atender, de acordo com as exigências. 

Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo três salários mínimos por pessoa. Já para as bolsas integrais (100%), a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. 

Se você cumpre todas as exigências para se inscrever no ProUni 2020.2, agora é só seguir o passo a passo que separamos para você:

  1. Acesse o site do ProUni.
  2. Clique em “Fazer a inscrição”.
  3. Digite o número de inscrição e senha da edição do Enem mais recente.
  4. Siga as orientações de cada tela, preenchendo as informações solicitadas.
  5. Verifique as informações preenchidas e confirme inscrição.

Você pode mudar as opções de curso a qualquer momento, durante as inscrições, mas sempre indicamos que você não faça isso com tanta frequência, pois o site sempre é muito acessado e pode ocorrer algum erro durante a alteração. 

O que fazer se não conseguir uma bolsa pelo ProUni 2020.2?

Se você não conseguir uma bolsa no ProUni 2020.2 não se preocupe, existem outras formas de você ingressar em uma faculdade com a nota do Enem. 

Uma das opções é se inscrever no FIES (Financiamento Estudantil) e tentar conseguir uma vaga para financiar todo o seu curso superior (apenas para cursos presenciais). 

Assim como o ProUni, o FIES possui um processo seletivo, e, para participar, o candidato precisa ter feito o Enem, obtido no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação. Além de precisar comprovar renda, de acordo com o tipo de financiamento selecionado.

Quanto mais alta for a sua nota no Enem, maiores são as chances de você conseguir uma vaga no FIES. 

Outra opção é entrar em uma faculdade por meio do ingresso direto pelo Enem. Dessa forma, o candidato não precisa realizar vestibular, participar de processo seletivo nem ter obtido nota mínima no Enem. 

O ingresso direto aceita a sua nota de qualquer edição do Enem, desde 2010, e libera o resultado para o estudante em até 48 horas.  

Para se inscrever, é só acessar o site de uma instituição que possui essa forma de ingresso, preencher todas as informações necessárias e aguardar o resultado.

A maioria das instituições que tem o ingresso direto possui programas próprios de bolsa de estudos, descontos e financiamentos, sem burocracia e comprovação de renda. 

Confira algumas instituições, reconhecidas pelo MEC, que, além de participarem do FIES, também possuem o ingresso direto pelo Enem: 

Veja mais:

Os 10 cursos menos procurados do ProUni
Os 10 cursos mais procurados do Sisu e ProUni

A qual tipo de bolsa você vai concorrer? E o curso? Conte para a gente aqui nos comentários! 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin