Saiba quando começa a inscrição do Enem 2021

Veja quando começa a inscrição do Enem 2021 e não corra o risco de perder as datas e não conseguir fazer essa prova neste ano!

Afinal, quando começa a inscrição do Enem 2021? O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada anualmente com o objetivo de medir os conhecimentos adquiridos durante o ensino médio – como o próprio nome diz.

Portanto, ao realizar esse teste, você pode esperar questões referentes às disciplinas que aprendeu entre o primeiro e o terceiro ano do ensino médio, além de uma provinha de redação com até 30 linhas.

Esta prova possibilita que os alunos recém-formados no ensino médio comecem uma nova etapa em suas vidas, escolhendo excelentes instituições de ensino, públicas ou privadas, em busca do tão sonhado diploma de curso superior. Por isso, é importante estar atento e saber quando começa a inscrição do Enem 2021!

Quando começa a inscrição do Enem 2021?

Neste ano, a inscrição do Enem 2021 tem início no dia 30 de junho e vai até dia 14 de julho. Ou seja, existe um prazo de mais ou menos duas semanas para que você entre no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova, e faça sua inscrição.

Para se inscrever para a prova, é necessário preencher um formulário dando detalhes sobre você, sua vida escolar e sua realidade socioeconômica. É importantíssimo fazer um alerta: seja totalmente sincero ao preencher este formulário, afinal, divergências podem impossibilitar que você assuma uma boa vaga em cursos superiores.

Veja o que é preciso responder para fazer a inscrição do Enem 2021:

  1.   Acesse a página oficial do participante do Enem 2021 (enem.inep.gov.br/participante) durante o período de inscrição estipulado no edital;
  2.   Na página do participante, resolva o desafio da imagem;
  3.   Informe o número do seu CPF;
  4.   Digite a data do seu nascimento;
  5.   Clique em Iniciar inscrição;
  6.   Informe o nome completo do seu pai. Se não quiser adicionar este dado, marque a caixinha “Não quero declarar”;
  7.   Preencha os dados pessoais solicitados (sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade);
  8.   Informe o estado e a cidade onde você nasceu;
  9.   Digite o número do seu RG, o estado onde o documento foi emitido e o órgão expedidor;
  10. Digite o CEP do local onde você mora;
  11. Complemente as informações do seu endereço residencial;
  12. Informe se necessita de atendimento específico ou especializado e os recursos que precisará para os dias de provas. Preencha todos os dados solicitados pelo sistema e envie os documentos comprobatórios da sua necessidade;
  13. Escolha o idioma para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  14. Informe sua atual situação do ensino médio, qual tipo de escola frequentou e qual tipo de ensino (Regular, Educação Especial ou Educação de Jovens e Adultos);
  15. Responda honestamente às perguntas do questionário socioeconômico;
  16. Informe seus dados de contato (telefone fixo, celular e e-mail);
  17. Escolha entre o Enem Digital e o Enem Impresso e indique a cidade onde você irá realizar a prova;
  18. Envie uma foto atual e nítida (esta etapa é obrigatória);
  19. Revise todos os dados cadastrados e confirme sua inscrição;
  20. Em seguida, caso não tenha direito à isenção da taxa de inscrição, abra o arquivo do boleto e imprima-o para pagá-lo dentro do prazo.

Neste ano, existirá a possibilidade de realizar a prova do Enem virtualmente ou de maneira presencial, no papel, nos dias 21 e 28 de novembro. As provas serão iguais, com o mesmo conteúdo, e aplicadas na mesma data.

Com a inscrição feita, agora é a hora de pagar o boleto gerado para aplicação e validação da inscrição do Enem 2021, no valor de 85 reais.

Como pagar a inscrição do Enem 2021?

Após realizar sua inscrição, chega o momento de torná-la válida. Ou seja, é necessário que você efetue o pagamento do boleto dentro do prazo estipulado. Para pagar a taxa de prova é bem simples! Basta imprimir o boleto e levá-lo até a agência bancária em que você é correntista ou em casas lotéricas.

Se você é familiarizado com aplicativos de banco, os quais conhecemos como internet banking, basta acessar sua conta e efetuar pagamento a partir do código de barras presente no boleto.

Agora, caso você se encaixe nos critérios necessários para pedir isenção da taxa de prova, ou seja, para fazer o Enem 2021 de graça, é preciso ver um passo a passo diferente. Vem ver!

Quando começa a inscrição do Enem 2021 de graça?

Os candidatos que conseguiram a isenção do Enem 2021 precisam se inscrever no mesmo período de inscrições estipulado pelo Inep para todos os estudantes, entre o dia 30 de junho até 14 de julho.

Alguns alunos não têm condições financeiras de realizar o pagamento da taxa necessária para realização da prova do Enem 2021. Mas a gente espera que isso não seja motivo para que você desista de correr atrás do sonho de cursar uma faculdade!

Afinal, é possível pedir o que chamamos de isenção de taxa. Ou seja, se sua realidade (especialmente financeira) corresponde a alguns critérios, é totalmente possível pedir para que não exista taxa de inscrição para a prova.

Entretanto, assim como te alertamos um pouquinho mais pra cima neste mesmo texto, e primordial que você seja sincero nestes critérios. Afinal, se houver algum tipo de divergência no seu cadastro, você pode ter problemas futuros com a prova. E aí, vamos ver quais são os requisitos necessários para a isenção de taxa?

Se você se encaixa em dos perfis abaixo, tem direito à isenção na taxa do Enem:

  1.   Ser um estudante, em 2021, que cursa a última série do ensino médio em uma escola pública declarada ao Censo da Educação Básica;
  2.   Ter feito todo o ensino médio em escola pública e ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  3.   Ter realizado o ensino médio completo em uma escola privada como bolsista integral e ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  4.   Estar inscrito no CadÚnico e declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda.

Como o Enem 2021 pode me ajudar a entrar na faculdade?

O Enem é uma prova que mede os conhecimentos adquiridos no ensino médio. Com base neste exame, é possível entrar em faculdades e cursar o ensino superior.

Ou seja, dependendo da sua nota, é possível entrar em universidades públicas (como federais e estaduais) e fazer uma graduação inteirinha sem custos com mensalidade, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Além disso, caso você queira fazer sua faculdade em uma instituição de ensino particular, é possível entrar em uma graduação em instituições privadas – aquelas que exigem pagamento de mensalidade – entretanto, o Enem possibilita que você pague a taxa de forma parcial, com bolsas de 50% a 100% no programa PROUNI (Programa Universidade Para Todos).

Se as duas possibilidades acima não forem possíveis, isso ainda não é motivo para desistir de fazer faculdade. Afinal, ainda existe o FIES (Financiamento Estudantil). Dessa forma, é possível fazer o curso todo sem pagar mensalidades, entretanto, é feito um parcelamento do valor total do curso, que pode ser pago após a conclusão dos estudos.

Ademais, existe a possibilidade de entrar em universidades particulares com ensino presencial ou a distância por meio da sua nota do Enem 2021! Dá só uma olhadinha em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e que fornecem diploma válido em todo o país:

Bom, temos aqui as opções que oferecem cursos em modalidade EAD (educação a distância)

E também aquelas instituições de ensino que oferecem cursos de forma presencial, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

E então, já sabe como vai usar a nota obtida após a realização da prova feita com base na inscrição do Enem 2021? Conta aqui pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!